Como é trabalhar na Amdocs?

Boa empresa especialmente no início da carreira e pra quem está disposto a viajar.

Analista de Sistemas

Prós: Gestores reconhecem e valorizam os profissionais. Empresa oferece oportunidades fora do país pra quem tem interesse. Aumento de networking pois a empresa está presente em praticamente todas as empresas de telecom no Brasil.

Contras: RH muito lento em todos os aspectos. Plano de carreira pouco eficiente. Treinamento insuficiente e muitas vezes não há funcionários suficientes para a quantidade de trabalho. A famosa EUquipe é muito comum.

Salário/benefícios bons, mas prepare-se para vender sua alma e trabalhar muito ... Eu disse MUUUUUUITO

IT Integration Manager

Prós: Salário compatível e acima da média do mercado, beneficios bons como auxilio-creche, bonus, PLR em forma de 14º salário, VA/VR, seguro de vida, plano médico/odonto, carro para cargos acima de gerente, entre outros. Horas extras são pagas. Possibilidade de viagens internacionais, e até mesmo realocação para outros países.

Contras: Porque o salário é atrativo, na Amdocs você não terá familia, amigos, lazer e tempo para quase mais nada na sua vida em virtude do volume de trabalho. Os projetos de telecom são todos com prazos já atrasados quando mencionados pela primeira vez, muita pressão para cumprir datas impossiveis e em virtude disso muitas horas de trabalho são necessárias, incluindo sábados, domingos e feriados. Prática da empresa de vender, por exemplo, 20 recursos, colocar uns 8 e fazer esses 8 trabalhar entre 10-15 horas. Aliás, na Amdocs não se trabalha menos que 10 horas por dia. Os heróis são sempre os que trabalham mais, mas nao necessariamente de forma eficaz. Ambiente e cultura da empresa sempre de achar que tem que trabalhar inumeras horas para provar para o cliente a competencia da empresa. Clima dos projetos quase sempre péssimo por conta dos constantes atrasos e os promovidos são sempre os que trabalham mais. Reconhecimento somente para os profissionais mencionados acima. Muitos chefes, por exemplo, na hierarquia uns 3 gerentes, depois subindo mais uns 4 diretores, 2 VP´s, etc e como há muitas mudanças não há tempo habil para alguem conhecer seu trabalho e com a constante mudança de chefia, é impossivel alguem te avaliar adequadamente. Não há liberdade no trabalho, pouquissima flexibilidade de horario(tem que chegar no horario mas não tem hora para sair). Você muitas vezes passa mais tempo fazendo relatorios do que de fato trabalhando. Trabalha-se muitas vezes sem objetivo, pois ninguem te explica o porque do trabalho. Exige-se quase sempre alta performance das pessoas mas sem proporcionar as condições necessárias para tal. Muitas vezes a liderança não respeita a sua opinião, passando por cima de você várias vezes, sem respeito algum. A empresa nao se importa com os problemas pessoas dos funcionarios. Não se engane achando o salário é uma forma de recompensa, pois não é. Cenário bem ilusório no começo, mas com o passar do tempo sua saúde já terá desaparecido de tanto trabalhar. Não é à toa que uma parcela dos funcionários já são todos divorciados. Muitas vezes vejo pessoas trabalhando com medo.

Conselhos para presidência: Os projetos/clima e a Amdocs Brasil não é a mesma empresa lá de fora, conforme relatos de brasileiros que já foram para fora pela empresa. Tentar obter opiniões dos funcionarios da base da piramede, procurar entender e saber o que acontece no dia a dia dos projetos, pois a alta gestão nem imagina o que se passa nos projetos.

A melhor empresa do mundo para workaholics sem vida pessoal

Analista de Testes Sênior

Prós: Trabalhar com muita gente boa e inteligente. O salário por mais que não seja o melhor do mercado, não é ruim, e sempre existe a possibilidade de ganhar mais com horas extras. É comum ver pessoas sendo promovidas muito mais rapidamente do que em qualquer outra empresa. Muitas oportunidades de viagens internacionais, pra quem gosta desse tipo de coisa.

Contras: O trabalho em si, não é ruim. O problema mesmo é o volume de trabalho. Se prepare pra ganhar muito mais que seu salário, porque você vai trabalhar muito mais do que imagina. Imagine-se trabalhando muito, mas muito mesmo. Melhor morar perto do trabalho, você não vai querer perder uma hora no trânsito pra chegar em casa, melhor gastar essa hora dormindo, porque amanhã tem mais trabalho ainda, aliás, aprenda a valorizar o seu tempo dormindo, pois você vai sentir falta da época em que você dormia. Ou falta da sua vida social, ou da sua família. Família, lembra como era bom passar os finais de semana em família? Pois é, você agora não tem mais nenhuma destas duas coisas. Nem família, nem finais de semana. Você trabalha todo tempo em que estiver acordado, o que não te impede de alguém te ligar as 3 da madrugada pra resolver algum problema urgente (que provavelmente poderia esperar até as 9 da manhã). Os projetos já começam atrasados, então o clima é sempre de que não importa o quanto você se esforce, nada vai dar certo. Fora tudo isso tudo bem.

