Como é trabalhar na Alcoa?

Não recomendo a Alcoa para ninguém

Prós: Salário em linha com o mercado

Contras: Alto nível de cobrança e stress, com menos de 2 meses de empresa cobravam de mim resultados e conhecimentos equivalentes de uma pessoa que está há anos lá, falta de treinamento/capacitação para as atividades do dia-a-dia. Com a crise, a Alcoa está diminuindo cada vez mais o quadro de funcionários e os que ficaram tem que fazer o trabalho que antes era feito por 2 ou 3 pessoas. Acúmulo de funções, pessoas despreparadas, chefes estressados que gritam com as pessoas no meio do corredor na frente de outros - não recomendo este lugar para ninguém!

empresa muito a melhorar

Ex-funcionário, saiu em 2012

Prós: Apenas o plano de saúde e mais nada

Contras: Salário e horário ruins, gestores se acham no direito de desrespeitar os funcionários como se fossem donos e não passam de robôs comandados por ações

me decepcionei na alcoa

Operador de Produção B

Itapissuma, PE

Prós: Responsabilidade social,ambiental,segurança

Contras: Cargos e carreira não funciona

Conselhos para presidência: Reconhecer melhor os funcionários de chão de fabrica

Valore a serem revistos

TécnicoEx-funcionário, saiu em 2011

Paulista, PE

Prós: Um ambiente sadio, e descontraido para se trabalhar. É compartilhado o compromisso com saúde, segurança e meio-ambiente.

Contras: Programas sociais sem potencialidade de inclusão e sem agregar valores produtivos.

Conselhos para presidência: A potencialização industrial requer uma politica tranparente funcional. Introduzir apenas metas de produção não condiz com a atual situação, precisa-se de ter comprometimento corporativo, com uma forma de gestão que conscientize o lado funcional, desencadeando superação e produtividade. Programas sociais ainda tem seu lado predominante sentimentalmente, mas não são ideais ao conjunto. A empresa poderia implantar sistemas sociais dentro da empresa, com o intuito de agregar valores dos funcionarios. Programas sociais instituidos atualmente, não agrega valor nenhum aos seus funcionarios. Temos empresas no atual mercado de trabalho que exerce produtividade remunerada, buscando incentivar a produção da empresa. Não há objetivos a serem alcançados, sem que busque primeiramente a satisfação dos membros que fazem parte de uma empresa. Metas precisão ser estudas, e reavaliadas.

Falta um plano de estágio estruturado e com desenvolvimento real de talentos

Santo André, SP

Prós: Ambiente de trabalho acolhedor e com pessoas simpáticas. Um plano de saúde bom -Bradesco. Empresa multinacional com contato com exterior e unidades no Brasil

Contras: Não há plano de carreira estruturado ou conversas sobre planos futuros. Falta programas de treinamento para a função a exercer, estagiário tem que aprender tudo por si só. Feedback somente quando se comete erros ou algo negativo. Empresa super engessada à hierarquia e processos lentos. Atenção apenas ao curto prazo, resolução de problemas imediatos.

Conselhos para presidência: Melhoria do salário, treinamentos para exercer a função de forma eficaz e mais rapidez nos processos.

Avaliação Alcoa Alumínio S.A

Assistente

Poços de Caldas, MG

Prós: empresa muito boa de trabalhar, com muitos chefes jovens. A empresa se preocupa com a satisfação de seu funcionário. Possui flexibilidade de horários e locaia de trabalho.

Contras: Salario ruim e falta de valorização do funcionário. Restaurante popular da fabrica não é bom e falta remédios no ambulatório. Plano de carreira pouco desenhado e pouco claro para seus funcionários.

Ufa

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Investimento tecnico aplicada ao colaborador, condições trabalho, ferramentas, materiais reposição.

Contras: Estabilidade, não pagamento 30 % periculosidade, encarregados de setor manutenção com "muita"disposição para "ajudar"...

Quase sempre penso em buscar oportunidades em outras empresas

Operador

Itapissuma, PE

Prós: Oportunidades para os estagiários e funcionários, pacotes de benefícios, valores da companhia, ambiente de trabalho.

Contras: Apadrinhamentos, média salarial, não valorizar as pratas da casa,

Conselhos para presidência: Valorização ao empregados que tanto contribuíram para o crescimento da empresas(prata da casa). Mudar nossa gerência para uma pessoa que não seja do meio amigo.

Pagam mal

Poços de Caldas, MG

Prós: Empresa organizada e com bom ambiente de trabalho.

Contras: Salários muito abaixo da média nacional.

Ótima empresa pra quem quer rotina

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Itapissuma, PE

Prós: Grande empresa, plano de carreira sólido, oportunidades internacionais, contato diário com profissionais de todas as áreas e regiões. Pessoas solicitas.

Contras: Empresa tem muita burocracia, processos pouco dinâmicos. Cortes de custos feitos de forma a pensar pouco no longo prazo. Terceirizações desnecessárias.

Alcoa

Descrição:A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder global na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 60 mil funcionários. Na América Latina e Caribe, a companhia conta com cerca de sete mil funcionários e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. No Brasil desde 1965, a Alcoa atua em toda a cadeia produtiva do metal, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A companhia possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.