Como é trabalhar na Ajinomoto?

Gerente de Área

Prós: Cultura de respeito às pessoas, estabilidade de emprego, bom clima organizacional e bons desafios oferecidos para quem se apresente a aceitar—los.

Contras: Excesso de burocracia, falta de autonomia para as posições de middle managent. Remuneração muito abaixo do praticado: de 20 a 35 % mais baixo que multinacionais de alimentos e especialidades de grande porte. Benefícios também um pouco abaixo de empresas de porte grande nos respectivos segmentos.

Conselhos para presidência: Melhorar a autonomia das gerências

Prós: Bom ambiente para trabalhar, com Boa estrutura e benefícios compatíveis com o mercado

Contras: Falta habilidade em lidar com os funcionários por parte dos gestores que muitas vezes misturam o profissional com o pessoal. Criam vínculos de amizades, panelinhas onde os privilegiados são os que possuem afinidades pessoais, nem sempre o seu trabalho e o que vale, E sim o seu estilo de vida..

Conselhos para presidência: Treinamento para gestores, e funcionarios

Ajinomoto, fabrica do saber!

Supervisor Sênior

Limeira, SP

Prós: Ambiente amigável, colaboradores muito educados e prestativos. A empresa busca o bem estar do funcionário, clima é de respeito e amizade. Os japoneses são muito educados e gentis e buscam se adaptar e aprender nossa lingua e cultura. A Ajinomoto é uma escola.

Contras: Não existe um plano de carreira definido. Sabe-se que será avaliado, porém, não existe nada que oriente ou determine seu crescimento na empresa.

Conselhos para presidência: Buscar a criação de planos de carreira que evitem a "perda" de grandes e qualificados profissionais para o mercado de trabalho ou até mesmo empresas concorrentes que tenham isso bem definido.

Boa empresa a longo prazo

Analista Sênior

Limeira, SP

Prós: Estabilidade; ambiente de trabalho agradável; baixa competição por cargos; área da empresa (forte contato com a natureza); baixa pressão por resultados; preocupação com os colaboradores e seu estilo de vida

Contras: Gestão antiga (necessidade de renovar parte da gerência, que está apegada a muitos conceitos antigos de administração); valorização dos funcionários principalmente por tempo de casa (necessário focar mais na meritocracia); a baixa pressão por resultados acaba influenciando no comprometimento dos colaboradores (supervisores desleixados, por exemplo)

Concisa, porem com os pontos importantes listados

Trainee

Limeira, SP

Prós: Empresa estável; Ambiente bom de trabalho; Empresa com mais de 2000 funcionários no Brasil; Baixa pressão de trabalho; Empresa receptiva a novas ideias;

Contras: O fato de a empresa ser japonesa faz com que a mesma ocupe cargos de grande importancia com funcionarios de nacionalidade japoneses. Assim, o plano de carreira fica comprometido por uma questão não meritocrática;

Ambiente de trabalho tradicional

GerenteEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa em região bem localizada e de fácil acesso, contando com metrô, ônibus, diversos estacionamentos, restaurantes e outras facilidades como drogaria, supermercado e comércio local variado.

Contras: Layout para trabalho ainda não é o ideal, os recursos tecnológicos e de melhoria do ambiente de trabalho ainda passam por adaptação e inovações de mercado/melhoria que podem facilitar a vida dos colaboradores passam por um longo processo de avaliação interna.

recomendo

Gerente de Trade Marketing Sênior

Prós: um ambiente muito positivo, leve, com pessoas do bem... empresa sólida, com grande estabilidade, produtos fortes, líder de categoria, ótimo reconhecimento do mercado e clientes;

Contras: o ponto negativo de destaque é a questão de remuneracao e beneficios... salário abaixo da média de mercado e beneficios muito básicos como plano de saúde....

A empresa precisa se reinventar

Supervisor de Marketing

Prós: A empresa oferece horario flexivel e tem uma cultura que nao permite hora extra. Alem disso tem uma boa localizacao perto de metro que facilita a vida dos funcionarios

Contras: Os gestores sao despreparados, cultura organizacional muito quadrada e hierarquica, devagar nas tomadas de decisao, orientada para processos e nao pra resultados

Conselhos para presidência: Modernize a gestao e agilize a tomada de decisao

Precisa renovar sua cultura e sua estratégia

Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento

Limeira, SP

Prós: Empresa prioriza sua mão de obra interna para preenchimento de vagas; Segue corretamente a CLT, acordos sindicais, pagamento de salário, horas extras, PLR, carga horária máxima de 44h semanais; Bom ambiente de trabalho, equilibrado em geral, não há pressão exacerbada. Faixa salarial adequada para engenheiros. Preza pela qualidade do produto vendido e do trabalho realizado, muitas vezes em detrimento do tempo de execução;

Contras: Cultura da empresa conservadora, um pouco atrasada comparada ao mercado; Pouco ousada/ competitiva nas suas estratégias, pouco inovadora, não assume riscos; Valoriza o tempo de casa, não tem plano de carreira estruturado, mas está começando a mudar para meritocracia; Gestores preparados tecnicamente mas despreparados para gerir pessoas; Não há feedback 360°; Fluxo de trabalho um pouco engessado, muito burocrático, precisa ser mais flexível; Não é possível dividir as férias em 2 períodos para cargos que não são liderança; Não é possível emendar feriados, necessário compensar trabalhando outro dia (diferente da matriz em SP);

Conselhos para presidência: Inovar nas suas estratégias, entender melhor do mercado consumidor brasileiro para traçar ações de longo prazo, dar maior atenção à gestão de pessoas, às tendências trabalhistas do setor.

Prós: Flexibilidade no horário, boas chances de efetivação, refeitório com boas opções, boa integração entre diferentes equipes, bom aprendizado para quem está começando.

Contras: Má valorização aos Tecnólogos e Técnicos; Projetos desorganizados, onde um entra na frente do outro, tudo é prioridade de última hora; Distinção entre hierarquias.

Conselhos para presidência: Verificar que o trabalho de técnicos e tecnólogos é muito parecido com o de um engenheiro, na empresa

Ajinomoto

Descrição:A Ajinomoto é uma empresa japonesa que produz alimentos, remédios, condimentos e óleos de cozinha. Seu nome significa "essência do sabor". Está presente em 23 países ao redor do mundo, empregando mais de 25 mil pessoas, inclusive no Brasil. Chegou ao país em 1956 em parceira com a Nissin Food Products Corporation, passando a se chamar Nissin-Ajinomoto Alimentos. Possui quatro centros industriais em Pederneiras, Limeira, Valparaíso e Laranjal Paulista, todos municípios localizados no estado de São Paulo.