Como é trabalhar na ArcelorMittal Brasil?

ArcelorMittal é uma boa empresa para se trabalhar.

Especialista de Processo

São Francisco do Sul, SC

Prós: É uma empresa que incentiva o desenvolvimento do funcionário, tanto com treinamentos quanto incentivo ao retorno à universidade. Além disso, como o custo com mão-de-obra é relativamente baixo, demissões são incomuns, o que transmite aos funcionários uma boa sensação de estabilidade e segurança. E isso é um dos fatores que contribui positivamente para o clima organizacional, que é extremamente saudável e harmonioso.

Contras: Sinceramente é difícil enumerar pontos negativos quando comparamos a empresa com a realidade de boa parte do mercado. A política de remuneração deveria funcionar na prática da forma que está escrita. Infelizmente são inúmeros os casos de distorções absurdas.
    Além disso, como é priorizada a carreira em Y, o plano de carreira é bastante estático, com poucas ou nenhuma mudança (não há job rotation) ou promoções. A tendência é sempre a especialização extrema num determinado processo ou campo de atuação.

Uma rica experiencia

Prós: Através de sua presença geográfica, a ArcelorMittal possui um banco de vagas internacional.
    Empresa estável, com possibilidade de crescimento (é preciso entender que na siderurgia o crescimento é mais lento do que em outros negócios).
    Existe um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, mas isso depende também da área de atuação (mais restrito nas usinas de produção).
    Remuneração na média do mercado. A empresa investe em treinamentos para os funcionários chave.

Contras: O sistema de avaliação de desempenho necessita de um amadurecimento. Alguns departamentos fazem uma boa gestão do desempenho, mas em geral é preciso valorizar mais os resultados (meritocracia).
    A gestão global dos recursos humanos não é uma realidade (devido ao tamanho da empresa e ao numero de funcionários).

Conselhos para presidência: Trabalhar na retenção de talentos

Decepcionante

Analista Sênior

Prós: Bom salário e benefícios, a empresa possui um pool de benefícios que podem ser agradáveis.

Contras: Um ambiente extremamente estressantes, com chefes e não líderes. Uma multinacional com gestão de microempresa familiar. Os chefes fazem questão de tratar mal os funcionários, o clima é de tensão o tempo inteiro, uma empresa onde se tem medo de ter ideias e compartilhá-las. Invariavelmente o colaborador é recrutado para uma posição (geralmente estratégica) e logo ao entrar vai trabalhar em algo que não tem NADA a ver com sua formação e habilidades.

A realização de um sonho...de toda uma família.

Inspetor de Qualidade

João Monlevade, MG

Prós: o plano de saúde é bom. O salário é o melhor na região.

Contras: Oportunidades de crescimento em outras funções. Cursos e treinamentos para aprimorar o conhecimento em relação ao processo.

Conselhos para presidência: Avaliar formação dos funcionários e dar oportunidade de executar atividades em sua área de formação.

Lugar bom pra aprender

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Muito aprendizado, gente disposta a ensinar e os colegas de trabalho eram muito amigáveis e solícitos. Estagiário era tratado com seriedade, como se fosse cargo efetivo.

Contras: Não gostava da falta de flexibilidade de horários. O horário de almoço era de 1h e meia e não havia possibilidade de negociar isto, o que significava que eu passava pelo menos 7h e meia lá. Além disso, era praticamente impossível pedir um dia de folga, muito chato!

abrangente

Estagiário de Engenharia

João Monlevade, MG

Prós: A união do colegas de equipe. Respeito entre todos, paciência dos mais experientes com os mais novos.

Contras: O exesso de rotina. trabalho muito monótono e a dificuldade de promover mudanças.

Conselhos para presidência: Melhorar o RH da empresa. Principalmete o RH das unidades. vejo muita gente com 25 anos de casa que na hora que poderia ter a oportunidade de subir na carreira é ofuscado por uma contratação de um terceiro. Gerando muita frustração naqueles que sempre almejaram uma responsabilidade maior e não terão mais outra oportunidade.

Positiva.

Estagiário Superior

João Monlevade, MG

Prós: A empresa oferece aos estagiários muitas oportunidades para pôr em prática os conceitos aprendidos em sala de aula, permitindo assim um grande crescimento profissional.

Contras: Não é possibilitado ao estagiário a possibilidade de realização de um job rotation com intuito de possibilitar a ele a possibilidade de aprender sobre outras áreas alem da que ele atua.

Empresa boa, mas com indicações.

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2016

João Monlevade, MG

Prós: Possibilidade de aprendizado, áreas bem diversificadas e estabilidade. O pessoal com quem eu trabalhava sempre foi muito solicito e me ajudou a solucionar as dúvidas que eu possuía.

Contras: Na empresa percebi que muitas pessoas não estavam satisfeitas com a possibilidade de crescimento na carreira, além disso muitos acreditavam que deveriam sair da empresa e procurar algo melhor. Também percebi que alguns cargos só eram obtidos através de indicação.

Prós: Ambiente, remunerações e aprendizado. Grande liberdade para desenvolvimento das habilidades, oportunidade de crescimento e de mobilidade pelo país e pelo mundo.

Contras: Alto volume de demanda em certos momentos. Alguma independência de alguns setores. Uma cultura enraizada na qual há muita dificuldade de mudança.

Ótima empresa

Prós: Integração entre funcionários, vários benefícios como Ingressos para shows, jogos. Academia de negócios, muitas palestras educativas profissionalmente.

Contras: Muita burocracia, falta de integração entre todos os setores. Como é uma empresa multinacional a burocracia atrapalha na produtividade das áreas.

ArcelorMittal Brasil

Descrição:A ArcelorMittal é uma siderúrgica mundial presente em mais de 60 países da África, Ásia, Europa e Américas. Com mais de 260 mil colaboradores, é a principal produtora de aço do mundo, e atua nos campos da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação tecnológica. Conta com plantas industriais instaladas em mais de 20 países, responsáveis pela fabricação de aproximadamente 6% de toda a produção mundial de aço bruto. No Brasil, sua capacidade de produção alcança 13 milhões de toneladas de aço bruto por ano. Outras áreas de atuação são mineração, geração de energia para uso próprio, produção de biorredutor renovável, serviços,
tecnologia da informação e responsabilidade social.