Como é trabalhar na Ambev?

Ótima empresa para trabalhar se estiver disposto a sacrificar a vida pessoal

Prós: Cultura muito forte, pessoas competentes e envolvidas. Os processos funcionam muito bem e a meritocracia é verdadeira. Ótima para acelerar a carreira, os funcionarios sao muito jovens mas não imaturos. A competicao e agressividade tão falada não é verdadeira pelo menos no campo (centros de distribuição), apesar da alta cobrança por resultados ser bem real.

Contras: Salario muito baixo em relação ao mercado, é vendida uma ideia em que o bonus compensaria essa defasagem, mas as posicoes tem muita responsabilidade e não ha a recompensa financeira por isso! Alta carga de trabalho, trabalhar aos sabados é obrigatorio, só são dados feriados se eles forem nacionais (!!), se trabalha no dia do natal, ano novo e carnaval!!! Para crescer na empresa é necessario ter mobilidade de cidade/ estado

Conselhos para presidência: Aumente os salarios por favor! As pessoas se matam para ganhar um vale cerveja :( pelo menos devem ser recompensadas pelo grande trabalho que fazem! Ah é corte de custos é importante, mas para realizar um bom trabalho é necessario alguma verba ou pelo menos canetas no local de trabalho!

Indicaria a Ambev com certeza à um amigo, mas explicaria o que seria necessário abrir mão.

Gerente de Gente e GestãoEx-funcionário, saiu em

Brasília, DF

Prós: A Ambev é fantástica! É possível aprender muito em pouco tempo, assumir grandes responsabilidades, ser reconhecido, ser desafiado, crescer rápido e trabalhar com pessoas muito competentes. A área de gestão de pessoas realmente ajuda a formar líderes e a mostrar a importância de desenvolver o time. A cultura da ambev é única. Mesmo após ter saído da empresa, tenho enraizado os princípios.

Contras: Muita dedicação, salário mensal não compatível com o mercado (é bom somente se ganhar bônus) e sem vida social! A ambev vale muito a pena para quem está querendo crescer, ganhar experiência, tem potencial e está no início da carreira. Depois de alguns anos, as prioridades de vida mudam e muitos percebem que não vale mais a pena viver somente para trabalhar. Isso ocorre porque o quadro de pessoal é completamente enxuto!

Conselhos para presidência: Começaria a entender melhor o turnover de talentos, trainees e gerentes. É preciso dar oportunidade para as pessoas equilibrarem a vida pessoal com a profissional aumentando um pouco o quadro de funcionários. Além disso, é preciso remunerar de acordo com o mercado e com o cargo. É muito ruim ver a empresa se superando a cada ano e, apesar de bater as metas individuais, o salário mensal não ser compatível ou o bônus não ser bom no ano. Permaneceria com a cultura, foco no resultado e modelo de gestão, com processos redondos.

Eles querem pessoas que deem o sangue pela Cia. e em retorno eles não vão dar nada em troca.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2010

Jaguariúna, SP

Prós: Empresa com reconhecimento no mercado, o que gera um grande diferencial e status no currículo. Como primeiro emprego é uma ótima oportunidade. Oferece cursos de especialização aos funcionários de escritório, mesmo de nível hierárquico mais baixos (técnicos e estagiários). Tive a oportunidade de realizar 3 cursos em apenas 1 ano que permaneci como funcionária. Cursos que hoje pesam bastante no currículo. Os cursos que realizei foram: Excel, White Belt Six Sigma (extremamente reconhecido e requisitado pelo mercado) e um Workshop.

