Como é trabalhar na Ajinomoto?

Gerentes ruins

Supervisor de Marketing

Prós: PLR bom, acima do mercado; localização boa, bem perto do metrô; plano de saúde ok, flex time - pode entrar em diversos horários e sair proporcionalmente.

Contras: Infelizmente: muitos. Empresa extremamente hierárquica, burocrática e cheia de processos, tudo isso acaba prejudicando muito o trabalho. Mas o pior são as pessoas, nomeadas gerentes. São totalmente despreparados e sem senso de liderança. Se pelo menos fossem bons tecnicamente... mas também não são. Desmotivam a equipe e têm atitudes passivo-agressivas. Se preocupam apenas em parecerem bons para a gerência do depto e, na maioria das vezes, conseguem.

Conselhos para presidência: Investiguem melhor esses gerentes...

Não vale a pena, tem muito a melhorar ainda.

Supervisor de Marketing

Prós: A localização é ótima, bem ao lado do metrô, o flex time também ajuda bastante. Todos os funcionários podem entrar das 6h30 às 10h da manhã, e sair no horário proporcional.

Contras: A inflexibilidade da empresa em questão de horários. Por mais que haja o Flex Time, muitos gestores não aceitam que o funcionário chegue em x horário, inviabilizando o benefício oferecido pela empresa. Gestores muito despreparados - em várias áreas. Alto turn over porque bons funcionários não aguentam muito tempo. Puxa-sacos sobrevivem! Salário abaixo do mercado.

Conselhos para presidência: Atentem-se às pessoas que são promovidas à gerentes. Uma avaliação 360 mostraria muito do que não é possível se enxergar pela diretoria.

ApoioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Flexibilidade de horário e bons benefícios,possibilidade de treinamento,oportunidade para jovens profissionais,principalmente estagiários e de descendência japonesa.

Contras: Promoções baseadas no CORPORATIVISMO, diferença no tratamento dos funcionários que não são JAPONESES OU DESCENDENTES ou não possuem fluência no idioma JAPONÊS

Conselhos para presidência: Apesar de ser uma multinacional a empresa necessita se tornar GLOBAL considerando principlamente o mindset dos gestores japoneses em sua maioria que necessitam se adaptarem com a cultura do país que estão atuando. Evitarem explicitar o preconceito da cultura japonesa com as demais culturas para estabelecer um relacionamento mais eficaz com os colaboradores no BRASIL

Gestão FS completamente incompetente.

Supervisor de Marketing FS

Prós: Localização perto de metrô da linha verde/azul, horário de entrada e saída flexível, plr consideravelmente bom vs. mercado, plano de saúde ok.

Contras: PÉSSIMOS GESTORES A área de marketing FS é repleta de "líderes" incompetentes e que são campeões em desmotivar a equipe. O trabalho e as funções são boas, mas apagam-se perto destas pessoas, às quais você precisa reportar. Por falta de avaliação 360, a diretoria não enxerga este grande defeito na empresa.

Conselhos para presidência: Aplique a avaliação 360 que a sua visão sobre as áreas e seus gestores mudará completamente.

A empresa precisa se reinventar

Supervisor de Marketing

Prós: A empresa oferece horario flexivel e tem uma cultura que nao permite hora extra. Alem disso tem uma boa localizacao perto de metro que facilita a vida dos funcionarios

Contras: Os gestores sao despreparados, cultura organizacional muito quadrada e hierarquica, devagar nas tomadas de decisao, orientada para processos e nao pra resultados

Conselhos para presidência: Modernize a gestao e agilize a tomada de decisao

Não indico para ninguém

Supervisor de Marketing

Prós: Horário flexível, não faço hora extra, boa localização e só. Muitos funcionários competentes porém pouco reconhecidos. Paga estacionamento!!!

Contras: Gestores extremamente despreparados, sem noção de gestão de pessoas e muito enraizados, não fazem nada, não ensinam nada. Hierarquia arcaica, atrapalha demais o processe e faz a gente se sentir fora do processo de decisão ou seja, eles nao se preocupam em fazer a gente se sentir parte. Burocrática demais, é mais importante o formato do que o fim.

Conselhos para presidência: Mude urgente a cultura da empresa para adequação no mercado brasileiro.

Super NÃO recomendo!

Operador de SuprimentosEx-funcionário, saiu em 2016

Limeira, SP

Prós: Essa empresa só tem nome se voçe for abrir crediário é legal vai te ajudar, há e também tem restaurante e mesa de ping pong para jogar uns minutinhos antes de voltar correndo pois senão ta feito

Contras: Salário, é longe de tudo, cobrança sem apoio necessário, cargos que só existem lá , funcionários acima de 2 anos são todos pelegos e caguetão tudo para receber 2,14% de aumento, horário ruim sem fds, feriádos e só para ressaltar o salário é ridículo.

Conselhos para presidência: Contratem seus funcionários nos cargos reconhecidos e que já existam, paguem então o devido salário de mercado e digo mais se querem estar entre os 10 maiores do setor tentem agir como eles é simples.

Péssima empresa

Prós: Horário de entrada flexível, O escritório é bem localizado, com metro e ônibus fáceis. estacionamento, plano de saúde, prédio adequado, ambiente tranquilo e saudável,

Contras: Sem gestão de carreira - Burocrática - não há um sistema correto de promoção, não existe meritocracia e sim tempo de casa, Retrabalho (os gerentes não sabem o que querem), refeitório pessimo

Conselhos para presidência: Rever a gestão

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: Organização dos procedimentos tanto de produção quanto logística e equipamentos de ótima qualidade em toda a unidade fabril.

Contras: Péssimo salário, péssimo tiket refeição, péssimo plano de carreira.

Conselhos para presidência: Melhorar o salário dos funcionários da base da empresa e diminuir a quantidade de Gerentes e Supervisores.

Empresa na mesmice

Operador

Limeira, SP

Prós: A empresa tem organização, mas tem .muitos padrões desatualizados

Contras:  A empresa não renova,sempre nos mesmos padrões

Conselhos para presidência: Ouvir funcionários,e se atualizar com o mercado de trabalho

Ajinomoto

Descrição:A Ajinomoto é uma empresa japonesa que produz alimentos, remédios, condimentos e óleos de cozinha. Seu nome significa "essência do sabor". Está presente em 23 países ao redor do mundo, empregando mais de 25 mil pessoas, inclusive no Brasil. Chegou ao país em 1956 em parceira com a Nissin Food Products Corporation, passando a se chamar Nissin-Ajinomoto Alimentos. Possui quatro centros industriais em Pederneiras, Limeira, Valparaíso e Laranjal Paulista, todos municípios localizados no estado de São Paulo.