Como é trabalhar na Alstom Brasil?

Para buscar experiência profissional é ótima

Analista de Comércio Exterior Júnior

Prós: Benefícios são bons, nível de experiência também é muito bom para quem quer aprender, bastante liberdade para trabalhar e criar, empresa multinacional

Contras: Demora em promover de junior de pleno, ou para sênior, não valorizam os talentos que vão surgindo, desorganizada, controles manuais, falta de comunicação entre todas as áreas.

Conselhos para presidência: Prestar atenção nos talentos que surgem que muitas vezes não obtêm o devido reconhecimento

Ótima empresa, mas burocrática.

Engenheiro Júnior

Prós: Bom salário e benefícios, ambiente fortemente envolvido com Engenharia. Ótima empresa para início de carreira. Grandes oportunidades de conhecer e trabalhar em outras unidades ao redor do mundo.

Contras: Burocracia nos processos, forte dependência da França para as decisões. A coordenação das áreas, em grande parte, é feita por pessoas técnicas e com pouco preparo para gestão de pessoas.

Conselhos para presidência: Melhor preparação dos gestores (Department Head) para a gestão de pessoas, com foco em liderança e planejamento estratégico. Além disso, investir em soluções locais para enfrentar as concorrentes neste período de crise.

Especialista

Engenheiro EletricistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Flexibilidade, liberdade, cultura clã, ambiente, oportunidades, experiência internacional.

Contras: Avaliações ineficientes, trabalha baixa autoestima do funcionário, benefícios cortados e localização

Conselhos para presidência: Retomar a cultura inovativa, focar na participação colaborativa e no cliente

Processos processos processos

Gerente de Engenharia

Prós: Oferece os benefícios padrões de empresas de grande porte. Ainda não atrasou o pagamento dos salários. Ambiente amigável porém com pessoas sem muito compromisso

Contras: Empresa sem foco no resultado e no lucro. São totalmente orientados a processos complexos que demandam profissionais que não raciocinam objetivamente. Poucas oportunidades para quem quer mudanças. Muitas oportunidades para acomodados.

Conselhos para presidência: Olhe para baixo ou uma hora vai ter que dar lugar para outro.

Sempre poderia ser melhor

Engenheiro Júnior

Prós: Aprendizagem. A maioria das pessoas se dispõe a ajudar. Interface com projetos e gestores é proxima. Oportunidade de trabalhar em varios projetos.

Contras: Gerenciamento de pessoas muito fraco, sem plano de carreira. Gestores sem caracterista de gestão. Pouco incentivo à atualização (como cursos). Poucos treinamentos.

Ótimo para aprendizado, não deixe de descobrir novas oportunidades

Engenheiro Eletricista

Prós: Empresa oferece oportunidade única para se conhecer e viver grandes projetos, as oportunidades são vatas, aconselho manter uma busca saudável e bem alinhada.

Contras: Falta agilidade e dinamismo nos processos (exagerados), não há um "way of work" para diferentes áreas da empresa, isso dá a sensação de uma mesma empresa ser muito diferente (até mesmo parece outra empresa) em sua maneira de trabalhar.

Conselhos para presidência: Há custos que devem ser investidos.

Justa

Analista Contábil Júnior

Taubaté, SP

Prós: Localização é perto de onde eu moro facilitando assim a locomoção mesmo que seja em cidade vizinha, a empresa fornece transporte privado facilitando o deslocamento

Contras: É uma ótima empresa porém as pessoas que estão no poder não sabem administrar corretamente e não dão o devido reconhecimento aos funcionários

Uma ótima empresa com gestores retrógados

Mecânico MontadorEx-funcionário, saiu em 2009

Prós: Plano de carreira, ambiente de trabalho ( sem contar encarregados e gestores), benefícios, salários sempre pagos em dia, horário de trabalho, localização da empresa, surgindo alguma vaga é aberto primeiramente aos funcionários, depois para externos

Contras: Empresa multinacional que ao termino de cada obra, senão existe sequência de trabalho em outra obra demitem, gestores retrógrados que tratam funcionários como tivessem por obrigação fazer hora extra

Ótima empresa

Gerente Técnico de ProjetoEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Empresa multinacional com excelentes benefícios e um excelente ambiente de trabalho. Possui grande tecnologia e dá muitas oportunidades de desenvolvimento aos funcionários

Contras: Por ser uma multinacional Francesa, e ser de grande porte, peca muito na valorização do profissional que realmente da resultado. É uma escola em termos de sinalização e controle onde formou a maior parte dos profissionais da área em atuação no Brasil.

Conselhos para presidência: Dar valor a quem apresenta os melhores resultados para a Empresa

Uma empresa que te ensina pela complexidade.

Coordenador de Recursos Humanos (RH)

Prós: Empresa multinacional com processos e politicas bem estabelecidas. Oportunidades para mobilidade internacional. Possibilidades de desenvolvimento e treinamentos. Bons benefícios.

Contras: Empresa muito politica e por vezes, lenta na tomada de decisão. A hierarquia ainda é muito presente na cultura da empresa. Falta transparência na comunicação de algumas decisões.

Conselhos para presidência: Trabalhar na desburocratização e hierarquização da empresa, favorecendo a agilidade e tomada de decisão. Os lideres precisam confiar e delegar mais aos seus times.

Alstom Brasil

Descrição:A Alstom é líder mundial nos mercados de transporte ferroviário, geração e transmissão de energia e é referência em tecnologias inovadoras que respeitam o meio ambiente. A Alstom constrói os trens mais rápidos e os metrôs automatizados de maior capacidade do mundo, fornece usinas integradas para a geração de energia, serviços associados para diferentes fontes de energia - como hidráulica, gás, carvão, nuclear e eólica, e também desenvolve equipamentos em ultra-alta tensão, interconexões em corrente contínua, além do gerenciamento das redes elétricas e integração de fontes de energia renováveis à rede.