Como é trabalhar na Amdocs?

Estou trabalhando ao menos!

Assistente Administrativo Bilíngue

Prós: Amo o que faço! Tenho certeza que vou aprender muito mais na Amdocs em dois anos do que numa faculdade de Secretariado.

Contras: VR muito baixo, não tem que cubra minha férias, não pagam as minha horas extras. Acho que o fato de não pagar os extras muito complicado, pois todos merecem ser recompensados, também, pelas reais horas trabalhadas.

Conselhos para presidência: Reter talentos é tão importante quanto ser líder de Mercado.

Tinha tudo para ser uma empresa excelente, mas...

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

São Carlos, SP

Prós: Problemas complexos exigem de você alto aprendizado. Há um aprendizado muito alto ao lidar com times de diversos lugares do planeta. Não fazem distinção entre estagiário e funcionário CLT na empresa. Bons benefícios e salário.

Contras: Ambiente sob intensa pressão com momentos de calmaria onde os gerentes ficam insatisfeitos se estiver estudando para seus estudos na faculdade, intercalado com momentos de trabalho que de repente já estão atrasados. Como não há um plano de estágio bem definido, o estagiário fica a mercê dos gerentes de seu time e se para estes não forem claros que é um estagiário e que a faculdade não acabou, você passará por momentos de pressão que farão seu desempenho na faculdade cair drasticamente. Mais um ponto que tenho que adicionar: durante a contratação eu fui claro que queria um lugar onde pudesse fazer o que mais gostava - desenvolver software. Fui felizmente contratado como estagiário nesta posição, mas não cheguei a ver nenhuma linha de código enquanto estive lá.

Conselhos para presidência: Ter um plano de estágio bem definido com atividades definidas para cada mês. Creio que para uma empresa bem organizada isso não deveria ser um pedido extraordinário a se fazer. Mostrar esse plano antes de fechar o acordo com o estagiário para que o mesmo tenha ciência das suas funções. Além do mais, por lei, em período de provas o estagiário deve trabalhar no máximo metade de seu expediente, que os gerentes também tenham ciência dessa condição. Também averiguar como os gerentes tratam os estagiários, não fazer distinção entre eles e funcionários CLTs a princípio parece uma ótima ideia, mas se o ambiente não permitir a conclusão da faculdade então deve-se pensar em uma diferenciação. Por fim uma maior sintonia entre os times e o pessoal de recrutamento de novos funcionários seria essencial, os gerentes dos times deveriam fazer parte deste processo.

Estável, porém sem grandes perspectivas.

Engenheiro de Testes Sênior

Prós: Uma boa variedade de benefícios. Paga sempre em dia. Paga hora extra. Paga custos de viagens para o cliente (hospedagem e um valor diário). Bom para se começar mas difícil se desenvolver.

Contras: Falta de reconhecimento. Paga mais por pessoas novas, do que promover as já existentes. Crescimento salarial pífio, novamente beneficiando novos contratados. Crescimento de carreira quase inexistente, dando preferência a pessoas de Israel e/ou Índia.

Conselhos para presidência: Dê mais valor aos recursos que tem dentro da empresa, ao invés de falar que não pode dar um aumento salarial maior, ou que não existem vagas disponíveis. Sendo que no fim das contas chamam pessoas de fora, para vagas melhores e ganhando mais do que você jamais conseguiria subindo por vias normais.

Bom para quem é workaholic

Analista de Sistemas Sênior

São Carlos, SP

Prós: benefícios. para quem gosta de viajar e ficar no cliente, e ganhar dinheiro com horas extras, é um ótimo lugar. A empresa permite ficar nos melhores hotéis de SP, por exemplo, e paga tudo em dia.

Contras: A demanda de trabalho é muito alta, exigindo trabalhos aos finais de semana, feriados, longos períodos longe de casa (+3 meses alocado em outras cidades), horas extras. Via de regra, não há treinamentos úteis, o novato é jogado na fogueira sem o mínimo de preparo e apoio.

