Como é trabalhar na Amdocs?

Boa empresa especialmente no início da carreira e pra quem está disposto a viajar.

Analista de Sistemas

Prós: Gestores reconhecem e valorizam os profissionais. Empresa oferece oportunidades fora do país pra quem tem interesse. Aumento de networking pois a empresa está presente em praticamente todas as empresas de telecom no Brasil.

Contras: RH muito lento em todos os aspectos. Plano de carreira pouco eficiente. Treinamento insuficiente e muitas vezes não há funcionários suficientes para a quantidade de trabalho. A famosa EUquipe é muito comum.

Salário/benefícios bons, mas prepare-se para vender sua alma e trabalhar muito ... Eu disse MUUUUUUITO

IT Integration Manager

Prós: Salário compatível e acima da média do mercado, beneficios bons como auxilio-creche, bonus, PLR em forma de 14º salário, VA/VR, seguro de vida, plano médico/odonto, carro para cargos acima de gerente, entre outros. Horas extras são pagas. Possibilidade de viagens internacionais, e até mesmo realocação para outros países.

Contras: Porque o salário é atrativo, na Amdocs você não terá familia, amigos, lazer e tempo para quase mais nada na sua vida em virtude do volume de trabalho. Os projetos de telecom são todos com prazos já atrasados quando mencionados pela primeira vez, muita pressão para cumprir datas impossiveis e em virtude disso muitas horas de trabalho são necessárias, incluindo sábados, domingos e feriados. Prática da empresa de vender, por exemplo, 20 recursos, colocar uns 8 e fazer esses 8 trabalhar entre 10-15 horas. Aliás, na Amdocs não se trabalha menos que 10 horas por dia. Os heróis são sempre os que trabalham mais, mas nao necessariamente de forma eficaz. Ambiente e cultura da empresa sempre de achar que tem que trabalhar inumeras horas para provar para o cliente a competencia da empresa. Clima dos projetos quase sempre péssimo por conta dos constantes atrasos e os promovidos são sempre os que trabalham mais. Reconhecimento somente para os profissionais mencionados acima. Muitos chefes, por exemplo, na hierarquia uns 3 gerentes, depois subindo mais uns 4 diretores, 2 VP´s, etc e como há muitas mudanças não há tempo habil para alguem conhecer seu trabalho e com a constante mudança de chefia, é impossivel alguem te avaliar adequadamente. Não há liberdade no trabalho, pouquissima flexibilidade de horario(tem que chegar no horario mas não tem hora para sair). Você muitas vezes passa mais tempo fazendo relatorios do que de fato trabalhando. Trabalha-se muitas vezes sem objetivo, pois ninguem te explica o porque do trabalho. Exige-se quase sempre alta performance das pessoas mas sem proporcionar as condições necessárias para tal. Muitas vezes a liderança não respeita a sua opinião, passando por cima de você várias vezes, sem respeito algum. A empresa nao se importa com os problemas pessoas dos funcionarios. Não se engane achando o salário é uma forma de recompensa, pois não é. Cenário bem ilusório no começo, mas com o passar do tempo sua saúde já terá desaparecido de tanto trabalhar. Não é à toa que uma parcela dos funcionários já são todos divorciados. Muitas vezes vejo pessoas trabalhando com medo.

Conselhos para presidência: Os projetos/clima e a Amdocs Brasil não é a mesma empresa lá de fora, conforme relatos de brasileiros que já foram para fora pela empresa. Tentar obter opiniões dos funcionarios da base da piramede, procurar entender e saber o que acontece no dia a dia dos projetos, pois a alta gestão nem imagina o que se passa nos projetos.

Analista de Sistemas

Prós: O convênio de saúde e dental são excelentes, as oportunidades de trabalho no exterior são enormes. A empresa de TI mais influente no ramo de telecom.

Contras:  O VR apesar de alto, é baixo para a região. Salários bem abaixo do mercado. Muitas pessoas "cruas" de conhecimento e mercado com a mão no sistema. Novos funcionários são largados sem nenhum treinamento e a cultura da empresa envolve péssima qualidade de vida.

Conselhos para presidência: analisem a média salarial. Infelizmente, o que é vivido diariamente não compensa o que é recebido. O piso de SME não é reajustado desde quando a empresa chegou no Brasil.

A melhor empresa do mundo para workaholics sem vida pessoal

Analista de Testes Sênior

Prós: Trabalhar com muita gente boa e inteligente. O salário por mais que não seja o melhor do mercado, não é ruim, e sempre existe a possibilidade de ganhar mais com horas extras. É comum ver pessoas sendo promovidas muito mais rapidamente do que em qualquer outra empresa. Muitas oportunidades de viagens internacionais, pra quem gosta desse tipo de coisa.