Conselhos para presidência: Mais analistas e menos gerentes, pelo amor de Deus. Colocar 10 gerentes a mais em um projeto não vai resolver absolutamente nada, mas colocar mais 10 analistas talvez resolva.

Analista de Sistemas

Prós: O convênio de saúde e dental são excelentes, as oportunidades de trabalho no exterior são enormes. A empresa de TI mais influente no ramo de telecom.

Contras:  O VR apesar de alto, é baixo para a região. Salários bem abaixo do mercado. Muitas pessoas "cruas" de conhecimento e mercado com a mão no sistema. Novos funcionários são largados sem nenhum treinamento e a cultura da empresa envolve péssima qualidade de vida.

Conselhos para presidência: analisem a média salarial. Infelizmente, o que é vivido diariamente não compensa o que é recebido. O piso de SME não é reajustado desde quando a empresa chegou no Brasil.

Tinha tudo para ser uma empresa excelente, mas...

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

São Carlos, SP

Prós: Problemas complexos exigem de você alto aprendizado. Há um aprendizado muito alto ao lidar com times de diversos lugares do planeta. Não fazem distinção entre estagiário e funcionário CLT na empresa. Bons benefícios e salário.

Contras: Ambiente sob intensa pressão com momentos de calmaria onde os gerentes ficam insatisfeitos se estiver estudando para seus estudos na faculdade, intercalado com momentos de trabalho que de repente já estão atrasados. Como não há um plano de estágio bem definido, o estagiário fica a mercê dos gerentes de seu time e se para estes não forem claros que é um estagiário e que a faculdade não acabou, você passará por momentos de pressão que farão seu desempenho na faculdade cair drasticamente. Mais um ponto que tenho que adicionar: durante a contratação eu fui claro que queria um lugar onde pudesse fazer o que mais gostava - desenvolver software. Fui felizmente contratado como estagiário nesta posição, mas não cheguei a ver nenhuma linha de código enquanto estive lá.

Conselhos para presidência: Ter um plano de estágio bem definido com atividades definidas para cada mês. Creio que para uma empresa bem organizada isso não deveria ser um pedido extraordinário a se fazer. Mostrar esse plano antes de fechar o acordo com o estagiário para que o mesmo tenha ciência das suas funções. Além do mais, por lei, em período de provas o estagiário deve trabalhar no máximo metade de seu expediente, que os gerentes também tenham ciência dessa condição. Também averiguar como os gerentes tratam os estagiários, não fazer distinção entre eles e funcionários CLTs a princípio parece uma ótima ideia, mas se o ambiente não permitir a conclusão da faculdade então deve-se pensar em uma diferenciação. Por fim uma maior sintonia entre os times e o pessoal de recrutamento de novos funcionários seria essencial, os gerentes dos times deveriam fazer parte deste processo.

Excelente empresa se você não quer ver seus filhos crescerem

Technical & Business Operations Analyst

Prós: Empresa com um bom salário e excelentes benefícios. Dá toda uma estrutura para funcionários que precisam se deslocar em nome da empresa. O ambiente de trabalho é construído por pessoas maduras e profissionais, o que torna o trabalho mais fluido entre as equipes

Contras: Amdocs é o tipo de empresa que vai exigir todo o seu tempo. Vai sempre existir uma pressão enorme em cima de você para que a sua dedicação seja máxima. Atualmente tenho 5 chefes e faço parte de 3 equipes diferentes, sem finais de semana, feriados e turnos definidos. Não existe um treino ou uma estruturação agradável para o aprendizado dentro da empresa. É viver eternamente no "se vira nos 30". Promoção? Só após dois anos. "Política da empresa"

Conselhos para presidência: Parem de promover gerentes sem equipe. Isso cria uma hierarquia de muito cacique para pouco índio. Invistam na capacitação dos analistas e na absorção de novos funcionários para melhorar a qualidade de vida.

Esqueça sua vida, agora você é uma máquina

Analista de Testes Sênior

São Carlos, SP

Prós: Empresa bastante competente no que tange ao pagamento de reembolsos e viagens. Possibilita ao funcionário realocar para o exterior com certa facilidade. Ascensão na empresa pode ser bastante rápida dependendo da área, de modo que um funcionário pode subir de cargo em menos de 1 ano.

Contras: Cultura da empresa totalmente voltada ao trabalho e nada voltada ao bem estar de seus colaboradores. Jornadas de trabalho extremamente longas, muitas vezes superando 10 horas por dia. Trabalhar no fim de semana e feriado é tratado como normal dentro da Amdocs, e quem não trabalha igual maluco muitas vezes é mal visto. Viagens muito longas, muitas vezes o colaborador precisa ficar alocado em outra cidade (no cliente) durante muitos e muitos meses, às vezes anos. A empresa tem mania de vender mais recursos do que realmente possui, prometendo ao cliente, por exemplo, 30 pessoas e entregando apenas 10, o que é "resolvido" fazendo com que as 10 pessoas trabalhem por 30. Muitas vezes os funcionários são obrigados a trabalhar no fim de semana sem necessidade, simplesmente para "mostrar serviço" ao cliente. Em outras palavras, a cultura da empresa é completamente workaholic, basicamente impossibilitando que o colaborador tenha uma vida pessoal fora do escritório. Você vive para trabalhar

Conselhos para presidência: Parar com essa mania estúpida de prometer mais do que pode entregar, alterar a cultura workaholic da empresa para uma cultura que preste mais atenção no bem estar de seus funcionários. Às vezes é mais produtivo trabalhar até as 18h e voltar no dia seguinte às 9h descansado do que trabalhar até 23h e voltar morto no dia seguinte, pensem nisso.

