Como é trabalhar na Amazul?

Empresa que oferece estabilidade, mas que também apresenta desafios no campo tecnológico.

Físico

Prós: Por ser uma empresa estatal, ela oferece estabilidade. Como atua no campo de tecnologias de defesa, a empresa permite agregar uma boa experiência profissional em uma área de engenharia de ponta.

Contras: Por ser uma empresa estatal, não possui o mesmo dinamismo de uma empresa privada na contratação de serviços ou aquisição de produtos, e isso cria certas dificuldades no atendimento das condições de trabalho, como fornecimento de suprimentos e materiais de trabalho.

Analista de Recursos Humanos (RH)

Prós: Regime CLT, mas com Segurança Subjetiva de estabilidade de empresa pública, trabalho com boa estrutura de pessoal, sentimento de auto estima elevado por apenas ser contratado através de concurso público rigoroso e de alto nível, respeito rígido com as normas da CLT e os direitos dos trabalhadores, preocupação com a qualidade de vida dos empregados, empregados satisfeitos com o forte poder de contribuição para o desenvolvimento da sociedade em função dos projetos da empresa, ótima gestão de planejamento estratégico claro e objetivo, plano de cargos e salários claro.

Contras: Processos Administrativos lentos devido ao sistema burocrático implantado e enraizado em empresas públicas, dificuldade de transição da cultura organizacional da empresa, trabalhadores com média de idade elevada colocando em risco a transição do conhecimento, riscos econômicos para os projetos em função da dependência exclusiva dos recursos do tesouro nacional e consequentemente da política e seus interesses.

Conselhos para presidência: Manter foco na satisfação dos clientes internos em consonância com os objetivos globais da empresa. Ser fiel e seguir o planejamento estratégico em função da Missão, Visão e Valores da Empresa.

Bom salário, apenas isso.

Prós: Bem, no meu ponto de vista, o único ponto positivo da empresa é a remuneração e os benefícios que estão competitivos com o mercado atualmente.

Contras: A cultura organizacional é muito engessada e retrógrada. As hierarquias são muito rígidas, e o lema aqui é "manda quem pode e obedece quem tem juízo". As pessoas têm medo de se expressar e expor suas opiniões.

marinha

Técnico em Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear e Defesa

Prós: Se aprende muito sobre uma tecnologia onde poucos tem acesso

Contras: Tudo anda devagar, e deve-se adequar ao padrao militar de marinha

A empresa tem um ambiente de trabalho bom, porém não incentiva o crescimento de seus funcionários.

Técnico em Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear e Defesa

Prós: O horário da empresa é "flexível", sendo a entrada das 7:00 às 9:00 e a saída das 16:00 às 18:00. O funcionário tem que cumprir 8:00 trabalhadas tendo 1:00 para o almoço. Ambiente de trabalho descontraído com pouca pressão.

Contras: Não há incentivo ao desenvolvimento do funcionário como auxilio financeiro com mensalidade de faculdade, os cursos já concluídos não são parâmetros para aumento de salário, ou seja, não há progressão salarial por estudos.

Conselhos para presidência: Implantar um programa de incentivo aos funcionários para continuarem seu aprimoramento técnico.

Muito boa empresa

Prós: Salário, desafios de uma empresa pública ainda nova, em estruturação, oportunidades para assunção de responsabilidades. Compromisso da administração da empresa em melhorias e observância do planejamento estratégico.

Contras: Algumas práticas, típicas do setor público, inadequadas para o atual momento. Pouco enforcement em disciplina, instrumentos de avaliação de desempenho ainda em construção.

Bom por enquanto

Técnico em Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear e Defesa

Prós: Os salários são bastante atraentes por serem na média maior que o do mercado, oferece um vale- alimentação, restaurante no local sem custo adicional.

Contras: A empresa não te oferece desenvolvimento de carreira, o desenvolvimento pode ocorrer em raros casos com aumento de salário porem não com mudança de cargo. Intetessante para quem ja tem idade, para os profissionais novos não é intetessante

Ciência e Tecnologia

Técnico em Química

Iperó, SP

Prós: Trabalho dinâmico e exclusivo, com uma enorme carga de conhecimento na área com muitos profissionais experientes que agregam conhecimento aos mais novos

Contras: Pouco incentivo aos estudos para nível técnico, médio e auxiliar, o reajuste anual nunca é na data base e sempre abaixo do Ipca, degradando o salário

Uma empresa promissora, que pode melhorar bastante...

Oficial Industrial

Prós: Como é uma empresa que atua no campo de alta tecnologia, os funcionários obtêm um grande aprendizado e amplia a experiência na sua área de trabalho.

Contras: Um plano de carreira não compreendido por grande parte dos colaboradores. Falta de reconhecimento e valorização de seus talentos humanos, de acordo com o conhecimento em sua área de atuação .

Conselhos para presidência: Uma avaliação mais profunda dos colaboradores e valorização dos mesmos de acordo com seus conhecimentos e habilidades nos serviços executados.

Desenvolvimento tecnológico e independência

Engenheiro

Prós: A empresa mantém a estabilidade dos funcionários mesmo em situações economicas adversas. Ela possúi refeitório de boa qualidade e sua localizaçãoa em SP é privilegiada localização

Contras: A empresa não possui autonomia para conceder progressões salariais e de carreira por mérito pois está subordinada à repasses do governo, o que impede de motivar seus funcionários a buscarem padrões mais elevados de desempenho.

Conselhos para presidência: Realizar encontros mensais com todos os funcionários para divulgação pessoal dos objetivos e interesses da empresa com os destinos dos seus negócios.

Amazul

Descrição:A Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. – Amazul foi criada em 2013 com o objetivo de promover, desenvolver, transferir e manter tecnologias sensíveis às atividades do Programa Nuclear da Marinha (PNM), do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e do Programa Nuclear Brasileiro (PNB). Sua missão primordial é viabilizar o desenvolvimento do submarino de propulsão nuclear, tecnologia imprescindível para que o País exerça a soberania plena sobre as águas jurisdicionais brasileiras, a nossa Amazônia Azul. Para executar seus projetos e oferecer serviços tecnológicos, a Amazul retém, atrai e capacita recursos humanos de alto nível. O desafio da empresa é reunir o talento das pessoas e conhecimento para contribuir com a independência tecnológica nuclear brasileira, em benefício da sociedade.