Como é trabalhar na AIESEC?

GerenteEx-funcionário, saiu em 2016

Recife, PE

Prós: Cultura organizacional muito boa! Possibilidade de trabalhar com pessoas inspiradoras e de ter uma carreira internacional. É muito bom para quem está iniciando a faculdade.

Contras: Pessoas poucos experientes assumindo-se cargos de liderança. Seu trabalho pode ser pouco valorizado independente dos resultados, caso você não tenha interesse em dançar.

Aiesec

DiretorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ambiente com várias oportunidades de crescimento e aprendizado; Rotatividade e possibilidade de conhecer outras áreas; trabalho desafiador, em um bom sentido. Apoio do time nacional, com direcionamentos.

Contras: Objetivos e metas as vezes passam a adquirir uma conotação negativa, dependendo de como são defendidos e atingidos. No entanto, na maioria dos casos, podem ser positivos, mas é válido buscar atenção nesse ponto e nas lideranças e em como passam as informações.

Excelente experiencia

Gerente de Projetos

Prós: Oportunidades de crescimento, aprendizado e desafios. Prepara os jovens para entrar no mercado de trabalho com vasta experiencia em diversas áreas

Contras: Como há muitos escritórios, a AIESEC ainda não é padronizada entao há muitos problemas que ocorrem na realização dos intercambios com os consumidores

Organização voluntária

Diretor Nacional

Prós: Ambiente de desenvolvimento, ambiente jovem, excelentes oportunidades de carreira, ótimo para network, membros engajados com impacto positivo, grande possibilidade de aprendizado prático.

Contras: Diretoria nacional (remunerada) tem poucas vagas. É uma organização sem fins lucrativos, ou seja, os membros são voluntários mesmo demandando carga horária de trabalho fixo semanal.

Crescimento rápido fazendo o que você ama!

Ciclo de Vida do Produto (CVP) / Marketing

Prós: Incrível oportunidade de crescimento pessoal e profissional. É muito divertido trabalhar na AIESEC, ela possui uma cultura muito animada e flexível. Você pode passar por muitas oportunidades em um período muito curto de tempo. Ela está presente em 126 países e você pode buscar experiências por eles todos!

Contras: Por ser uma organização jovem formada por universitários e possuir alta rotatividade e períodos curtos de gestão ela ainda peca em gestão de informação e gestão de conhecimento.

Melhor lugar pra começar

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ambiente incrível de aprendizado hands on, cultura forte e motivadora, trabalho em prol do desenvolvimento de lideranças jovens através do intercâmbio.

Contras: Pouca organização com os intercâmbios, os times trocam muito e a gestão da informação não é eficaz, o que gera problemas para os intercambistas.

Uma escola de liderança

Diretor

Prós: Um novo desafio todos os dias, uma oportunidade incrível de desenvolvimento pessoal e profissional, tudo isso em um ambiente leve e agradável, unido a uma rede de jovens excepcionais na busca de um propósito em comum.

Contras: A ausência de rotina e a sobrecarga de trabalho são pontos que acabam prejudicando a conciliação do trabalho na organização com as demais atividades da vida.

Experiência única e essencial para minha vida

Diretora de Intercâmbios Profissionais

Prós: Uma organização onde você entra com a expectativa de desenvolver uma coisa, mas na verdade vocês desenvolve milhões. O aprendizado que a AIESEC te dá é algo único e que recomendo para todos aqueles que querem sair da zona de conforto e ter a experiência de trabalhar em um ambiente onde se é valorizado, saudável e ainda sim desafiador. Desenvolvimento profissional e pessoal garantido.

Contras: Caso queira estagiar, estudar e ser da AIESEC, deve-se ter uma excelente gestão de tempo já que o trabalho da AIESEC exige bastante de nós .

Seja um AIESECer e prepare-se pra uma carreira internacional

Diretor de MarketingEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: É sem dúvida a melhor organização jovem para se trabalhar. A cultura organizacional é muito forte, possuindo um ambiente de competição bem saudável, que a cada ano tem buscado produzir mais com cada vez menos. É uma chance como poucas de se relacionar com um contexto multi-cultural, internacional e diverso.

Contras: Infelizmente por conta da proposta da organização, mesmo cargos de diretoria locais não são remunerados, pelo contrario, agregam custos que podem somar mais de mil reais. E todo o aprendizado prático ocupam muito tempo, ficando difícil conciliar com outras atividades.

Conselhos para presidência: Investir cada vez mais em relacionamentos de BD e B2B, pois torna a organização mais conhecida e trás mais oportunidades pros membros da organização. Utilizar os Alumni da organização de forma mais estratégica, ligando-os a melhores oportunidades e trazendo casos de sucesso pro histórico da organização.

AIESEC: desenvolvimento de liderança e oportunidades

Presidente do Comitê

Franca, SP

Prós: Oportunidades de desenvolvimento pessoal, aprendizado e crescimento rápido. Em 2 ou 3 anos na AIESEC se tem experiências profissionais que levariam 10 ou 20 anos em qualquer outra empresa. Além de que todo esse trabalho é em prol de um mundo melhor, afinal buscamos desenvolver liderança em jovens e criamos oportunidades internacionais de trabalho social e profissional. Em relação a oportunidades, a AIESEC oferece oportunidades de trabalhar junto com o 1º, 2º e 3º setor, não só no Brasil mas em vários outros países. Quem disse que precisa de décadas de trabalho para trabalhar fora do país? Na AIESEC, em poucos anos, isso já é acessível.

Contras: Tanto desenvolvimento pessoal e aprendizados só vem com muita dedicação, e a AIESEC é uma organização voluntária. Demanda tempo e responsabilidade casados com uma rotina organizada. Além disso, o alto turnover dificulta a sustentabilidade da organização.

AIESEC

Descrição:A AIESEC é uma plataforma internacional que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes através de programas de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio: Cidadão Global (Intercâmbio Social), Jovens Líderes (Liderança), Talentos Globais (Estágios Internacionais), Jovens Talentos (Experiências de Time) e Host (Hospedar um intercambista). Presente em 125 países e territórios, com mais de 86.000 membros e 8000 organizações parceiras, a AIESEC é a maior organização mundial de estudantes. Sua sede está localizada em Rotterdam, Países Baixos.