Como é trabalhar na Algar Tech?

Uma boa empresa para se trabalhar, apesar da distância da alta gestão

Arquiteto de Soluções

Prós: A empresa tem muito potencial, apesar do tamanho. Há muitas oportunidades de melhoria como programas oficiais de incentivo à inovação com premiação e tal. Digo que se a alta direção fosse mais presente na torre de aplicações, e entendesse mesmo que nós somos sim profissionais do intelecto, muitas outras coisas poderiam mudar e poderíamos tornar a empresa mais conhecida e reconhecida no mercado.

Contras: Apesar de todos os pontos positivos, a empresa sofre com a politicagem de sua liderança. Os gestores intermediários normalmente abafam qualquer iniciativa que queira mudar o status quo e para se manterem onde estão não medem sacrifícios. Isso fica claro principalmente na torre de aplicações onde o perfil profissional dos técnicos normalmente é erroneamente confundido com o perfil de um callcenter pela alta direção, favorecendo ainda mais a falta de transparência da gestão intermediária.

Conselhos para presidência: Sr. Presidente, sugiro estudar a possibilidade de avaliar o desempenho dos gestores coletando feedback de seus geridos. Há um sentimento comum entre o corpo técnico de que boa parte das informações não chegam ao seu conhecimento, ou se chegam, são deturpadas. Tente entender que somos adeptos à agilidade, e que todos almejamos o crescimento da empresa como um grande time. Não nos veja com a volatilidade de quem trabalha num callcenter.

Avaliação Algar Tech

Técnico de Suporte

Campinas, SP

Prós: A flexibilidade que a empresa tem em lidar com assuntos extraordinários que surgem na vida de seus colaboradores. Incentivo a realização de cursos e campanhas internas de desenvolvimento de ideias e concursos com premiações.

Contras: Alta gestão está extremamente afastada do nível operacional, dificultando a identificação de talentos e realocação dos mesmos para os setores em que mais se qualifiquem.

Conselhos para presidência: Se aproximar mais das equipes de suporte alocadas dentro de clientes, existem muitas dúvidas, talentos que poderiam ser melhor aproveitado em outras áreas, mas o nível de gestão que tem contato com os colaboradores não tem autonomia para intervir de tal maneira. Também seria interessante elaborar um plano de carreira, isso é muito comentado.

Seria um lugar maravilhoso para se trabalhar, se o proposto fosse seguido.

Supervisor de Operações de TI Pleno

Prós: Para quem trabalha em Uberlândia - MG há uma série de benefícios legais. A empresa possui preocupação com as pessoas, e se esforça em fornecer treinamentos internos técnicos e comportamentais

Contras: Para quem está em São Paulo, não possui nenhum benefício além do que é obrigatório pelo Sindicato. Os gestores não estão preocupados com as pessoas, e seguem na linha contrária do que é pregado pela empresa.

Conselhos para presidência: Verificar se a cultura da empresa é seguida principalmente pela liderança

Salário e benefícios

Analista de Suporte PlenoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Sinceramente não tive o tempo de avaliar a empresa. Fui demitido em menos de 1h que ela comprou a Asyst.

Contras: Salários, benefícios, plano de carreira ou qualquer outro benefício que deveria ser bom para qualquer funcionário.

Conselhos para presidência: Olhar mais para os funcionários que estão alocados em clientes. Todos são esquecidos pela empresa, apenas são lembrados na hora da renovação do contrato.

Empresa desorganizada e sem plano de carreira

Supervisor TécnicoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa de grande porte que oferece autonomia no desenvolvimento das atividades e liberdade no trato com o clientes tomadores de serviço. Oferece PLR semestral sendo um diferencial do setor.

Contras: RH da empresa não atende aos funcionários, cometendo diversos erros de cálculos e itens básicos de departamento pessoal. Não divulgam políticas e normas da empresa. Não oferece plano de carreira ou qualquer expectativa aos funcionários.

