Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na Alpargatas?

203 postagens (28 avaliações nos últimos 12 meses)


Satisfação geral dos funcionários

3.75
  • Remuneração e benefícios
    3.15
  • Oportunidade de carreira
    2.50
  • Cultura da empresa
    3.69
  • Qualidade de vida
    3.58

Recomendam a empresa a um amigo



  • Há mais de 3 anos

    Reconhecimento profissional de categoria com nível de igualdade.

    Funcionário

    João Pessoa, PB


    Prós: Empresa organizada com equipamentos que se adequam a cada processo, valoriza seus colaboradores. Eu indico as pessoas que queiram trabalhar nesta empresa. A empresa oferece mutos benefícios tipo: Pano de Saúde Bradesco, transporte para o deslocamento dos funcionários, refeitório próprio, incentivo aos estudos, convênios com farmácia, plano odontológico, compra de produtos com mais de 50% de desconto descontados em folha de pagamento, previdência privada ALPAPREV, empréstimos com 1% de juros descontados em folha de pagamento, PPR (prêmio de participação nos resultados).

    Contras: Uns dos pontos que eu acho que a empresa deveria focar e melhorar é o reconhecimento dos colaboradores que vem do chão de fabrica e que conquistam cargos importastes de destaques dentro da empresa, como: lideres de produção, analistas de projetos, analistas industriais, analista administrativos, programadores e modelistas de calçados. O que acontece é que muitos destes cargos que são preenchidos com pessoas que vem de outras empresas e principalmente quem vem do Sul e Sudeste, recebem salários duas vezes ou mais em relação aos que crescem profissionalmente dentro da empresa, colaboradores que tem entre 8 a 25 anos de empresa. Pra se ter uma ideia existem analistas e modelistas de calçados com mais de 10 anos de cargo e ainda continuam na categoria Jr., onde já deveriam está como Pleno ou até mesmo como Sênio.

    Conselhos para presidência: Eu como funcionário da empresa Alpargatas S/A, com 15 anos de empresa e sete anos como Modelista Jr., tenho orgulho de trabalhar nesta empresa. Apenas o que me deixa um pouco insatisfeito é a questão do reconhecimento em relação ao cargo que atuo. Para a minha categoria, e tempo como Modelista Jr. Eu já era para está na categoria Pleno e ganhando no minimo o dobro que recebo atualmente. O que eu gostaria de aconselhar para presidência é que avaliasse estas situações que mencionei acima, que tenho certeza que a empresa irá ganhar muito mais com isso.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 3 anos

    Qualidade de vida

    Analista

    São Paulo, SP


    Prós: A Alpargatas possui um excelente clima descontraído e tranquilo para o trabalho, favorecendo a qualidade de vida. Não se vê muitas pessoas constantemente estressadas e sobrecarregadas, é bastante viável equilibrar a vida pessoal e profissional.
    A empresa oferece horário flexível (entrada entre as 7h e 9h da manhã), além de bons benefícios como plano de saúde, previdência privada, VT, VR, ginástica laboral, participação nos lucros e alguns convênios com empresas. Também disponibiliza treinamentos para desenvolvimento profissional e oferece incentivo aos estudos. É possível a movimentação interna entre áreas, pois abrem vagas com alguma frequência.
    Pessoalmente reflito inúmeras vezes ao avaliar uma proposta de outra empresa, pois não trocaria o clima e a carga de trabalho da Alpargatas por uma companhia mais estressante e que atrapalhasse a qualidade de vida que possuo hoje. E detalhe: podemos trabalhar de Havaianas!

    Contras: De modo geral, o reconhecimento dos funcionários é mais lento no sentido de promoções e aumentos, pois não é algo que ocorra anualmente de modo costumeiro, a não ser que o profissional realmente se destaque. O salário também não é diferenciado e esses dois fatores somados fazem com que haja uma elevada rotatividade de funcionários em algumas áreas, que acabam buscando reconhecimento fora da Alpargatas.
    Os processos internos são burocráticos e não muito transparentes com os funcionários, principalmente algumas questões do RH.
    Alguns gestores não são muito bem preparados e afetam as áreas e seus funcionários, porém a empresa está trabalhando para mitigar este tipo de problema.

    Conselhos para presidência: Transparência e reconhecimento dos funcionários é fundamental para evitar a rotatividade e reter talentos!

