Como é trabalhar na American Chamber of Commerce for Brazil (AMCHAM)?

Para quem está começando

Analista de Produtos Júnior

Campinas, SP

Prós: clima, ambiente descontraído e jovem, autonomia, contato próximo com executivos experientes, horários negociáveis e recesso.

Contras: salário e benefícios muito baixos, despreparo técnico dos gestores, falta de compliance falta de profissionalismo.

Mto bem Recomendado para quem quer aprendizado

Gerencia

Prós: Flexibilidade, contato com executivos de ótimas empresas, desafios e aprendizado diário, chance real de implementação de um bom projeto com visibilidade para o colaborador, acesso a assuntos relevantes todos os dias, ótimo clima de trabalho, recesso sem desconto das férias.

Contras: Remuneração baixa, carência de sistemas eficientes para melhorar produtividade do dia a dia, restante toda empresa tem dificuldade contudo próprio colaborador pode fazer diferença e melhorar processo.

Conselhos para presidência: Pensar em melhorar remuneração, se atentar para médios líderes, se envolver e ser exemplo.

Desenvolvimento

Prós: A Amcham oferece um alto grau de desenvolvimento para os funcionários que atuam nela. Clima jovem e contato com grandes executivos de mercado.

Contras: A taxa de saída dos funcionários é alta. Fazendo com quem as pessoas se desmotivem e não enxerguem a Amcham como local de fazer carreira. Pelo contrário, precisa mudar essa cultura.

Excelente clima mas baixa remuneração

Analista de Produtos e Serviços

Brasília, DF

Prós: Cultura, oportunidade de crescimento, contato com o mercado, networking, incentivo ao desenvolvimento e crescimento do funcionario, capacitação

Contras: Rende muito baixa, fixo de 1200 reais para junior, bem abaixo do mercado! Muita rotatividade, o que prejudica o trabalho, e contratação de muitos jovens, o que constantemente gera pessoas sem maturidade.

Otimo primeiro emprego.

Analista de Aquisição JúniorEx-funcionário, saiu em 2018

Porto Alegre, RS

Prós: A melhor parte de trabalhar na amcham é cultura da empresa, a possibilidade de trabalhar em um ambiente jovem e estar em contato com os principais executivos do mercado.

Contras: O problema da amcham está relacionado com planos de carreira e desenvolvimento dentro da empresa, o salário também está muito abaixo do mercado.

Excelente local para iniciar uma carreira no ambiente corporativo

TraineeEx-funcionário, saiu em 2000

Porto Alegre, RS

Prós: Ambiente .

Contras: Remuneração não agressiva .

Excelente experiência, mas sem plano de carreira e salário baixo

Analista Júnior

Porto Alegre, RS

Prós: Juventude, autonomia, cultura, flexibilidade e equipe enxuta. Esses são os grandes pontos que fazem a AMCHAM ter uma estrutura muito forte. A média das pessoas é de 23 anos. Todos os colaboradores têm uma certa autonomia para criar, inovar e emitir suas opiniões. A cultura é sensacional pela juventude, foco em resultado e engajamento de equipe. A flexibilidade dos horários adotada na unidade de POA, é excelente para os profissionais e a disciplina dos mesmos. A equipe ser enxuta facilita a comunicação e a agilidade nos processos.

Contras: Turnover, salário, alguns processos arcaicos, plano de carreira e desenvolvimento do profissional. O pior ponto, com certeza, é o salário. Muito baixo em relação a todas empresas do mercado. Isso impossibilita a retenção dos funcionários ( turnover de 1,5 anos), os incomoda e o plano de carreira não existe devido a uma média de 1 ano de promoção nos cargos. Essa soma de fatores, acaba tornando diversos funcionários insatisfeitos e facilitando a saída dos mesmos. O desenvolvimento do profissional como um todo.

Um ótimo lugar para começar no mercado de trabalho

Recife, PE

Prós: Ambiente jovem e descontraído de muito desenvolvimento e desafios. Por ser um radar de mercado, o funcionário aprende sobre diferentes setores e empresas. Também consegue desenvolver um sentimento de dono da empresa.

Contras: Falta um plano de carreira estruturado na empresa que oferece uma boa perspectiva para os funcioários e uma liderança que faça o acompanhamento do desenvolvimento dos seus funcionários.

Interessante para o primeiro emprego

Analista JúniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: É uma empresa extremamente jovem que preza por estudantes e jovens recém formados, com idade média de 22-23 anos , sendo assim um ótimo começo de carreira. Dentro da Amcham o funcionário tem contato com o alto corpo executivo da cidade e região, surgindo assim diversos contato interessantes. A cultura da empresa é muito interessante também, sendo um lugar até mesmo divertido de se trabalhar. O profissional da Amcham é extremamente visado pelo mercado, sendo um nome forte no currículo e que ajuda muito no carreira de qualquer profissional.

Contras: A política salarial é extremamente desadequada e abaixo da média salarial do mercado de forma geral. Altíssimo turnover, é difícil encontrar pessoas que trabalhem por mais de um ano na empresa, pois oportunidades melhores aparecem frenquentemente para os membros da Amcham.

Conselhos para presidência: Minha dica geral é que se aumente o salário dos funcionários a fim de rete-los por mais tempo e não desperdiçar excelente talentos que vocês tem internamente. O alto turnover atrapalha o trabalho, pois é necessário treinar constantemente os novos funcionários. Ouvi de muitos associados da Amcham comentários como "o negócio ai é rápido hein!" ou "trocou de novo?" ou ainda "será que mês que vem o fulano vai estar ai ainda?" o que atrapalha em muito a credibilidade da empresa no mercado.

Ótimo lugar para aprender

Analista Júnior

Prós: Autonomia para tocar projetos. Abertura com gestores. Relacionamento om varias pessoas e empresas. Ambiente jovem e descontraído. Meritocracia.

Contras: Pouca profissionalização. A matriz engessa muito as regionais, não deixa que elas sejam autonomas em suas atividades ou pioneiras em novas estratégias. Líderes mal preparados

American Chamber of Commerce for Brazil (AMCHAM)