Como é trabalhar na Alupar?

Orgulho de fazer parte

Gerente Técnico

Prós: A empresa oferece oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, está constantemente aprimorando suas políticas e processos, e gestão das pessoas. Oferece oportunidades de transitar em todos os níveis hierárquicos, permitindo o desenvolvimento dos profissionais.

Contras: Não vejo pontos negativos, pois está constantemente buscando melhorar sua atuação. Precisa identificar as pessoas que não agregam e não estão satisfeitas com a empresa para que melhore cada vez mais a perfomance dos negócios.

Empresa excelente

Prós: Acho que a empresa tem Excelentes benefícios, lugar agradável, boa gestão, gestores preparados, bons salários, excelente PLR, reconhecimento e oportunidade de crescimento. A melhor empresa que eu trabalhei até hoje.

Contras: Não tem ponto negativo. Gosto muito de trabalhar aqui. Conquistei muitos amigos e pessoas que ajudam no dia a dia de trabalho. É claro que nem todo mundo segue 100% as orientações da empresa e, essas sim, às vezes dificultam o trabalho dos outros. Mas na maioria dos casos, as pessoas são cordiais e colaborativas.

Conselhos para presidência: Continuar com o que tem, e quem sabe repensar na carga horária.

Decepcionante

Ex-funcionário, saiu em 2019

Prós: Salário bom (na média do que o mercado paga), benefícios sem desconto (Assistência Médica e Odontológica), bom clima entre membros da equipe (os analistas se ajudam e buscam manter um bom relacionamento).

Contras: Carga horária de 44 horas semanais, além de descontar horas de dias pontes em feriados prolongados. Horário flexível "só para inglês ver", pois a gestão chegava por volta das 8h30, e recebi orientação que não seria bem visto caso chegasse muito cedo (7h30), ou depois desse horário, mesmo estando dentro do período flexível. Há pouca abertura para diálogo entre analistas e gestão, pois nunca acontece uma reunião de alinhamento do time. Quando acontece uma reunião, é sempre de última hora (não existe agendamento prévio, o que significa que você tem que estar à disposição da sua gestão quando ele bem entender, e pouco importam os compromissos em sua agenda ou seu planejamento diário). Processos com muitas etapas, o que torna tudo muito burocrático e difícil de fluir. Tudo tem que passar pelo crivo da gestão (pois confunde-se confiança e respeito com permissividade), e isso faz com que um processo que levaria 2 horas para finalizar, ficar 48 horas em uma "fila de prioridades" somente para receber uma assinatura e carimbo do gestor (que nem se dá ao trabalho de ler o que estava escrito no documento).

Conselhos para presidência: A Alupar é uma ótima empresa, vem crescendo e faz parte de um setor muito promissor para os próximos anos, porém, é necessário um planejamento maior referente aos recursos humanos. É preciso levar o afetivo em conta, além do efetivo, e algumas lideranças precisam entender que confiança e respeito é diferente de ser permissivo.

É uma empresa que tem tudo para dar certo, mas é gerido pelas pessoas erradas.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: É uma empresa com expertise no segmento que atua, é bem estruturada em termos de infraestrutura, mobiliário e políticas. Tem ética profissional e ambiente respeitoso. Excelentes benefícios e segmento de atuação.

Contras: Ambiente hostil, clima pesado entre equipes diferentes. Burocracia desnecessária, uma série de determinações sem sentido, que retardam os processos. Departamento de RH autoritário e ríspido.

Conselhos para presidência: Maior atenção ao clima e motivo do turn over.

Um mundo de oportunidades!

Manager

Prós: A Alupar é um mundo de oportunidades de aprendizado, crescimento e autodesenvolvimento. Aqui nós somos uma grande família. E ter o espírito de família é um ponto extremamente positivo, pois gera proximidade, respeito e vínculo entre as pessoas.

Contras: Não vejo como negativo, vejo como oportunidade: oportunidade de selecionar e manter no quadro somente pessoas que tenham identidade com a Empresa, que amem trabalhar aqui e se sintam parte. Pois, a pessoa só vai sentir esse entusiasmo no trabalho se ela se sente parte da Empresa, se ela concorda com os princípios e valores (não tem jeito).

Conselhos para presidência: Continue na mesma "pegada". A Empresa segue uma trajetória brilhante, basta considerar o entusiamo e o orgulho de pertencer à Alupar demonstrado por muitos na última confraternização.