Conselhos para presidência: Mudar alguns paradigmas, dentre os quais: pessoas precisam de vida social, não apenas dinheiro.

Salário/benefícios bons, mas prepare-se para vender sua alma e trabalhar muito ... Eu disse MUUUUUUITO

IT Integration Manager

Prós: Salário compatível e acima da média do mercado, beneficios bons como auxilio-creche, bonus, PLR em forma de 14º salário, VA/VR, seguro de vida, plano médico/odonto, carro para cargos acima de gerente, entre outros. Horas extras são pagas. Possibilidade de viagens internacionais, e até mesmo realocação para outros países.

Contras: Porque o salário é atrativo, na Amdocs você não terá familia, amigos, lazer e tempo para quase mais nada na sua vida em virtude do volume de trabalho. Os projetos de telecom são todos com prazos já atrasados quando mencionados pela primeira vez, muita pressão para cumprir datas impossiveis e em virtude disso muitas horas de trabalho são necessárias, incluindo sábados, domingos e feriados. Prática da empresa de vender, por exemplo, 20 recursos, colocar uns 8 e fazer esses 8 trabalhar entre 10-15 horas. Aliás, na Amdocs não se trabalha menos que 10 horas por dia. Os heróis são sempre os que trabalham mais, mas nao necessariamente de forma eficaz. Ambiente e cultura da empresa sempre de achar que tem que trabalhar inumeras horas para provar para o cliente a competencia da empresa. Clima dos projetos quase sempre péssimo por conta dos constantes atrasos e os promovidos são sempre os que trabalham mais. Reconhecimento somente para os profissionais mencionados acima. Muitos chefes, por exemplo, na hierarquia uns 3 gerentes, depois subindo mais uns 4 diretores, 2 VP´s, etc e como há muitas mudanças não há tempo habil para alguem conhecer seu trabalho e com a constante mudança de chefia, é impossivel alguem te avaliar adequadamente. Não há liberdade no trabalho, pouquissima flexibilidade de horario(tem que chegar no horario mas não tem hora para sair). Você muitas vezes passa mais tempo fazendo relatorios do que de fato trabalhando. Trabalha-se muitas vezes sem objetivo, pois ninguem te explica o porque do trabalho. Exige-se quase sempre alta performance das pessoas mas sem proporcionar as condições necessárias para tal. Muitas vezes a liderança não respeita a sua opinião, passando por cima de você várias vezes, sem respeito algum. A empresa nao se importa com os problemas pessoas dos funcionarios. Não se engane achando o salário é uma forma de recompensa, pois não é. Cenário bem ilusório no começo, mas com o passar do tempo sua saúde já terá desaparecido de tanto trabalhar. Não é à toa que uma parcela dos funcionários já são todos divorciados. Muitas vezes vejo pessoas trabalhando com medo.

Conselhos para presidência: Os projetos/clima e a Amdocs Brasil não é a mesma empresa lá de fora, conforme relatos de brasileiros que já foram para fora pela empresa. Tentar obter opiniões dos funcionarios da base da piramede, procurar entender e saber o que acontece no dia a dia dos projetos, pois a alta gestão nem imagina o que se passa nos projetos.

Boa para quem esta começando porém fraca para quem quer crescer

Senior Systems Analyst

Prós: Grande multinacional (#1 no desenvolvimento de sistemas para Telecom) com grandes chances de viagens internacionais e/ou relocações para outros países.
    Grande colaboração entre os colegas e 0% de concorrência interna.
    Ótimo ambiente para se trabalhar.

Contras: Plano de carreira não definido.
    Crescimento profissional lentíssimo.
    Baixos salários.
    RH ineficiente.

Analista de Sistemas

São Carlos, SP

Prós: A empresa não tem uma política formal para roupas e possui um ambiente de entretenimento, possui possibilidade de realocar para outras filiais existentes no mundo

Contras: Acredito que o ponto negativo no Brasil é que é difícil conseguir realocação para outras filiais pelo mundo, não sei qual o motivo porém vejo uma grande barreira para isso ainda.

