Como é trabalhar na Altran do Brasil?

Boa empresa para quem está começando. Mas fiquem atento.

Analista de ConfiguraçãoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A empresa pagava em dia, tanto o salário, quanto os benefícios. Como ficava alocado no cliente, não tenho muito o que falar do clima em geral na empresa.

Contras: A comunicação entre a consultoria e o profissional é quase nula. O gerente de projeto não responde mensagens e não é tão presente no dia a dia do funcionário. A comunicação com o RH então... falha demais. Vale refeição abaixo da média do bairro, plano de saúde pago, e é um absurdo. E um dos pontos negativos principais é na falta de comunicação na hora de negociar o salário, você entra ganhando uma determinada quantia e percebe que o seu colega de equipe ganha bem mais ou bem menos... Eles usam um sistema de "dizer o quanto você acha que merece" na hora da contratação. Não é nada amigável.

Se recebeu uma proposta da Altran: FUJA!

Analista PlenoEx-funcionário, saiu em 2018

Brasília, DF

Prós: Um dos pontos que posso ressaltar é que, embora seja uma empresa péssima, nunca atrasou meu pagamento. Outro destaque é que a Altran é uma empresa muito conhecida por ter grandes clientes para serviços terceirizado e, no meu caso, tive a oportunidade de trabalhar na Caixa Seguradora.

Contras: Para quem não conhece, a Altran é uma empresa de TI que oferece serviços terceirizados, ou seja, você é contratado por ela mas na verdade desempenha o trabalho em outra empresa. Caso você esteja pesquisando a Altran porque recebeu uma proposta: recuse porque é furada! A empresa te joga em qualquer local de trabalho sem a preocupação de onde você está trabalhando, não tem controle de funcionários, a rotatividade de gestores de contrato é muito alta (em 1 ano e meio pude presenciar 4 demissões em cargos de gestão). Eu nunca sabia quem era meu gestor por conta das demissões em massa. A Altran não se preocupa com o funcionário e não faz questão alguma de trocar suas posições por percentuais de ganho: todo gestor que entra demite alguns funcionários para gerar novas contratações e acumular bonificações ao seu cargo. Sobre os benefícios: vale refeição $400 reais (muito abaixo do mercado) + vale combustível $400. O Plano de Saúde você precisa arcar sozinho e custa em torno de R$600 reais por pessoa... um absurdo! NO currículo não conta em nada destacar a Altran, tanto é que eu mesmo nem inseri no meu linkedIn essa empresa, apenas coloquei a empresa na qual eu prestava serviço: Caixa Seguradora. E é super complicado prestar serviço em nome da Altran pra Caixa Seguradora, um abandono total, você não tem direito a nada e é tratado como um qualquer apenas por ser terceirizado.

Conselhos para presidência: Tenho vergonha de falar que já fiz parte da Altran e meu conselho é ouvir mais os funcionários para começar a pensar em mudança. Mas pra mim, isso jamais vai acontecer porque a Altran pensa em números não em pessoas.

Pode melhorar

Analista de Negócios

Salvador, BA

Prós: Empresa sempre correta com os pagamentos. O salário era depositado no último dia útil do mês anterior, ao envez de pagar no quinto dia útil como a maioria das empresas fazem. O combustível e a alimentação no primeiro dia útil.

Contras: A empresa não possuía RH local e nem mesmo um escritório como referência na minha região, Salvador-Ba. Tudo era feito remotamente e mesmo tendo uma supervisora para dar suporte, a gestão externa, Rio de Janeiro, nos trazia diversos problemas devido a desorganização/ inexperiência. Quando ninguém do RJ interferia, nossas metas eram batidas e os problemas solucionados. Mas quando os mesmo se envolviam não era satisfatório o andamento dos processos.

Conselhos para presidência: Os números apresentados pela regional Salvador eram os melhores de todas as regionais do Brasil. Aconselho a aprenderem a analisar indicadores para que injustiças não sejam cometidas por pessoas que não sabem ferir talentos.

Faz de tudo para ganhar o cliente e depois abandona os próprios colaboradores

Analista Programador

Prós: O Plano de Benefícios é apresentado de forma clara e os portais de holerite e ponto são funcionais, seu contrato é explicado ponto a ponto e as dúvidas são solucionadas por gerentes de relacionamentos dedicados ao cliente

Contras: Não cumpre financeiramente o proposto. Corta a oferta de salário entre a entrevista e a efetivação da vaga. Demora muito tempo para solucionar questões administrativas e devido a acordos coletivos escusos não paga as horas extras corretamente.

