Como é trabalhar na Aperam?

Empresa Boa para se trabalhar!

Operador de Ponte Rolante III

Timóteo, MG

Prós: Empresa com bons benefícios, plano de carreira favorável, valorização dos funcionários, referência no mercado e uma das melhores empresas para se trabalhar.

Contras: Alto nível de pressão por parte da gestão, demora para fechar os acordos coletivos, na minha visão esses são os pontos críticos negativos da instituição.

Ótima empresa para se iniciar a carreira.

Analista TécnicoEx-funcionário, saiu em 2012

Timóteo, MG

Prós: Segurança é tratada a sério, o que considero um ponto bastante positivo por se tratar de uma empresa siderúrgica, onde qualquer acidente pode ser faltal. É uma ótima empresa para se começar a carreira, visto os desafios que ela oferece aos empregados.

Contras: Muitas vezes não dão oportunidades para as pessoas que já trabalham na empresa e estão estudando para melhorar. Surgem oportunidades onde eles poderiam utilizar recursos internos, mas preferem obter outros no mercado. As vezes ela aproveita um funcionário, porém não dão a devida efetivação no cargo, sendo que esse fica exercendo uma função e recebendo por uma inferior.

Estagiário na Aperam Inox Tubos

Ribeirão Pires, SP

Prós: Grupo muito grande, o que te dá oportunidade de entrar em contato com diversos colaboradores, permitindo uma troca de conhecimento muito intensa.

Contras: A empresa, pelo menos na unidade de Ribeirão Pires, não da oportunidade de efetivação para os estagiários. Falo isso com propriedade, pois vi diversos amigos altamente qualificados serem dispensados.

Pode melhorar

Campinas do Sul, RS

Prós: Empresa que leva a segurança do funcionário muito a sério, bons benefícios e apresenta uma forte estrutura empresarial, com grandes possibilidades de efetivação.

Contras: Existe uma certa burocracia para implantação de novas ideias e projetos, é necessária a análise do CEO da empresa para que algo possa prosseguir. Como estagiário, me sinto abandonado dentro da empresa, não existe feedback.

Conselhos para presidência: Melhorar na organização

Estagiário na Aperam Inox Tubos

Ribeirão Pires, SP

Prós: Empresa que leva muito a sério o cumprimento das regras, principalmente quando o assunto são regras de segurança. São feitas auditorias internas semanais para verificar se os funcionários sabem das ultima notícias sobre destaques de segurança na empresa, ultimo acidentes e quais são as 10 regras de ouro. Utilização do das ferramentas do google(e-mail, drive, sheets, docs), o que torna a comunicação rápida e eficaz.

Contras: Empresa multinacional extremamente verticalizada e hierarquizada. Tomadas de decisão extremamente lenta e burocrática. Simples decisões são passíveis de aprovação pela CEO. Não posso dizer em todos os setores, mas na minha área não tenho gestor, comi isso acabo não tendo a devida supervisão e nuca tive uma feedback de ninguém no trabalho.

Laboratórios de Pesquisa da Aperam

Estudante PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2016

Timóteo, MG

Prós: A comunicação entre chefes e estagiários é de muita educação e clareza, não há diferença de tratamento pessoal com base na posição do trabalhador na empresa, são motivadores.

Contras: Ainda há pouca oportunidade para jovens pesquisadores e estagiários, devido a muitos cargos de chefia que realizam pesquisas na área de ciências dos materiais e química.

Recomendo a empresa, porém tem um perfil pouco agressivo.

Estagiário de FériasEx-funcionário, saiu em 2015

Timóteo, MG

Prós: Todas as pessoas da empresa são bem abertas a ensinar, e a empresa tem uma cultura muito grande de aprendizados. Durante o estágio pude passar por diversas áreas e todos foram muito solicitos

Contras: Me pareceu ser difícil crescer dento da empresa. Não vi lideranças jovens, e isso me desanimou. Outro ponto é a falta de agressividade nos resultados.

Ambiente de trabalho tranquilo e favorável, porém desorganizado.

Estagiário de EngenhariaEx-funcionário, saiu em 2017

Capelinha, MG

Prós: A empresa é interessante do ponto de vista de buscar o constante aprimoramento da parte logística e da qualidade do processo produtivo. Aplica-se engenharia e pesquisa no dia a dia da empresa e, de modo geral, as pessoas são muito gentis.

Contras: O programa de estágio é desorganizado demais. Não há um plano de estágio, as atividades não são decididas em conjunto pelos gestores (cada um muda uma coisa, como bem entendem e depois há confusões em série).

Conselhos para presidência: Estruturar um plano de estágio e convidar mais participantes.

Esperança de mudança

Operador de Produção

Timóteo, MG

Prós: Ambiente de trabalho, plano de saúde, plr, seleção competitiva, reembolso de oculos de grau, profissionais qualificados, pessoas de bom relacionamento.

Contras: Falta de oportunidade de crescimento, turno fixo, falta de transparência nas promoções, não valorizar outros cursos superiores que não seja engenharia.

Conselhos para presidência: Fim do turno fixo, mais oportunidades para os funcionários de crescimento profissional.

Boa empresa para trabalhar.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Timóteo, MG

Prós: Atenção dos funcionários mais experientes. .

Contras: Remuneração. .

Aperam

Descrição:A Aperam South America, do Grupo Aperam, é a única produtora integrada de aços planos inoxidáveis e elétricos da América Latina, e também produz aços planos ao carbono especiais. Com 2,4 mil colaboradores, tem capacidade instalada da ordem de 900 mil toneladas de aço líquido e é líder absoluto em seu segmento no mercado brasileiro. Possui uma usina em Timóteo, escritórios em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. A Aperam Bioenergia produz carvão vegetal para uso siderúrgico, a partir de florestas plantadas de eucalipto, atuando no Vale do Jequitinhonha, no Norte de Minas, com uma capacidade instalada de 1,4 milhão de m³ por ano, com potencial para chegar a 2,2 milhões de m³ nos próximos anos.