Contras: Em primeiro lugar e acho que mais importante de todos a remuneração é baixa, mesmo para cargos de alto nível hierárquico. Os benefícios não eram agradáveis, apenas o fretado e alimentação no local, que eram descontados do salário. Para funcionários efetivos havia descontos em produtos, mas que também era limitado, cada funcionário só podia pegar 2 caixas de cerveja com desconto por mês. Em relação a alimentação no local era péssima, feita por uma empresa terceirizada, sempre havia bicho na comida e baratas passeando pelo refeitório. Mesmo com as reclamações constantes de todos os funcionários, a Cia. não mudava a empresa que fornecia a alimentação por “contenção de despesas”.
    A gestão de pessoas é meio largada, não recebia feedback construtivos da coordenação do time para saber como evoluir nas tarefas. Não recebia feedback algum, nem bons ou ruins. A coordenação do time é sempre ausente, sempre com a desculpa: hoje vou no médico, hoje tenho reunião em são paulo, hoje eu não vou fazer nada e só ficar brincando no celular. O que no fundo pode parecer ótimo Não ter um chefe presente, mas não, não é. O Feedback do chefe para saber como você esta indo e onde deve ir é essencial.
    A cultura da Cia. não é aplicada, apesar de ser esfregada na sua cara o tempo todo, tentando convencer os funcionários que somos “ a melhor companhia de bebidas do mundo em um mundo melhor.” Tentando convencer a todos que o crescimento de nível hieráquico é rápido e que é o melhor lugar do mundo para se trabalhar, parece mais uma igreja tentando impor uma ideia e converter fiéis. Condenavam qualquer tipo de bebida ou produto da concorrência direta ou indireta. Até mesmo água das qual eles não produzem, tinha que ser de parceiros deles, no caso a água precisava ser da Nestlé. Caso você fosse fotografado fora do trabalho consumindo qualquer coisa da concorrência, era despedido.

Em resumo remuneração baixa, falta de reconhecimento, falta de oportunidade de crescimento, cultura esfregada na sua cara o tempo todo, com o blá blá blá que ali você é reconhecido, que o crescimento é rápido, e que você está no melhor lugar do mundo para se trabalhar, porém é tudo mentira.

Conselhos para presidência: Para a presidência acho que nenhum, porque nada nunca vai mudar lá dentro. Mas para os gerentes e coordenadores peço gentilmente que comecem a tratar melhor seus funcionários, com feedbacks construtivos e conselhos de como melhorar as suas tarefas. E reconhecimento? Comecem pelo menos a elogiar, dar parabéns por alguma atividade bem realizada, pois quem bate a meta dos gerentes e coordenadores, são eles, os analistas e técnicos.

Paga pouco pra você vender sua vida

Prós: Muito dinâmica e bons benefícios

Contras: Invade a vida pessoal e paga mal

Conselhos para presidência: Seu time trabalha muito. Valorize mais isso

experiencia muito boa,é uma escola q você aprende pelo resto da vida.

Vendedor

Prós: amizade entre os funcionários,onde as pessoas trabalham em busca de resultados vestindo a camisa da empresa e vendendo seus produtos com orgulho.Empresa q aprendi muito é uma escola mas hoje infelizmente é um lugar desagradável que tem algumas pessoas medíocres.

Contras: o problema não é a ambev,a ambev é uma empresa muito boa,paga em dia,cumpre com a gente tudo aquilo que é acordado é uma empresa que eu aprendi muito mas o q acontece é que as pessoas que estão no cargo de chefia q não sabe de nada só tem diploma e atrapalha o ambiente onde chega não respeita ninguém e é o dono da razão,anos atrás tínhamos respeito pela liderança mas hoje o que eles querem é resultado é não estão nem aí pro q vc pensa ou deixa de pensar,então aquelas pessoas boas que estão ainda na empresa com certeza
    irão sair pois a ambev está perdendo vários funcionários que davam o sangue pra essa empresa.

Conselhos para presidência: nunca contrate uma pessoa por causa de diploma é sim pelo que ela é o que ela pretende dentro da empresa.respeitar os funcionários,ter um ambiente agradável não estou falando pra não ter cobranças claro tem que existir mas com cautela é respeito,aumentar o salario q está uma vergonha onde a empresa fatura milhões e um vendedor ganha no máximo 1700 reais,vocês tem tudo pra melhorar pros funcionários só dependem de vocês,tinha orgulho em falar que trabalho na ambev,mas hoje prefiro não falar pois sinto magoa em trabalhar pra essa empresa,pense nisso.

FRUSTRANTE

Vitória, ES

Prós: DA OPORTUNIDADES ,O BENEFICIO DE CESTA NATALINA E AUXILIO MATERIAL ESCOLAR SÃO EXCELENTE.

