Como é trabalhar na Alpargatas?

Para quem está começando, ótima escola

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Pessoas
    Clima da Empresa
    Benefícios alinhados com o mercado
    Flexibilidade de horários
    Ambiente de trabalho (Sede)
    Desconto em produtos da empresa

Contras: Não vi preocupação em preparar analistas para assumirem cadeiras de gestão (plano de carreira). É muito difícil para um Analista Jr. ou Estagiário ver onde e como pode chegar a assumir postos maiores dentro da empresa. Não há modelo de gestão nem benchmark do mesmo.

Conselhos para presidência: Sr. Marcio, recomendaria a focar realmente em gestão de marcas ao invés de se preocupar somente com o EBITDA. Se a marca estiver bem posicionada e estruturada, o resultado vem e consequentemente o EBITDA também. Entendo perfeitamente toda questão do negócio e dos acionistas e não discordo dele, porém falar que a Alpargatas é uma empresa de gestão de Marcas, para quem está dentro, é visível que a preocupação financeira é absurdamente maior do que realmente criar marcas desejadas pelo consumidor. Dado Topper e Rainha, e dou ênfase para a última, possui uma história e legado - que encaixa justamente neste meio da Moda que a Alpargatas parece ter "acordado" só agora em 2013-14 e a aquisição da Osklen indica este movimento também - e este ano pareceu que ia deslanchar mas dado os resultados gerados pela mal gestão de canais de distribuição e incapacidade da fábrica de produzir produtos com um pouco maior complexidade, foi tudo cortado para entregar o resultado do ano para os acionistas. A fábrica de artigos esportivos mais parece uma fábrica de automóveis - se vale a comparação - só consegue produzir modelos com pouca complexidade, alto volume e com ramp-up de eficiência fabril bem alto. Gestão de Marcas é utopia em um modelo de negócio verticalizado e fábricas despreparadas para atender o mercado que cada vez mais necessita de novidades para justamente diferenciar as marcas entre si.

De qualquer maneira, obrigado pela oportunidade e ficam aqui minhas sugestões,

Alpargatas

Descrição:Fundada em 1907, no Brasil, a Alpargatas é focada em calçados, roupas e acessórios e possui escritórios nos Estados Unidos, Argentina e em diversos países da Europa. Seu produto de maior destaque são as sandálias Havaianas, comercializadas em todo o mundo. Ao todo, são 281 estabelecimentos no mundo. Detém também as marcas Timberland, Topper, Mizuno, Rainha e Dupé. Recentemente, uma pesquisa, realizada pelo Reputation Institute, apontou que a Alpargatas possui forte reputação entre os consumidores, com nota 76,81 após um estudo feito com mais de 11 mil brasileiros.