Estagnação profissional, mas com bons beneficios.

São Carlos, SP

Prós: Localização diferenciada. A estrutura da empresa é legal. Existe transporte gratuito de ida e volta fornecido pela empresa e o pacote de benefícios é competitivo. Não encontrei nada melhor na região somando plano de saúde, vale refeição, alimentação e beneficios de previdencia privada.

Contras: Estagnação profissional. A gerencia diz que está se adequando aos moldes do mercado, adotando praticas Agile, DevOps, porém peca em todos os sentidos. As ferramentas que eram pra facilitar o desenvolvimento são usadas apenas como medidores de performance e geração de relatorio. A gerencia não está preparada para uma mudança, a empresa ainda segue o modo cascata apesar de dizer que é Scrum. Tudo ainda é top down e tudo só funciona com base em escalação. Em termos de tecnologia, é muito raro o profissional ter chance de trabalhar com qualquer tecnologia que o mercado está de fato usando, deixando qualquer um defasado. A não ser que seu objetivo seja entrar na empresa e ficar no mercado de telecom pra sempre, não recomendo.

Conselhos para presidência: Ouvir o pessoal que está de fato desenvolvendo os seus produtos e parar de acreditar em contos de fadas.

Tem muitos pros, mas muitos contras também

São Carlos, SP

Prós: -O salário é maior do que os da região e existem vários benefícios -Os funcionários no geral são muito atenciosos uns com os outros -Os gerentes em sua maioria são legais -A empresa da 2 dias de folga por ano -A empresa tem comes e bebes em vários eventos -Existem eventos fora da empresa, alguns feitos até em hotéis, normalmente ocorre 1x por ano -Para quem gosta do clima corporativo é um bom lugar -Para quem gosta de viajar é ótimo, tem gente que fica viajando mais tempo do que fica em casa e eles dão um bom dinheiro para quem viaja

Contras: -Os gerentes amam números e não se importam se de fato a qualidade do serviço está boa segundo a opinião do funcionário -Na teoria somente uma pessoa deveria te passar tarefas, mas de nada surgem 20 emails com várias pessoas te mandando fazer coisas e isso causa um certo desconforto pois em grande maioria você de fato não deveria estar fazendo tarefas dos outros -Os treinamentos são muito pobres em sua maioria, na maior parte das vezes são genéricos de mais e inúteis -A empresa usa Scrum e agora Devops, mas da maneira Amdocs, a maior desculpa é que é "adaptado" ao projeto. Mas na maior parte das vezes é somente desculpa para não fazer a receita de bolo e no fim acabamos fazendo no mínimo 2 reuniões muito mau aproveitadas e as x inúteis por dia, pois a maioria não faz nem ideia do motivo dessas reuniões -Os gerentes querem scrum, automação, devops e um monte de coisas que serão ótimas para a empresa, mas o problema é que eles mesmo não sabem de fato toda a filosofia por traz disso tudo -Surgem trabalhos paralelos mas nunca te dão tempo para você realizar de fato esse trabalho, resultado... ou você não consegue fazer o trabalho, ou fica fazendo hora extra para agradar o pessoal

Conselhos para presidência: Procurem implementar de fato quaisquer filosofias que vocês estão tentando implementar, a mudança começa principalmente por vocês, seja exemplo para os funcionários, não só mais um gerente :)

Explora mas ganha

Analista de Sistemas SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

São Carlos, SP

Prós: Benefícios, viagens, horário flexível, contato com outras culturas, pagamento de horas extras, salário, local de trabalho bonito, confraternizações.

Contras: Hierarquia sem conhecimento de gestão de pessoas, falta de incentivo para o crescimento do funcionário, exploração de horas de trabalho, falta de balanceamento entra vida pessoal e profissional, qualidade de vida baixa.

Amdocs

Descrição:Líder de mercado em software e serviços para provedores de serviços no setor de comunicações, mídia e entretenimento, a Amdocs tem mais de 30 anos assegurando o sucesso dos prestadores de serviços e abraçando seus maiores desafios. A empresa global combina exclusivamente BSS, OSS e soluções de controle de rede e otimização de soluções para integrar em tempo real o dispositivo à rede, removendo barreiras tradicionais ao serviço e convergência de sistema e possibilitando melhores experiências aos clientes. Os prestadores de serviços em todo o mundo contam com Amdocs para simplificar e personalizar a experiência do cliente e melhorar a eficiência operacional.