Como é trabalhar na American International Group (AIG)?

Empresa para se aposentar

Prós: Pacote de benefícios muito completo. Participação nos lucros e bônus anual que variam de acordo com seu grade/cargo e estão muito acima da média do mercado. Remuneração atrativa. Para quem não gosta de lidar com pressão e correria é a empresa ideal, não há cobrança excessiva para entrega de resultados e pressão. Maior seguradora do mundo o que atribui grande peso ao currículo.

Contras: Decisões matriciais, assim tudo demora o dobro para acontecer, apesar que na AIG o ritmo para as coisas andarem é no mínimo 5 vezes mais tempo que o mercado. Empresa quer ingressar em um novo mercado aplicando a mesma fórmula dos demais, não levam em consideração os aspectos locais.
    Área de TI é um grande gargalo da companhia, impossibilitando que os processos sejam fluídos, simples, eficazes e eficientes. Burocracia em demasia.
    Os funcionários tem o mesmo padrão de comportamento, sempre se escuta "Isso não é comigo", "Não posso ajudar", "Não sou pago para isso", a maioria parece estar passando o tempo na empresa enquanto ganham uma boa grana, até que sejam desligados.
    A falta de comunicação eficaz entre as áreas de negócios e TI é um grande problema.
    Soluções de TI estrangeiras e desenvolvimento é feito fora do Brasil, e os brasileiros contratados não falam inglês.
    Empresa extremamente política, então para ter carreira na companhia desenvolva esta habilidade, as recompensas não são por meritocracia. Avaliação de desempenho totalmente distorcida em uma curva forçada de classificação dos funcionários.

Empresa que parece um circo.

Portfolio DirectorEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Participar do start up da empresa no Brasil (após o rompimento da fusão com o Unibanco) foi um aprendizado.
    Beneficios e remuneração de mercado, nada excepcional.

Contras: Analisar o cenário do circo estar pegando fogo e ver todos dando banho no elefante era algo surpreendente de se ver. Totalmente sem liderança.
    A empresa não tem foco, não segue as estratégias estabelecidas e quando estas existem são temporárias.
    Custo operacional altissimo com back-office ineficiente.
    Possui uma area de RH totalmente passiva e inútil para o funcionário além de ser extremamente amadora.

Conselhos para presidência: Ficar atento para a restruturação no quadro de liderança, bem como, na definição e acompanhamento das estratégias. Avaliar a eficiência operacional e criar plano de comunicação e marketing que faça jus ao perfil da empresa.

Empresa pouco madura

Coordenador

Prós: Bons salários e benefícios. Ambiente desafiador e competitivo. Oportunidades internas também são opções. Oportunidade de trabalhar utilizando inglês.

Contras: Ambiente altamente estressante, pessoas arrogantes e pouco conhecimento de negócio. O sistema é muito ruim e as unidades de negócio são confusas.

Conselhos para presidência: Não permitir que comportamentos agressivos e inadequados continuem a existir.

Atuário Sênior

Prós: Recompensa e também dá liberdade para que o funcionário execute o seu trabalho bem, plano de carreira e grande integração com os demais colegas de outras unidades.

Contras: Burocracia, muito morosa nas sua decisões, mudanças constantes de estratégia, apelo exagerado por excessivo controle, preocupação com questões banais do politicamente correto.

Emprego apenas

Supervisor

Prós: Localização,oportunidade de relacionar-se com profissionais do todo o mundo,estrutura dos escritórios,acesso à liderança,flexibilidade de horários e home office

Contras: Falta de direcionamento,silos,desalinhamento entre as lideranças,foco no individualismo,excesso de burocracia,processos impessoais e tecnologia antiga

Conselhos para presidência: Mais foco nas pessoas além dos números

Boa empresa para se trabalhar

Especialista

Prós: Ambiente amigável, benefícios acima da média de mercado, horário flexível, incentivo à prática esportiva.

Contras: Não há incentivo para aperfeiçoamento, sem política clara de plano de carreira, disseminação de benefícios de forma muito desigual.

Somente para ganhar dinheiro

Prós: Remuneração acima do oferecido pelo mercado

Contras: Empresa sem foco em gestão, gerentes focados somente nos processos e números e meritocracia totalmente questionável.

Conselhos para presidência: Focar no capital intelectual da empresa. Somente pressão não garante a entrega.

Dinheiro não é tudo!

Prós: Salário acima do média do mercado, benefícios, principalmente para gerentes, Bônus anual

Contras: Pelo menos em Consumer Lines, não existe plano de carreira e reconhecimento, em geral são promovidos os profissionais que menos trabalham e que perturbam seus gerentes, gerentes despreparados para exercerem a função não somente em conhecimento técnico, mas também falta liderança, skills de gestão de pessoas e maturidade profissional, estrutura falha, todos os gerentes do Brasil respondem diretamente para gerentes fora do país, assim não há para quem recorrer. O RH é uma piada! Profissionais despreparados para a função. O clima em Consumer é horrível, ninguém decide nada, ninguém manda em nada, a empresa não sabe aonde quer chegar nem quem é.

Conselhos para presidência: É necessária reestruturação de todo o quadro de gestores de Consumer, buscar profissionais bons e com perfil de gestores realmente. Cobrar resultados e penalizar pelo não atingimento. Buscar profissionais para funções de gestão que falem pelo menos inglês muito bem. Não acredito na empresa e penso que não chegará muito longe no mercado brasileiro desta maneira. Presidência, por favor, para de mentir nos artigos publicados ao mercado!

Opinião AIG

Prós: Remuneração, benefícios e bônus.

Contras: Falta oportunidade de carreira.

Lástima

Prós: Apenas a internacionalidade da empresa, e 1% de chance de ser expatriado.

Contras: - Empresa sem estratégia definida, alto investimento e "zero" de retorno.
    - 99 % dos gestores não tem perfil de gestão e não tem capacidade para o mesmo.
    - Hierarquia inchada de gestores e muito mal definida.

American International Group (AIG)

Descrição:Num mundo acelerado, em constante transformação, a AIG está preparada para oferecer as melhores soluções em seguros individuais e corporativos. Temos uma grande diversidade de produtos, capazes de atender às necessidades de nossos parceiros e clientes em qualquer parte do mundo. Somos uma seguradora que, em parceria com corretores e empresas, trabalhamos ao lado de nossos clientes, com o dinamismo e ambição de resolver os problemas e inovar para o futuro que eles enfrentarão. Juntos, estamos trabalhando para ajudar a ver, construir e assegurar um futuro melhor para todos.