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há quase 3 anos

    Não recomendo para ninguém ambicioso e que goste de ver "as coisas andando"

    Funcionário

    São Paulo, SP


    Prós: Horário flexível
    Ambiente e pessoas agradáveis (em sua grande maioria)

    Contras: Gestão antiquada e engessada
    Processos decadentes
    Pessimo foco de liderança dos gestores
    Falta de mão-de-obra qualificada para tecnologias
    Salario abaixo do mercado
    Sem plano de carreira
    Falta de cooperação e integração entre as áreas
    Falta de cultura dentro da organização, funcionarios pouco preparados para o mercado de trabalho.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há quase 3 anos

    Uma empresa com uma cultura antiga e que não sabe reconhecer os bons profissionais

    Funcionário

    São Paulo, SP


    Prós: Ambiente de trabalho e benefícios

    Contras: As ações da companhia contradizem os valores que são defendidos. É uma que não oferece oportunidades para os seus funcionários se desenvolverem internamente. As principais lideranças são muito fracas.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há quase 3 anos

    Empresa trampolim

    Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2014

    São Paulo, SP


    Prós: Benefícios , produtos e flexibilidade de horário

    Contras: A empresa não valoriza sua equipe de analista, fiquei por três anos na empresa e não vi nenhum ser promovido.
    Não há plano de carreira e as poucas vagas internas são preenchidas por indicação esquecendo do funcionário.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há quase 3 anos

    Não recomendaria para ninguém

    Funcionário

    São Paulo, SP


    Prós: Clima da empresa

    Contras: Meritocracia não existe nesta empresa.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 2 anos

    Uma boa empresa para se trabalhar

    Analista

    São Paulo, SP


    Prós: A empresa valoriza a qualidade de vida dos funcionários e possui um ambiente de trabalho é leve e descontraído

    Contras: Não existe uma sugestão de plano de carreira nem avaliações concretas para funcionários abaixo do nível gerencial

    Conselhos para presidência: As avaliações obrigatórias efetuadas não são palpáveis, é difícil saber o que é necessário fazer para conseguir evoluir na carreira e, quando vagas são preenchidas por pessoas de fora da empresa, os funcionários acabam ficando desestimulados

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 2 anos

    Funcionário


    Prós: Muitos benefícios como, plano de saúde, transporte, refeição, plano odontológico, além dos funcionários poderem comprar os produtos da empresa com desconto.

    Contras: Salarios não compatíveis com o mercado, os setores não entram em acordo um com o outro, parece até que trabalham pra si mesmo onde o objetivo tem que ser beneficiar a empresa, fazendo com que ela alcance seus objetivos, mas infelizmente não é assim.

    Conselhos para presidência: Ficar de olho na gestão dos setores, porque só querem saber de metas setoriais e não favorecer a fábrica.

  • Há mais de 2 anos

    Muito para aprender

    Funcionário

    São Paulo, SP


    Prós: A empresa tem bons benefícios para os funcionários, que às vezes é o que prende.

    Contras: não existe plano de carreira e existem muitos funcionários antigos em cargos gerenciais com cabeça de empresa pequena e não de uma multinacional e que são chefes e não líderes. Quem vem do mercado não aguenta ficar muito tempo na empresa.

    Conselhos para presidência: Reconhecer os funcionários e reavaliar os "chefes" para que eles se tornem líderes.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há quase 3 anos

    A empresa, de forma legal, explora os funcionários e os expõe a um trabalho quase que escravo

    Operário

    Campina Grande, PB


    Prós: Plano de saúde, salário até legal em comparação com a de outras empresas que não exigem um alto nível de estudo.

    Contras: Trabalho quase que escravo, com cargas horárias exaustivas muito cansativas e que exigem muito da força física e da coordenação motora que com o tempo fica afetada pelo trabalho repetitivo. Também a desvalorização dos funcionários que têm nível de instrução além do que se pede.

    Recomenda a empresa: Não


Informações da empresa

Alpargatas

Descrição:Fundada em 1907, no Brasil, a Alpargatas é focada em calçados, roupas e acessórios e possui escritórios nos Estados Unidos, Argentina e em diversos países da Europa. Seu produto de maior destaque são as sandálias Havaianas, comercializadas em todo o mundo. Ao todo, são 281 estabelecimentos no mundo. Detém também as marcas Timberland, Topper, Mizuno, Rainha e Dupé. Recentemente, uma pesquisa, realizada pelo Reputation Institute, apontou que a Alpargatas possui forte reputação entre os consumidores, com nota 76,81 após um estudo feito com mais de 11 mil brasileiros.

Site

RH: quer atrair bons talentos?