Como é trabalhar na Arca Solutions?

Boa pra começar, não pra fazer carreira

Ex-funcionário, saiu em 2011

Bauru, SP

Prós: Contato com outras culturas, e aprimoramento do inglês.

Contras: Gestão estratégica inexistente, comando e controle é o modo como as decisões são tomadas e impostas.

Conselhos para presidência: O grande potencial de uma empresa são seus colaboradores, valorize-os.

Diretora de RH da Arca Solutions respondeu:

Agradecemos a sua opinião. Nos sentimos orgulhosos em poder proporcionar o contato com outras culturas e o aprimoramento do inglês aos nossos colaboradores. Estamos constantemente trabalhando para melhorar nossos processos internos e estratégias e muito já aconteceu desde 2011. Adotamos uma forma de trabalho bastante colaborativa, aberta para a comunicação, a troca de opiniões, recebimentos de sugestões e não reconhecemos o comando e controle “chefe/subordinado” como parte de nossa cultura.

Ganhei experiencia, gastrite e sindrome do panico

Gerente de Projetos (GP)Ex-funcionário, saiu em 2009

Bauru, SP

Prós: Aprendizado e contato com clientes internacionais.

Contras: Metodologia inexistente, gestāo (principalmente os diretores) muito ruim e despreparada, equipe totalmente desmotivada, ambiente de trabalho sob pressão, metas inalcancaveis, meritocracia baseada em "quem eh mais amigo do dono", planejamento inexistente (foco muda a cada instante), nao existe a preocupacao com pessoas (o que importa sao os dolares).

Diretora de RH da Arca Solutions respondeu:

Agradecemos a sua opinião. Ficamos felizes em ouvir o reconhecimento de que houve um ganho de aprendizado profissional. Infelizmente cometemos no passado um erro ao promovermos internamente profissionais sem considerarmos a idade, tempo de empresa e experiência na função, o que resultou em diversos problemas para a empresa. Muitos anos já se passaram desde a saída deste profissional e hoje trabalhamos com várias metodologias, melhoramos a gestão ao contratarmos profissionais preparados para as funções, e disponibilizamos treinamentos de acordo com as necessidades. Possuímos um ambiente de trabalho bastante elogiado e considerado um dos nossos pontos fortes por todos. Não reconhecemos a meritocracia de amizade como parte da nossa cultura e temos mecanismos de avaliações objetivas que nos auxiliam neste quesito. Sabemos que nossos colaboradores são a nossa empresa e por isto continuamos a pensar e a fazer melhorias no RH para que cada vez mais tenhamos pessoas mais felizes e realizadas. Em todos os anos de empresa nunca houve afastamentos de colaboradores relacionados a doenças emocionais por motivos profissionais.

Cliente em primeiro lugar, funcionário vem depois.

Ex-funcionárioEx-funcionário, saiu em 2018

Bauru, SP

Prós: Ambiente descontraído, horário flexível, contato diário e forte com o idioma inglês, contato com clientes localizados em todas as partes do mundo, pacote de benefícios razoável.

Contras: Produto defasado (sites de diretório) e extremamente instável. Querem cortar gastos com tudo e não olham para o problema principal: produto que não funciona. Equipe de produtos não corrige os erros de versões anteriores (e não são cobrados para tal), fazendo com que os clientes se frustrem rápido e percam a confiança. Cobrança desigual entre os times. Cultura de 'cliente em primeiro lugar e funcionário em segundo'. Não pagam horas extras em dia.

Conselhos para presidência: Cuidem dos seus funcionários que eles cuidarão dos seus clientes. Menos foco em vendas, mais foco no produto ruim.

É um bom lugar para iniciar a carreira, mas saiba a hora de pular fora

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2017

Bauru, SP

Prós: O ambiente é descontraído, o horário é flexível. O código é bem escrito, então da para aprender como fazer um código decente. Se é necessário que o funcionário aprenda uma nova tecnologia, eles dão espaço (quando possível) para isso. Com a exigência de inglês e o contato com clientes de outros países, quase todo ano 1 ou 2 funcionários deixam a empresa para trabalhar em outro país.

Contras: Na há investimento no setor de TI da empresa (toda a empresa é o setor de TI): salários baixo, computadores antigos (2 GB de ram, Core 2 Duo). Funcionários são chamados para trabalhar em outras empresas da região e, ao invés da Arca tentar negociar dando uma contra-proposta, ela simplesmente deixa eles irem. Sempre fazem internamente uma propaganda de que haverá um plano de carreira, mas é lenda. Recomendo a empresa para quem está começando. Quem já tem uma carreira, há empresas melhores.

Fraco

GerenteEx-funcionário, saiu em 2013

Bauru, SP

Prós: Horário flexível, ambiente amigável entre os colegas.

Contras: Acúmulo de funções, falta de planejamento, falta de plano de carreira, condição de PLR absurda.