Lugar único para se trabalhar

Prós: Trabalhar na Alupar é realmente um lugar único para se trabalhar. Especialmente se viu isso na festa de fim de ano recente, foi maravilhoso ver tantas pessoas apaixonadas pela Empresa e mostrando o quanto aqui temos oportunidades de nos desenvolvermos, pessoal e profissionalmente. Tenho orgulho de ser Alupar e me vejo aqui no futuro.

Contras: Acho que o que tinha de negativo era alguns empregados que não valorizavam a Empresa e falavam mal e reclamavam pelos corredores, sendo que pouco contribuíam efetivamente para o sucesso, pois não tinham alinhamento com os valores da Empresa. Mas, aos poucos, esses já estão saindo, o que acho positivo, pois até o clima de trabalho fica mais leve sem eles.

Conselhos para presidência: Continue nessa mesma linha de ação do último ano. Sua presença nos eventos internos e seu discurso coerente nos inspiram a continuar vestindo a camisa da Alupar.

Gerente Contábil e Fiscal

Prós: Empresa financeiramente sólida, presente no mercado brasileiro com projetos em operação e novos projetos em implantação e com expansão para o mercado internacional, com administradores experientes que tomam decisões assertivas para o desenvolvimento da Companhia.

Contras: É uma empresa no ramo de energia relativamente nova, por essa razão está passando por processos de aprimoramento e trazendo as melhores práticas do mercado para aplicação interna. Desta forma as mudanças de melhorias acontecem de forma gradual e não de forma imediata como parte dos colaboradores desejam.

Uma empresa que tem muito a crescer, falta alinhamento e direção na gestão de pessoas (RH e gerentes).

EspecialistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Boa empresa para se aprender e situar. Qurendo aprender e com a integração entre os núcleos. Alguns pontoz a melhorar quanto benefícios e gestão.

Contras: Por ser empresa com quadro reduzido e alta demanda nas atividades, acaba tendo um desgaste entre as equipe. Falta alinhamento entre gestores e RH.

Conselhos para presidência: Se aproximar dos planos e interagir mais com base operacional, esta tão próximo no escritorio mas não se vê entrosamento.

Empresa não valoriza os bons funcionários...lamentável

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A localização é boa, os benefícios estão dentro do esperado. Na verdade é uma empresa familiar disfarçada de corporativa. Excelentes profissionais já passaram por lá, porem não ficam muito tempo.

Contras: Muitos! Não valorizam os profissionais que vestem a camisa, pelo contrário; para se manter empregado neste empresa você não tem que ser um bom profissional, você tem que rezar para o gerente e/ou o diretor do momento ir com a sua cara. Clima pesado, carregado, se pautam na gestão de conflito para gerir as pessoas. Todos gastam muito tempo procurando defeito no trabalho dos outros para ir correndo contar para diretoria, assim ganham "credito" com os donos. Empresa familiar, de cultura ultrapassada e RH arcaico, desmotivador. 80% dos que lá trabalham, estão por pura necessidade sem nenhum prazer ou orgulho de fazer parte da empresa.

Conselhos para presidência: Abram os olhos!!!!

otima empresa para trabalhar

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa tem bons benefícios, bons salários e um ótimo clima de trabalho. O escritório é bem localizado, organizado moderno e oferece uma excelente infraestrutura para trabalhar. Os diretores são acessíveis para contato.

Contras: a empresa ainda aplica o horário de 8h48 por dia. uma carga de trabalho muito extensa, Se pudesse alterar para 8 horas por dia iria ajudar muito na qualidade de vida dos funcionários.

Conselhos para presidência: O presidente deveria ficar mais atento às pessoas que realmente amam e lutam pelo bem da empresa. Tem muita gente negativa que não está interessada em fazer o melhor pela Alupar.

Alupar

Descrição:A Alupar é uma holding de controle nacional privado, com atuação no setor de energia, mais especificamente nos segmentos de transmissão e geração, tendo como objetivo desenvolver e investir em projetos de infraestrutura relacionados ao setor de energia no Brasil e nos demais países da América Latina. A Companhia é a maior companhia 100% privada e uma das cinco maiores no segmento de transmissão de energia elétrica no Brasil, em termos de RAP.

No segmento de transmissão, a Alupar possui a concessão de 29 sistemas de transmissão, totalizando 7.736 km de linhas de transmissão, por meio de concessões com prazo de 30 anos, localizados no Brasil e uma vitalícia na Colômbia

Atuante também no segmento de geração, a Alupar detém a concessão/autorização de 10 ativos, que totalizam 687,0 MW de capacidade instalada, sendo 550,0 MW decorrentes de 3 UHEs, 3 PCHs e 1 projeto eólico em operação. Os 137,0 MW em implantação referem-se a projetos de geração de fonte hidráulica.