Como é trabalhar na Alstom Brasil?

Péssimo para quem quer se desenvolver e gosta de desafios

Taubaté, SP

Prós: Grande possibilidade aprendizado. Valorização do conhecimento técnico. Possibilidade de expatriação para quem é engenheiro.

Contras: A tomada de decisões é muito lenta. O corporativismo é absurdo. Número de gerentes é absurdo, sendo aa maioria pouco preparado para liderar pessoas, motiva-las e faze-las se desenvolver

Conselhos para presidência: A melhor coisa que poderia acontecer já aconteceu: foi vendida para a GE

Horrível

Analista de LogísticaEx-funcionário, saiu em 2013

Canoas, RS

Prós: Poucos, talvez o salário, mas ainda assim é abaixo da média.

Contras: Péssima gestão. Os funcionários são explorados. Horas extras diárias. Poucos benefícios. Nenhum reconhecimento ao colaborador, na primeira oportunidade te demitem.

Avaliação

Engenheiro Pleno

Taubaté, SP

Prós: possibilidade de fazer mestrado

Contras: falta gestão de pessoas, plano de carreira

Dificilmente tive oportunidade de me promover nessa empresa.

Assistente AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2014

Camaçari, BA

Prós: Os únicos pontos positivos na minha opinião foi os cursos que fiz na empresa que não foi cobrado no meu holerite.

Contras: Paga muito mal, não recebi todos meus benefícios que tenho direito, a empresa está muito desorganizada, passei por momentos muito ruim na empresa devido a mal gestão, muito burocrática para resolver qualquer situação ou algum problema, a empresa mente dizendo que possui o plano de carreira mas na verdade só promessas, etc e muito mais...

Falta reconhecer o bom trabalho dos funcionários

Engenheiro

Prós: Ótimos profissionais na área técnica.

Contras: Péssima gerencia e falta de transparência.

Estabilidade e estagnação

Gerente de Supply Chain

Prós: Emprego estável, sem surpresas, empresa seria

Contras: Pouca chance de desenvolvimento de carreira

Conselhos para presidência: Promover as pessoas que trabalham duro e nao quem são os amigos dos amigos

Fracasso

Engenheiro

Prós: Tudo o que se faz na Alstom deve ser regido por um processo, uma planilha ou um programa de índices.

Contras: As chefias são amarradas a esses processos, planilhas. Assim, quando algum funcionário precisa de algo da chefia que não constem nesses processos, ele fica sem assistência.

Conselhos para presidência: Olhe cada funcionário como um ser humano, não como um número.

Processos processos processos

Gerente de Engenharia

Prós: Oferece os benefícios padrões de empresas de grande porte. Ainda não atrasou o pagamento dos salários. Ambiente amigável porém com pessoas sem muito compromisso

Contras: Empresa sem foco no resultado e no lucro. São totalmente orientados a processos complexos que demandam profissionais que não raciocinam objetivamente. Poucas oportunidades para quem quer mudanças. Muitas oportunidades para acomodados.

Conselhos para presidência: Olhe para baixo ou uma hora vai ter que dar lugar para outro.

Empresa Política

Prós: Boa localização, bons benefícios, oportunidade de interagir com as empresas do grupo em outros países e é possível se candidatar para vagas no exterior.

Contras: Empresa muito política, os melhores funcionários geralmente são terceiros, o processo sofre por politicagem e proteção dos escolhidos. Equipe enxuta, muita pressão e liderança confusa. Diretoria não planeja bem a execução do projeto e a equipe sofre para executar o projeto no dia a dia. Trabalho arcaico milhões de planilhas para preencher sem resultado.

Conselhos para presidência: Traçar melhor as ações para desenvolvimento dos projetos; ler e-mails.

Crescimento desordenado!

GerenteEx-funcionário, saiu em 2014

Camaçari, BA

Prós: A Alstom em geral é uma grande empresa, com procedimentos claros e bastante rigorosos no que tange a questões éticas e de Governança corporativa, principalmente depois dos escândalos do metrô de SP.

Contras: A Alstom até poucos anos atrás, não possuía know-how e nenhuma participação no mercado de Wind (Energia Eólica), por isso adotou como estratégia para entrada no mercado global, a aquisição de uma empresa espanhola chamada Ecotecnia. Porém, no Brasil, a Alstom Wind cresceu de maneira muito rápida (participando e ganhando a maioria dos leilões federais com empresas parceiras para distribuição e venda da energia)... O grande problema foi que a Alstom Wind não se preparou adequadamente para esse crescimento, com isso inúmeros problemas ocorriam, principalmente atritos entre as mais diversas áreas da empresa... cada uma querendo "tirar o seu da reta". Enfim, esse é o meu sentimento. Eu lamento muito, pois adorava trabalhar na Alstom. Hoje a Cia. foi adquirida pelo grupo americano GE.

Conselhos para presidência: Fazer com que as áreas consigam trabalhar em sinergia e com suporte do corpo gerencial e diretivo.

Alstom Brasil

Descrição:A Alstom é líder mundial nos mercados de transporte ferroviário, geração e transmissão de energia e é referência em tecnologias inovadoras que respeitam o meio ambiente. A Alstom constrói os trens mais rápidos e os metrôs automatizados de maior capacidade do mundo, fornece usinas integradas para a geração de energia, serviços associados para diferentes fontes de energia - como hidráulica, gás, carvão, nuclear e eólica, e também desenvolve equipamentos em ultra-alta tensão, interconexões em corrente contínua, além do gerenciamento das redes elétricas e integração de fontes de energia renováveis à rede.