Conselhos para presidência: Não alocar todos os funcionários como se fossem apenas uma localidade, com um plano de benefícios e sem proporcionar um plano de carreira que estimule os colaboradores.

Boa empresa para apripromorar a aptidão, mas não cumpre com o combinado financeiramente.

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: O Diretor do Rio de Janeiro é humano. Empresa da oportunidade de aprendizagem, mas como a gestão é jovem, deixa alguns gaps. No RJ a operação tem um bom clima e descontração.

Contras: Falta de gestão e de consideração da alta direção de São Paulo. A alta cúpula, pouco sem importa com o que passa nas operações. Não possui planos de carreira, benefícios ruins e salários baixos.

Conselhos para presidência: Ter um olhar mais humano aos seus colaboradores.

Péssima empresa para se trabalhar

Gerente de Contas EmpresariaisEx-funcionário, saiu em 2018

Barueri, SP

Prós: Forma de contratação CLT full foi o único ponto positivo encontrado nessa empresa. De uma forma geral não encontrei pontos positivos na Altran, a empresa não é humana.

Contras: Os diretores da empresa são extremamente frios, no sentido de não pensarem nos funcionários e no seu desenvolvimento. Só pensam em números, de uma hora para outra mudam o foco de trabalho e demitem os funcionários.

A empresa tem varias vagas para diversos cargos mas não tem um plano de carreira

Programador

São Bernardo do Campo, SP

Prós: realocação para outras empresas tendo assim chances de adaptação caso não esteja satisfeito com a empresas que você esteja prestando serviços

Contras: Não consegue identificar pontos de capacidade do funcionário mantendo funcionários com grau de conhecimento alta com salários baixos e funcionários com baixo conhecimento com salários altos isso é muito desmotivante

Boa empresa para inciar um ciclo profissional.

Analista de Produtos I

Betim, MG

Prós: Relacionamento com o gestor é muito bom, sempre aberto às demandas do funcionário. Vale refeição é muito bom. Há opção de usar transporte fretado da empresa contratante ou vale combustível.

Contras: A empresa, por fornecer mão de obra, carece de plano de carreira. O salário para profissionais qualificados é muito abaixo do mercado. Algumas questões poderiam ser melhoradas na gestão de horas que por vezes é confusa. Os planos odontológicos e de saúde descontam bastante e não valem a pena.

No geral um bom lugar, mas precisa rever a questao de beneficios, que sao muito ruins.

Desenvolvedor Java Sênior

Prós: Autonomia para gerenciar voce mesmo, sem pressao por parte da Empresa no que é desenvolvido nos clientes, oportunidade de trocar de clientes caso nao esteja satisfeito.

Contras: VR baixo demais para Sao paulo ou Alphaville por exemplo. Fora isso unico beneficio que realmente compensa é o Vale Gasolina ou VT que nao é descontado. Seguro saude e dentario desconta muito da folha, impossivel ter, ainda mais com dependentes.

Conselhos para presidência: Melhorar a questao dos beneficios dos colaboradores

Não recomendo pela falta de estabilidade.

Analista AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Empresa paga em dia apenas. Possui projetos em grandes clientes. Bom apenas para início de carreira e para quem está desemoregado e sem recursos de reaerva.

Contras: Baixíssimos salários. Sem plano de carreira e sem plano de cargos e salários melhores. RH extremamente desorganizado. Trabalha com projetos de terceirização apenas. Difícil vestir a camisa da Altran. Empresa descarta com facilidade seus funcionários.

Conselhos para presidência: Melhorar a segurança no emprego de seus funcionários. Evitando descartá-los facilmente.

Altran do Brasil

Descrição:Com mais de 400 colaboradores, a Altran Brasil é hoje um dos principais players na Consultoria de Inovação e Tecnológica no Brasil. Estõ presentes nos vários setores de atividade como o Financeiro, Telecomunicações & Media, Administração Pública, Indústria e Utilities a sua atividade estrutura-se na venda de soluções e outsourcing.