Contras: O trabalho em si, não é ruim. O problema mesmo é o volume de trabalho. Se prepare pra ganhar muito mais que seu salário, porque você vai trabalhar muito mais do que imagina. Imagine-se trabalhando muito, mas muito mesmo. Melhor morar perto do trabalho, você não vai querer perder uma hora no trânsito pra chegar em casa, melhor gastar essa hora dormindo, porque amanhã tem mais trabalho ainda, aliás, aprenda a valorizar o seu tempo dormindo, pois você vai sentir falta da época em que você dormia. Ou falta da sua vida social, ou da sua família. Família, lembra como era bom passar os finais de semana em família? Pois é, você agora não tem mais nenhuma destas duas coisas. Nem família, nem finais de semana. Você trabalha todo tempo em que estiver acordado, o que não te impede de alguém te ligar as 3 da madrugada pra resolver algum problema urgente (que provavelmente poderia esperar até as 9 da manhã). Os projetos já começam atrasados, então o clima é sempre de que não importa o quanto você se esforce, nada vai dar certo. Fora tudo isso tudo bem.

Conselhos para presidência: Mais analistas e menos gerentes, pelo amor de Deus. Colocar 10 gerentes a mais em um projeto não vai resolver absolutamente nada, mas colocar mais 10 analistas talvez resolva.

Tinha tudo para ser uma empresa excelente, mas...

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

São Carlos, SP

Prós: Problemas complexos exigem de você alto aprendizado. Há um aprendizado muito alto ao lidar com times de diversos lugares do planeta. Não fazem distinção entre estagiário e funcionário CLT na empresa. Bons benefícios e salário.

Contras: Ambiente sob intensa pressão com momentos de calmaria onde os gerentes ficam insatisfeitos se estiver estudando para seus estudos na faculdade, intercalado com momentos de trabalho que de repente já estão atrasados. Como não há um plano de estágio bem definido, o estagiário fica a mercê dos gerentes de seu time e se para estes não forem claros que é um estagiário e que a faculdade não acabou, você passará por momentos de pressão que farão seu desempenho na faculdade cair drasticamente. Mais um ponto que tenho que adicionar: durante a contratação eu fui claro que queria um lugar onde pudesse fazer o que mais gostava - desenvolver software. Fui felizmente contratado como estagiário nesta posição, mas não cheguei a ver nenhuma linha de código enquanto estive lá.

Conselhos para presidência: Ter um plano de estágio bem definido com atividades definidas para cada mês. Creio que para uma empresa bem organizada isso não deveria ser um pedido extraordinário a se fazer. Mostrar esse plano antes de fechar o acordo com o estagiário para que o mesmo tenha ciência das suas funções. Além do mais, por lei, em período de provas o estagiário deve trabalhar no máximo metade de seu expediente, que os gerentes também tenham ciência dessa condição. Também averiguar como os gerentes tratam os estagiários, não fazer distinção entre eles e funcionários CLTs a princípio parece uma ótima ideia, mas se o ambiente não permitir a conclusão da faculdade então deve-se pensar em uma diferenciação. Por fim uma maior sintonia entre os times e o pessoal de recrutamento de novos funcionários seria essencial, os gerentes dos times deveriam fazer parte deste processo.

Estável, porém sem grandes perspectivas.

Engenheiro de Testes Sênior

Prós: Uma boa variedade de benefícios. Paga sempre em dia. Paga hora extra. Paga custos de viagens para o cliente (hospedagem e um valor diário). Bom para se começar mas difícil se desenvolver.

Contras: Falta de reconhecimento. Paga mais por pessoas novas, do que promover as já existentes. Crescimento salarial pífio, novamente beneficiando novos contratados. Crescimento de carreira quase inexistente, dando preferência a pessoas de Israel e/ou Índia.

Conselhos para presidência: Dê mais valor aos recursos que tem dentro da empresa, ao invés de falar que não pode dar um aumento salarial maior, ou que não existem vagas disponíveis. Sendo que no fim das contas chamam pessoas de fora, para vagas melhores e ganhando mais do que você jamais conseguiria subindo por vias normais.

Boa empresa com alguns problemas como todas as outras.

Engenheiro de Software

São Carlos, SP

Prós: Por ser uma empresa internacional e com times distribuídos por diversos países, oferece boas oportunidades de intercâmbio cultural e de exercício do inglês. O ambiente de trabalho no Brasil é excelente e em geral, os profissionais são qualificados e procuram sempre cooperar uns com os outros. Os salários e os benefícios oferecidos são satisfatórios, sobretudo considerando o custo de vida no interior de São Paulo.