Diretora de RH da Arca Solutions respondeu:

Agradecemos a sua opinião. A Arca é uma empresa que realmente preza pelo bom ambiente de trabalho. O acumulo de função pode ter ocorrido de forma momentânea e devido à falta de planejamento na própria equipe, pois não adotamos isto como uma prática na empresa. Atualmente possuímos plano de carreira e estamos trabalhando para melhorá-lo. Temos consciência da importância deste mecanismo para o sucesso profissional de nossos colaboradores. Estamos também trabalhando para simplificar a nossa PLR.

Empresa com potencial, mas indo na direção oposta.

Web DeveloperEx-funcionário, saiu em 2012

Bauru, SP

Prós: A empresa tem um bom potencial, e não sabe explorar isso. Ajuda a aprimorar o inglês.

Contras: Não tem plano de carreira, não paga um valor justo, não se esforça para manter os bons profissionais. A questão de mérito pela amizade ou proximidade é um fator desmotivante.

Diretora de RH da Arca Solutions respondeu:

Agradecemos a sua opinião. Acreditamos que temos muito potencial em continuar proporcionando ótimas oportunidades de trabalho e crescimento profissional aos nossos colaboradores. Atualmente possuímos plano de carreira, estamos entre as empresas com melhores salários e benefícios na região e utilizamos avaliações de desempenho para que possamos reconhecer e recompensar os bons profissionais. Não reconhecemos o mérito pela amizade ou proximidade na empresa e por isto temos mecanismos de avaliação de desempenho.

Estresse puro

Gerente de Projetos (GP)Ex-funcionário, saiu em 2010

Bauru, SP

Prós: Conato com clientes do mundo todo. Ampla equipe especializada.

Contras: Salários abaixo do mercado, gerência visando somente Dinheiro, falsa sensação de que o funcionário pode sugerir mudanças. O estresse gerado no ambiente de trabalho desgasta muito os profissionais.

Conselhos para presidência: Focar mais nos funcionário que o retorno financeiro vem como consequência.

Diretora de RH da Arca Solutions respondeu:

Agradecemos a sua opinião. Temos orgulho em possuir uma equipe altamente especializada e qualificada. No momento estamos entre as empresas com melhores salários da região e trabalhamos de forma bastante flexível e aberta à comunicação onde os colaboradores tem total liberdade para sugerir melhorias. Continuamos nosso trabalho de melhorias em gestão de projetos, o que faz com que desgastes, caso aconteçam, sejam rapidamente solucionados com ações do RH. Muitas melhorias já foram feitas desde 2010.

Legal para aprimorar e praticar inglês

Web DeveloperEx-funcionário, saiu em 2010

Bauru, SP

Prós: Você tem oportunidade de praticar outro idioma (Inglês) no dia-a-dia, pois a grande maioria dos clientes é dos Estados Unidos.

Contras: Empresa com auto grau de desorganização. Não seguem nenhuma metodologia, já consolidada no mercado, para controlar processos ou organizar os projetos. Não utilizam SCRUM, Kanban, Lean, etc.

Diretora de RH da Arca Solutions respondeu:

Agradecemos a sua opinião. Nos sentimos orgulhosos em poder proporcionar a melhoria do inglês aos nossos colaboradores. Estamos constantemente trabalhando para melhorar nossos processos internos e atualmente utilizamos mecanismos como o SCRUM e sistemas de gerenciamento de projetos que seguem as boas práticas.

Por fora bela viola...

Programador WebEx-funcionário, saiu em 2012

Bauru, SP

Prós: Trabalhar com clientes de fora do país, contato com o dono que é americano e não fala português, incentivo a aulas de idioma in company, horário flexível.

Contras: Poucos benefícios, pouco reconhecimento, pouco investimento em pessoas. É mais fácil contratar mão de obra de baixo custo a ter funcionários qualificados.

Bom lugar para começar

Analista de Qualidade JúniorEx-funcionário, saiu em 2010

Bauru, SP

Prós: O ambiente de trabalho é agradável, as pessoas são divertidas e não existe uma cobrança desproporcional à posição do trabalho. As áreas são bem abertas e todo mundo está sempre disposto a ensinar um pouco.

Contras: O salário é baixo e não existem muitas opções de crescimento dentro da empresa. É o tipo de lugar ótimo para se começar e ganhar experiência, mas com poucos meses lá dentro se percebe que não é um lugar para se fazer carreira.

Conselhos para presidência: Oferecer treinamentos e participar de lucro nos projetos.

Arca Solutions

Descrição:A Arca Solutions atua desde 2003 oferecendo soluções inovadoras no desenvolvimento e no design de projetos web e mobile. A empresa oferece grande oportunidade de crescimento profissional e pessoal aos seus colaboradores oferecendo um ambiente de trabalho flexível e colaborativo, utilizando novas tecnologias, proporcionando contato com clientes nacionais e estrangeiros e valorizando o bom desempenho.