Excelente empresa se você não quer ver seus filhos crescerem

Technical & Business Operations Analyst

Prós: Empresa com um bom salário e excelentes benefícios. Dá toda uma estrutura para funcionários que precisam se deslocar em nome da empresa. O ambiente de trabalho é construído por pessoas maduras e profissionais, o que torna o trabalho mais fluido entre as equipes

Contras: Amdocs é o tipo de empresa que vai exigir todo o seu tempo. Vai sempre existir uma pressão enorme em cima de você para que a sua dedicação seja máxima. Atualmente tenho 5 chefes e faço parte de 3 equipes diferentes, sem finais de semana, feriados e turnos definidos. Não existe um treino ou uma estruturação agradável para o aprendizado dentro da empresa. É viver eternamente no "se vira nos 30". Promoção? Só após dois anos. "Política da empresa"

Conselhos para presidência: Parem de promover gerentes sem equipe. Isso cria uma hierarquia de muito cacique para pouco índio. Invistam na capacitação dos analistas e na absorção de novos funcionários para melhorar a qualidade de vida.

Boa empresa e ambiente, mas não para todos os perfis.

Engenheiro de Software JúniorEx-funcionário, saiu em 2016

São Carlos, SP

Prós: Possibilidade de fazer carreira dentro da empresa. Estabilidade. Viagens internacionais. Colaboração entre times espalhados por diversos países. Gestão dos funcionários (RH) profissional e organizado.

Contras: Trabalho oscila entre muito monótono e períodos de muita cobrança e estresse. A passagem de conhecimento não é bem estruturada. Bom trabalho não é sempre reconhecido; promoções, preenchimento de cargos importantes e realocações, algumas vezes são influenciados por afinidade não competência.

Boa empresa com alguns problemas como todas as outras.

Engenheiro de Software

São Carlos, SP

Prós: Por ser uma empresa internacional e com times distribuídos por diversos países, oferece boas oportunidades de intercâmbio cultural e de exercício do inglês. O ambiente de trabalho no Brasil é excelente e em geral, os profissionais são qualificados e procuram sempre cooperar uns com os outros. Os salários e os benefícios oferecidos são satisfatórios, sobretudo considerando o custo de vida no interior de São Paulo.

Contras: Em geral, os projetos tem escopos enormes e a empresa assume prazos que para alguns times são impraticáveis. Isso gera uma grande pressão sobre os profissionais e muitas vezes, sacrifica-se a qualidade do software entregue em favor do respeito aos prazos. Alguns desenvolvedores de outros países são desqualificados, o que gera um grande desbalanceamento nos times, sobrecarregando os profissionais que prezam pela qualidade e pelas boas práticas de desenvolvimento. Alguns times utilizam frameworks internos da empresa, o que gera certa insatisfação entre os profissionais pela impossibilidade de usarem tecnologias mais modernas. Embora a Amdocs seja uma companhia de tecnologia (ou que tem na tecnologia o principal meio de viabilizar seu negócio), em geral, vê-se que business analists tem mais oportunidades de crescimento do que os próprios engenheiros de software, que em última análise, são os principais responsáveis pelo êxito dos produtos vendidos pela empresa.

Amdocs

Descrição:Líder de mercado em software e serviços para provedores de serviços no setor de comunicações, mídia e entretenimento, a Amdocs tem mais de 30 anos assegurando o sucesso dos prestadores de serviços e abraçando seus maiores desafios. A empresa global combina exclusivamente BSS, OSS e soluções de controle de rede e otimização de soluções para integrar em tempo real o dispositivo à rede, removendo barreiras tradicionais ao serviço e convergência de sistema e possibilitando melhores experiências aos clientes. Os prestadores de serviços em todo o mundo contam com Amdocs para simplificar e personalizar a experiência do cliente e melhorar a eficiência operacional.