Uma boa empresa rumando à um excelente alvo

Analista Administrativo Sênior

Prós: Comunicação, transparência, participação.

Contras: Falta integração entre as áreas.

Ótimo

Consultor de Middleware Sênior

Brasília, DF

Prós: Motiva os funcionários com novidades.

Contras: Não oferece muitos cursos para o crescimento do funcionário.

Conselhos para presidência: Invista mais em treinamentos.

O foco é a venda e não a solução

Analista de RequisitosEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Empresa muito bem colocada no mercado e com uma excelente infraestrutura.

Contras: Uma gestão ineficiente, voltada exclusivamente para entregas rápidas e com o menor custo. Desprezando totalmente a falta de qualidade e o retrabalho gerado.
    Tendo estado na linha de frente, presenciei o descontentamento dos clientes e a falta de profissionalismo dos gestores em resolver os problemas apresentados no dia a dia.

Uma boa empresa para conquistar resiliência e malicia e uma breve passagem.

Analista de Help DeskEx-funcionário, saiu em 2016

Uberlândia, MG

Prós: Uma empresa inovadora e que valoriza o associado e possui vários valores e uma cultura de respeito como a preservação do Meio ambiente. Possui lanche, massagem e alguns outros serviços para associados.

Contras: A empresa em si paga muito menos que as outras do grupo Algar, para você conquistar um cargo além de atendente, é necessário puxar muito saco ou possuir um bom Q.I. Por este motivo a empresa possui poucos profissionais capazes de diferenciar qualidades e aproveitar novos talentos.

Conselhos para presidência: Passar a perceber profissionais que querem evoluir, se esforçam estudam e querem algo a mais. Outra coisa e extinguir a cultura do Q.I, pois é algo que espanta os novos associados e aumenta a rotatividade da empresa que é muito grande.

Para quem está começando, é boa. Mas se quiser evoluir na em sua carreira, é uma péssima idéia!

Analista de TestesEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Nos últimos dois anos não tem muito o que pontuar. A impressão é que a empresa parou no tempo enquanto o mercado evoluiu. Não existe abertura para implementação de nova tecnologias.

Contras: Os processos internos são muito morosos. para resolver um problema simples, exige muito esforço, paciência e muitos e-mails, ligações... A meritocracia é privilégio para alguns, e os critérios de avaliação são subjetivos (embora haja a tentativa de fazê-los parecer objetivos). É um ambiente hostil quando falamos de diversidade. Fobias e machismo disfarçados de "brincadeiras" são comuns em todas as esferas. A inovação é incentivada, mas nunca é bem vinda quando proposta (é caro, não temos tempo, etc.) Existem mais "chefes" do que especialistas, talvez por isso as decisões são em grande parte equivocadas, pois aspectos técnicos são sistematicamente ignorados. A visão a longo prazo até existem, mas as ações da empresa são claramente incompatíveis, geralmente tomadas para "solucionar" algum problema à curtíssimo prazo, e criar milhares de novos outros a médio-longo prazo.

Conselhos para presidência: - Preocupar-se com questões de igualdade e diversidade, coibindo atitudes de discriminação e assédio moral; - Preocupar-se mais com o mercado e evolução tecnológica; - Ouvir mais os especialistas e menos os gestores, para tomar decisões mais assertivas; - Investir os recursos disponíveis de maneira mais inteligente; - Ser mais humana, tratando as pessoas como pessoas e não como números e custo.

Algar Tech

Descrição:A Algar Tech está há mais de uma década no mercado oferecendo soluções para processos de negócios, se diferenciando pelo seu relacionamento próximo e comprometimento para com cada cliente. Com presença internacional e um portfólio completo, a Algar Tech carrega em seu histórico importantes parcerias, títulos e certificações, além de ser consagrada como a empresa de TI que mais cresce no Brasil de acordo com o IDC em 2012. Temos um time com mais de 10 mil associados e 9 mil posições de trabalho para operações BPO. Nossa receita líquida em 2012 era R$457,4 milhões.