Contras: Em geral, os projetos tem escopos enormes e a empresa assume prazos que para alguns times são impraticáveis. Isso gera uma grande pressão sobre os profissionais e muitas vezes, sacrifica-se a qualidade do software entregue em favor do respeito aos prazos. Alguns desenvolvedores de outros países são desqualificados, o que gera um grande desbalanceamento nos times, sobrecarregando os profissionais que prezam pela qualidade e pelas boas práticas de desenvolvimento. Alguns times utilizam frameworks internos da empresa, o que gera certa insatisfação entre os profissionais pela impossibilidade de usarem tecnologias mais modernas. Embora a Amdocs seja uma companhia de tecnologia (ou que tem na tecnologia o principal meio de viabilizar seu negócio), em geral, vê-se que business analists tem mais oportunidades de crescimento do que os próprios engenheiros de software, que em última análise, são os principais responsáveis pelo êxito dos produtos vendidos pela empresa.

Uma empresa muito boa para o interior de SP.

Software Developer

São Carlos, SP

Prós: Bons benefícios, boa localização. Equipe de desenvolvimento local jovem e amigável. Dressing code casual. Equipamentos de boa qualidade. Alguns projetos utilizam tecnologias atuais.

Contras: Excesso de trabalho. Modelo administrativo hierárquico com muitos níveis e matricial, fazendo com que um colaborador tenha mais de um gerente, sendo que às vezes diferentes gerentes peçam que a mesma tarefa seja executada de formas totalmente diferentes.

Esqueça sua vida, agora você é uma máquina

Analista de Testes Sênior

São Carlos, SP

Prós: Empresa bastante competente no que tange ao pagamento de reembolsos e viagens. Possibilita ao funcionário realocar para o exterior com certa facilidade. Ascensão na empresa pode ser bastante rápida dependendo da área, de modo que um funcionário pode subir de cargo em menos de 1 ano.

Contras: Cultura da empresa totalmente voltada ao trabalho e nada voltada ao bem estar de seus colaboradores. Jornadas de trabalho extremamente longas, muitas vezes superando 10 horas por dia. Trabalhar no fim de semana e feriado é tratado como normal dentro da Amdocs, e quem não trabalha igual maluco muitas vezes é mal visto. Viagens muito longas, muitas vezes o colaborador precisa ficar alocado em outra cidade (no cliente) durante muitos e muitos meses, às vezes anos. A empresa tem mania de vender mais recursos do que realmente possui, prometendo ao cliente, por exemplo, 30 pessoas e entregando apenas 10, o que é "resolvido" fazendo com que as 10 pessoas trabalhem por 30. Muitas vezes os funcionários são obrigados a trabalhar no fim de semana sem necessidade, simplesmente para "mostrar serviço" ao cliente. Em outras palavras, a cultura da empresa é completamente workaholic, basicamente impossibilitando que o colaborador tenha uma vida pessoal fora do escritório. Você vive para trabalhar

Conselhos para presidência: Parar com essa mania estúpida de prometer mais do que pode entregar, alterar a cultura workaholic da empresa para uma cultura que preste mais atenção no bem estar de seus funcionários. Às vezes é mais produtivo trabalhar até as 18h e voltar no dia seguinte às 9h descansado do que trabalhar até 23h e voltar morto no dia seguinte, pensem nisso.

Bons benefícios porém não é boa para capacitação profissional

Analista de Sistemas Júnior

São Carlos, SP

Prós: Salario e reconhecimento é muito bom, possibilidade de trabalhar no interior com beneficios da capital, café da manhã bom e beneficios acima da média

Contras: Estagnação profissional. Independente da area dentro da empresa, trabalha-se sem metodologias definidas, tecnologias ultrapassadas e/ou proprietarias, não sendo uma boa empresa para aprendizado e crescimento pessoal / profissional.

Amdocs

Descrição:Líder de mercado em software e serviços para provedores de serviços no setor de comunicações, mídia e entretenimento, a Amdocs tem mais de 30 anos assegurando o sucesso dos prestadores de serviços e abraçando seus maiores desafios. A empresa global combina exclusivamente BSS, OSS e soluções de controle de rede e otimização de soluções para integrar em tempo real o dispositivo à rede, removendo barreiras tradicionais ao serviço e convergência de sistema e possibilitando melhores experiências aos clientes. Os prestadores de serviços em todo o mundo contam com Amdocs para simplificar e personalizar a experiência do cliente e melhorar a eficiência operacional.