Contras: REMUNERA MUITO MAL TODOS OS VENDEDORES E TRAÇA DE MODO DESLEAL NOSSAS METAS,QUE SÃO COMPARADAS ROTAS LITORÂNEAS E VIPS COM ROTAS PERIFÉRICA. APREGOAM UMA FALSA PREOCUPAÇÃO COM A SEGURANÇA DE SEUS FUNCIONÁRIOS MAS NOS MANDAM PARA RUA SEM EPI APROPRIADO E DEBAIXO DE CHUVA COM UMA FORTE PRESSÃO POR METAS A SEREM BATIDAS.

Conselhos para presidência: PASSE A COMISSIONAR A EQUIPE DE VENDAS QUE VOCE TERA COM CERTEZA UMA EQUIPE MOTIVADA E COM CERTEZA AS VENDAS IRÃO SUPERAR QUALQUER AÇÃO DE VENDAS QUE POSSA ALAVANCAR RESULTADOS E CONSEQUÊNTEMENTE VAI AUMENTAR O FATURAMENTO DA COMPANHIA . TEMOS AS MELHORES MARCAS , OS MELHORES PROFISSIONAIS ,SÓ ESTA FALTANDO UMA GESTÃO VOLTADA REALMENTE PARA QUEM TRAS OS RESULTADOS: NÓS VENDEDORES.

Me fez repensar minha vida diversas vezes.

Londrina, PR

Prós: Pessoas ótimas trabalhando que realmente se preocupam com os outros, tem estratégias de mercado muito eficientes e promove o desenvolvimento voltado para a empresa. No momento ela foi boa pra mim, porém a trilha que eu vejo

Contras: Os modelos estabelecidos fazem com que a maioria das pessoas que queira se dedicar não possa equilibrar vida pessoal e trabalho, pois muita gente é descomprometida com a empresa em função da insatisfação gerada por indicadores de custos excessivos, remuneração, etc. No final das contas a ponta da área comercial acaba se tornando um bode expiatório para os clientes pelo mal atendimento proporcionado pela empresa mais em função dos indicadores de custos que do tamanho da empresa.

Conselhos para presidência: O que muitos gestores observam são um tapete passado por cima do que realmente acontece. Talvez se houvesse menos sobrecarga e análises de resultados menos quantitativas e mais eficientes seria possível entender o que acontece, porém para isso não haveria Orçamento Base Zero e nem uma operação deste tamanho com a alta taxa de lucro em um ramo tão taxado de impostos.

Remuneração péssima

Promotor

Campo Grande, MS

Prós: Benefícios Excelentes.

Contras: Benefícios excelentes, mas remuneração péssima muito abaixo da média.

Conselhos para presidência: Lembrar-se que sem funcionários não se faz uma grande empresa. Tem que pensar que não se pode agradar somente os clientes, pois muitos funcionários bons saem da empresa para trabalhar em empresas concorrentes pelo fato justamente do salário ser ruim. E alterar o ticket restaurante para alimentação.

Companheirismo em primeiro lugar

Vendedor

Prós: Meritocracia, e companheirismo entre funcionarios.

Contras: Salario muito abaixo do mercado atual, nos vendemos muitos e ganhamos muito pouco. nessecasosó enriquecer a empresa enquanto os funcionarios nunca melhoram sua vida.

Conselhos para presidência: Cuide mas dos seus funcionarios de linha de frente que no caso são seus vendedores

Ambev, meu projeto de vida.

Promotor

Prós: É uma ótima empresa, basta a pessoa se esforçar, que terá muitas chances de mudar de posição, estou nesta posição, mas venho galgando bons resultados para poder progredir lá.

Contras: Não gosto muito do que é feito também em relação a carreiras, eles preferem pegar muitos profissionais do mercado para alguns cargos elevados a treinar pessoas que já tem uma bagagem e entendem bem a estrutura do negócio

Conselhos para presidência: Mudar a forma de contratação, e dar mais valor aos próprios funcionários excelentes, pois sabemos que há muita gente preparada e capaz de fazer o negócio andar

Ambev