Como é trabalhar na AkzoNobel?

Empresa maravilhosa e correta, mas com políticas de RH medíocres.

Prós: Empresa séria, sempre se antecipando às tendências de mercado. Altamente inovadora.

Contras: A empresa, dentro de seu objetivo de harmonizar políticas de RH entre as diferentes unidades, optou em alguns casos por nivelar por baixo, e retirar benefícios de funcionários que os possuíam anteriormente. Políticas que influenciam em direitos adquiridos anteriormente são decididas sem consulta aos diretamente envolvidos. Parece ser uma política imediatista, sem se preocupar com a retenção dos talentos.

Conselhos para presidência: Políticas de RH não deveriam ser lideradas pela holding, que na vontade de apresentar reduções de custos, não parece considerar a satisfação dos funcionários envolvidos. A perda de pessoas acaba sendo um processo irreversível, sendo que algumas destas pessoas podem no futuro (algumas já foram) ir para a concorrência, levando o maior bem que qualquer empresa possui - o capital humano. Estas políticas deveriam ser de decisão exclusiva das próprias unidades de negócios, pois são elas as partes diretamente afetadas pela perda de pessoas chave. É preferível subir a barra nas metas, e promover uma política de mudanças gradativas (mudanças em políticas somente para novos funcionários, por exemplo, e nunca para aqueles que já recebiam o benefício), a simplesmente cortar custos muitas vezes irrelevantes frente ao nível de desmotivação que tais mudanças acabam por promover.

AkzoNobel

Descrição:A AkzoNobel é apaixonada por tinta. Somos especialistas e temos orgulho de produzir tintas e revestimentos, estabelecendo o padrão em cor e proteção desde 1792. Nosso portfólio de marcas de classe mundial – incluindo Coral, International, Sikkens e Interpon - conta com a confiança dos nossos clientes em todo o mundo. Com sede na Holanda, operamos em mais de 80 países e empregamos cerca de 35000 pessoas talentosas que são apaixonadas em entregar produtos e serviços de alto desempenho aos nossos clientes. A conclusão da venda do nosso negócio de Specialty Chemicals (Especialidades Químicas) está prevista para final de 2018. Para mais informações, por favor, acesse www.akzonobel.com.