Como é trabalhar na American International Group (AIG)?

Empresa Burocrática e Desmotivante

Prós: Paga acima da média de mercado de seguros

Contras: Desorganizada, extremamente hierarquizada, liderança internacional deixa a companhia fora de mercado e sem representatividade local, vende mais do que consegue entregar, RH pouco atuante (o pior com o qual já tive contato)

Graças a deus, saí!

Analista de Produtos JúniorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Porte internacional......

Contras: Habilidades políticas são as mais valorizadas, não interessa se você fala inglês, trabalha bem ou se esforça. Se você puxar o saco da pessoa certa, está feito! Crescimento zero!

desorganizada

Analista de Recursos Humanos (RH) Pleno

Prós: Não vi nenhum.

Contras: Falta de planejamento e liderança

Conselhos para presidência: Peça demissão.

Lástima

Prós: Apenas a internacionalidade da empresa, e 1% de chance de ser expatriado.

Contras: - Empresa sem estratégia definida, alto investimento e "zero" de retorno.
    - 99 % dos gestores não tem perfil de gestão e não tem capacidade para o mesmo.
    - Hierarquia inchada de gestores e muito mal definida.

Empresa que parece um circo.

Portfolio DirectorEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Participar do start up da empresa no Brasil (após o rompimento da fusão com o Unibanco) foi um aprendizado.
    Beneficios e remuneração de mercado, nada excepcional.

Contras: Analisar o cenário do circo estar pegando fogo e ver todos dando banho no elefante era algo surpreendente de se ver. Totalmente sem liderança.
    A empresa não tem foco, não segue as estratégias estabelecidas e quando estas existem são temporárias.
    Custo operacional altissimo com back-office ineficiente.
    Possui uma area de RH totalmente passiva e inútil para o funcionário além de ser extremamente amadora.

Conselhos para presidência: Ficar atento para a restruturação no quadro de liderança, bem como, na definição e acompanhamento das estratégias. Avaliar a eficiência operacional e criar plano de comunicação e marketing que faça jus ao perfil da empresa.

Frustração.

Prós: Possibilidade (remota) de trabalhar fora do Brasil.

Contras: Zero autonomia, tudo que pensa em fazer tem que passar pela matriz em Nova Iorque, que demoram para responder e quase sempre "cortam o barato". Crescimento quase nulo, suas habilidades de relacionamentos e de política contam mais que suas habilidades técnicas, intelectuais e de execução. Exige inglês, pois é uma empresa americana, porém apenas 5% das pessoas da companhia realmente tem conhecimento do idioma.

Péssima

Prós: Não possui nenhum ponto positivo, somente a oportunidade de exposição global.

Contras: 100% política, muda estratégia a todo momento, não tem foco em execução, não tem meritocracia, nem respeito às pessoas.

Acabou a AIG no Brasil

Consumer LinesEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Remuneração, pacote de benefícios, PRL, bônus anual acima da média de mercado. Ótimos benefícios para gerentes e diretores. Boa localização e estrutura do escritório é de primeira.

Contras: Como previsto, devido a extrema desorganização, falta de unidade de comando, comprometimento e bons profissionais, a área de Consumer Lines fechou no Brasil, como anunciado, a AIG vendeu a carteira de seguro auto para a maior seguradora do país. Reflexo de má gestão, que não visa o mérito e adequação de processos para funcionar, uma vez que o produto é complexo e exige grande infraestrutura de TI. Decepção para quem esperou tanto tempo e boiada acabou.

Saí

Analista de Sinistros

Prós: Bom salário e benefícios que acabam por segurar as pessoas neste ambiente de crise econômica. Na minha área aprende-se bastante todos os dias.

Contras: Todo ano tem reestruturação, o que faz com que as pessoas fiquem desmotivadas. Sistemas muito ruins e que não funcionam, muito trabalho manual, .

Empresa pouco madura

Coordenador

Prós: Bons salários e benefícios. Ambiente desafiador e competitivo. Oportunidades internas também são opções. Oportunidade de trabalhar utilizando inglês.

Contras: Ambiente altamente estressante, pessoas arrogantes e pouco conhecimento de negócio. O sistema é muito ruim e as unidades de negócio são confusas.

Conselhos para presidência: Não permitir que comportamentos agressivos e inadequados continuem a existir.

American International Group (AIG)

Descrição:Num mundo acelerado, em constante transformação, a AIG está preparada para oferecer as melhores soluções em seguros individuais e corporativos. Temos uma grande diversidade de produtos, capazes de atender às necessidades de nossos parceiros e clientes em qualquer parte do mundo. Somos uma seguradora que, em parceria com corretores e empresas, trabalhamos ao lado de nossos clientes, com o dinamismo e ambição de resolver os problemas e inovar para o futuro que eles enfrentarão. Juntos, estamos trabalhando para ajudar a ver, construir e assegurar um futuro melhor para todos.