Como é trabalhar na Amsterdam Sauer?

Se soubesse do que sei hoje, não passaria 6 meses lá.

DiretorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Pontualidade com salários. O único benefício. Uma empresa com 70 anos de mercado, possui boa saúde financeira e nada mais. Os prós acabam por aí.

Contras: Não existe valorização de funcionários. A diretoria enxerga o "tampinha no ombro" como melhor reconhecimento do universo. Possui pessoas despreparadas nos cargos de gerência. Não possui benefício algum, não paga horas extras e sequer liberam banco de horas. Vive de status. A maioria dos funcionários têm medo de ser demitido, de todos os níveis hierárquicos. Cada um defende o seu, ainda que isso negligencie o prejudique seu colega de trabalho ou subordinado.

Conselhos para presidência: Política de endomarketing sempre são bem vindas. Não existe preocupação com funcionário. Enquanto houver a mentalidade patronal, achando que funcionário não tem valor - a não ser pelas cifras que representa -, não irá mudar. E pelo que pude perceber, a nova geração (empresa familiar) tem forma de pensar mais atrasada que a geração que construiu o império.

Não espere construir uma carreira lá.

Analista FuncionalEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: No setor onde eu trabalhava, as pessoas eram todas excelentes parceiras e procuravam se ajudar. Em outros setores também havia muita gente boa e trabalhadora.

Contras: Não existe plano de cargos e salários. Você entra com assistente e para subir de cargo, embora demonstre competência, dificilmente conseguirá alçar grandes voos. Para isso acontecer, você precisa ou ser amigo dos novos diretores (empresa familiar), ou ser da mesma religião deles. Outra coisa, a empresa não valoriza seus funcionários, mesmo aqueles com vários anos de carreira (muitas vezes mais de 30 anos) e os descartam de uma hora para outra. Nos últimos anos foram demitidos vários funcionários assim. Os salários praticados estão abaixo do mercado e não há ticket refeição ou alimentação. O plano de saúde piorou muito nos últimos anos.

Conselhos para presidência: Ponham a empresa na bolsa de valores e tirem essa mentalidade feudal na administração da mesma.

Empresa escola, remuneração baixa para muito trabalho

Visual Merchandising

Prós: Para interessados na área de jóias a empresa fornece um bom material de ourivesaria e gemas, carga horária bem elástica

Contras: Trabalha-se de finais de semana, feriados e horários fora do período comercial quando necessário, não pagam essas horas extras, não há reconhecimento do esforço

Conselhos para presidência: Maior controle da empresa das horas extras dos seus colaboradores, reconhecimento do esforço de cada membro da empresa

Prós: Relacionamento com supervisores e diretoria

Contras: Não oferecem benefícios básicos, como ticket refeição, 13° que inclua as comissões

Conselhos para presidência: Se a empresa quer ter consultores de qualidade e incentivados, precisa se atualizar com as políticas de cargos e salários atuais do mercado.

Empresa apaixonante.

GerenteEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Oportunidade de crescimento. Produtos. Relacionamento com os novos herdeiros.

Contras: Lentidão na tomada de decisões.

Amsterdam Sauer