Como é trabalhar na Akaer Engenharia?

Já foi, e ainda será uma ótima Empresa

São José dos Campos, SP

Prós: Os programas aos quais a Akaer presta serviço e o mercado ao qual está inserido são realmente muito interessantes para quem busca desafio e não se importa em fazer do limão uma Coca-Cola. Um dos Valores da empresa é o "Quero e posso fazer" e o dia a dia é exatamente isso, você tem liberdade para executar o seu trabalho, no entanto, mesmo que não tenha conhecimento e nem qualificação para tal, você estará executando atividades de suma importância sem acompanhamento. Outro ponto positivo é o Vale Refeição de 27 reais por dia.

Contras: Ainda com o gancho do Valor "Quero e posso fazer", a empresa tem o costume de sobrecarregar de responsabilidade colaboradores cujo salário e cargo não são compatíveis para tal, e não investe centavos na qualificação do mesmo. Funcionários são remanejados para as mais diversas funções, com o aval do RH mas sem as devidas correções salariais ou na carteira. Empresa não tem Plano de Cargos e salarios definido, muito menos reajuste de salário. Também não sem importa em pagar apenas o dissídio estipulado na convenção coletiva, além de aumentar o convênio (que já tem coparticipação) todo ano e não ter PLR. Não há diálogo entre os níveis hierárquicos e os superiores parecem não se importar com o bem estar e motivação dos subordinados.

Conselhos para presidência: Jamais discutirei a experiência e o legado que o Presidente construiu, pois é realmente admirável. Mas adicionado a isso deveria ser somada uma política de satisfação dos colaboradores, pois está nítido que grande parte está insatisfeita. Uma empresa deste porte, cujo efetivo do RH é expressivo, poderia facilmente realizar estudos de clima e solucionar a maioria dos problemas sem desprender grande quantia de dinheiro. Mas talvez, como ouvi esses dias, a diretoria acredita que somos facilmente substituíveis.

Técnico de Processos

São José dos Campos, SP

Prós: Empresa otima para cargos com salario alto, Horário Flexível e beneficios atrativos, estacionamento no local e boa infraestrutura. Esta em expansao comprando diversas empresas.

Contras: Empresa so é boa para quem entra com um salario alto, profissionais que começam de baixo, mesmo sendo boas e reconhecidas pelos gestores, nao tem a possibilidade de crescimento devido a ineficiencia de nao ter um plano de carreira e nao saber reter talentos.

Conselhos para presidência: Profissionais devem receber reajustes anuais, mesmo que seja pouco, para motivar os colaboradores. Do jeito que esta, a Akaer ira perder todo seu talento e e perder seu valor.

Tem muito a melhorar no que tange retenção de talentos

Analista de Sistemas

São José dos Campos, SP

Prós: Horário flexível, empresa jovem, meu contato é direto com a presidência da empresa, tem liberdade de expor suas ideias, empresa tem planos bons para negócios no futuro

Contras: Plano de carreira não funciona, não há perspectiva de crescimento, precisa rever sua política de retenção de talentos e aplica-la pois se continuar assim perderá os seus talentos

Conselhos para presidência: Melhorar o plano de carreiras e retenção de talentos para não começar a perder colaboradores. Empresa já não é mais atrativa, salários e benefícios não são diferenciais

Muito boa

TelefonistaEx-funcionário, saiu em 2014

São José dos Campos, SP

Prós: A empresa valoriza seu funcionário, dando oportunidades de crescimento dentro dela, capacitando seus funcionários para exercer sua função com sabedoria e discernimento.

Contras: Muitas pessoas entram por indicação onde não há processo seletivo para seleção de alguns funcionários, tem gente que trabalha lá e não tem competência para exercer a função, tomando espaço de um profissional capacitado.

ProjetistaEx-funcionário, saiu em 2017

São José dos Campos, SP

Prós: Empresa boa de se trabalha, empresa com boa estrutura.

Contras: Muita panela, lideres sem nenhum tipo de preparo para lederar.

Conselhos para presidência: Olha mais para ver se quem.esta liderando realmente é um bom lider

Bom para aprender e se qualificar

Auxiliar de Processos

São José dos Campos, SP

Prós: Pessoas comprometidas com perfil colaborativo (falo sobre as áreas em que tive vivência, pesquisa e manufatura), grande oportunidade para aprender e se qualificar, bons benefícios.

Contras: Não existe plano de carreira, comumente motivam as pessoas com promessas de oportunidades e aumentos salariais que não acontecem o que é desmotivador, líderes mal preparados para a posição que ocupam, salário não corresponde as funções e responsabilidades.

Conselhos para presidência: Valorizar a mão de obra com remuneração condizente com o mercado, desenvolver um plano de carreira minimamente consistente.

Prós: A empresa passa por uma internacionalização no momento, acabam surgindo algumas oportunidades de viagens e isso motiva muito o colaborador. O ambiente é bom, pôde-se trocar conhecimento com muita facilidade e as pessoas gostam disso.

Contras: Não existe uma trilha de carreira, não existe algo mostrando o que você tem que fazer para chegar a evoluir dentro do seu trabalho, como buscar algo melhor dentro do mesmo. Não existe um reconhecimento por parte da empresa.

Empresa em crescimento mas que necessita de pontos de atenção

São José dos Campos, SP

Prós: Hoje o maior atrativo da empresa é relacionado ao horário flexível que auxilia muito o funcionário para resolução de atividades pessoais. Em paralelo o ambiente de trabalho costuma ser pacífico e de muita troca de conhecimento entre os funcionários, liberdade para criação de novas ferramentas e abertura para expor suas opnioes o que ajuda muito no desenvolvimento daqueles que se dedicam à empresa.

Contras: Nao ha estruturação clara e tangível de metas para alcance de PLR e ou promoções; Falta área de lazer/descanso para funcionários que almoçam na empresa; Alguns cargos estratégicos não tem autonomia e/ou budget definido para tomada de decisões.

Conselhos para presidência: Analise mais adequada sobre reconhecimento dos funcionários que performam versus acompanhamento dos quais não estão performando conforme esperado.

Existe potencial

Engenheiro

São José dos Campos, SP

Prós: excelentes funcionários, que se ajudam e colaboram para o andamento dos projetos. Muito aprendizado devido a forma que a empresa é estruturada.

Contras: por ser uma empresa familiar, decisões extremamente importantes ficam na "mão" de uma única pessoa. A empresa está crescendo muito rápido, despertando certas preocupações com concorrentes, inclusive com parceiros e clientes

Conselhos para presidência: Reconhecimento de capital humano

Calculista

São José dos Campos, SP

Prós: Ótimo lugar para aprender. Bom ambiente de trabalho. Boas perspectivas de crescimento para a empresa no médio prazo. Boa localização. Horário flexível. Trabalho altamente sedutor.

Contras: Sem perspectivas de crescimento profissional. Sem incentivo para pós graduação. Chefia despreparada. Falta de transparência quanto as estratégias e números de faturamento.

Conselhos para presidência: Falta um pouco para ser uma ótima empresa.

Akaer Engenharia