Como é trabalhar na AIESEC?

Um catalizador do desenvolvimento de liderança, mas tudo tem um preço

Presidente

São Luís, MA

Prós: Tem um ambiente desafiador e com muitas oportunidades de crescimento em cargos locais, nacionais ou globais. A gestão de conhecimento é boa e tem uma rede muito acolhedora, sempre existem pessoas para te ajudar caso você não saiba de algum processo ou sigla.

Contras: Cargos locais não são remunerados (aceitável, já que a proposta é ganhar muita experiência de forma rápida). Muitos momentos de reuniões e conferências onde o dinheiro investido pelo membro normalmente não volta pra ele (em espécie).

Ótima plataforma de desenvolvimento pessoal e profissional

Diretor Jurídico-Financeiro

Prós: Grande liberdade de criação e desenvolvimento. A AIESEC é uma instituição formada por jovens e que está em constante construção. O que trás imensas possibilidades e torna os jovens habituados a multitarefas e grandes responsabilidades. Desde cuidar da questão jurídica e financeira da ONG até organizar eventos e cuidar do marketing da AIESEC. Além disso o ambiente é jovem e saudável.

Contras: O fato de estar sempre em construção torna o trabalho mais dificultoso, o jovem que trabalha na AIESEC tem que lidar com muita pressão e imprevistos. Sem dúvidas é um ambiente desafiador e que empodera muito mais do que simples estágios onde você só lida com trabalhos mecânicos. Mas sem dúvidas a incerteza e o tempo e dinheiro gastos com a AIESEC são fatores negativos de certo modo.

Recomendo - Somando as vantagens e desvantagens de trabalhar na AIESEC, as vantagens pesam mais.

Líder de Desenvolvimento B2C

Vitória, ES

Prós: Ambiente multicultural de fato você tem a oportunidade de conhecer um pedacinho do mundo sem sair da sua cidade, te proporciona várias experiencias como ser líder de projetos e equipes, faz você refletir sobre empatia, senso de coletividade e te dá uma carga de experiencias práticas que as vezes em um estágio comum você não desenvolveria. Te prepara para o mercado de trabalho somado ao network fortíssimo.

Contras: Alta carga horária, por ser uma organização não governamental e sem fins lucrativos os eventos como conferências nacionais/internacionais e locais você tem que gastar dinheiro.

Melhor lugar para um jovem se autoconhecer

Voluntário

Prós: Ser voluntário é uma ótima maneira de desenvolver-se em diversas áreas, seja pessoalmente ou profissionalmente. Ainda, é possivel fazer uma rede de contatos no mundo inteiro.

Contras: O trabalho requer muito tempo e dedicação, seja no escrito ou em casa, podendo trabalhar em finais de semana e feriado. Assim, por ser voluntário, muitas pessoas desistem.

O voluntariado que transforma vidas.

Vitória, ES

Prós: Organização formada por jovens inconformados com os problemas do mundo e que buscam ser a diferença. Ambiente propício para desenvolvimento de autoconhecimento e qualidades de liderança dentro de uma rede global. De uma cultura organizacional sem igual, oferece várias oportunidades de desenvolvimento de carreiras e pessoas. Transparência e governança são pontos fortes. Trabalho desafiador, de entrega pelo propósito, mas muito gratificante.

Contras: Jovens não tão comprometidos diante das responsabilidades assumidas e falta de acessibilidade à jovens de baixa renda pela carga de eventos.

Membro pleno

São José dos Campos, SP

Prós: Um excelente networking, num ambiente internacional com opção de estar em backoffice ou frontoffice, ótima gestão de pessoas e trabalhos em times.

Contras: Carga horária muito grande para um trabalho voluntário, muitos eventos durante o mês, gasto de dinheiro sem retorno, muitos jovens sem senso de responsabilidade.

Organização muito boa para ser voluntário

Vice-Presidente

Prós: Cultura organizacional Oportunidades Conhecimento global de pessoas, países Desafios e empoderamento jovem Organização forte e diversificada

Contras: Ainda imaturidade (falta de experiência profissional-pessoal) dos membros qe ingressam na organização; exige muita dedicação e trabalho com resultados

Desenvolvimento

Vendedor

São Carlos, SP

Prós: Ambiente de desenvolvimento pessoal e de auto conhecimento incrivel! todos os dias novos desafios e experiências que te tiram da zona de conforto e te fazem querer ainda mais!

Contras: Não tenho pontos negativos relevantes! o trabalho é voluntário e feito por jovens que estão querendo se desenvolver junto com você! cultura organizacional te ensina muito!

Aiesec

Membro de GCDP

Prós: Somos um movimento de liderança jovem. Nossa missão é alcançar a paz mundial e o total preenchimento das potencialidades humanas. Nossa visão é a de que devemos ser acessíveis a todos e em todos os lugares, crescer disruptivamente e moldar o que fazemos às necessidades do mundo.

Contras: Fundação da AIESEC Em um contexto pós-Segunda Guerra Mundial estudantes de 6 países entenderam que precisavam fazer algo para criar relações entre os países e os jovens cidadãos. Foi então criada a Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales (AIESEC).

Melhor lugar para desenvolvimento de liderança

DiretorEx-funcionário, saiu em 2017

São José dos Campos, SP

Prós: Desenvolvimento de liderança, ambiente multicultural e desafiador, oportunidade de relacionar-se com diferentes stakeholders e conhecer pessoas de outras culturas.

Contras: Excesso de carga de trabalho, mudanças contínuas na plataforma e estratégias a nível global, falta de controle e medidas de êxito na entrega de experiencias

AIESEC

Descrição:A AIESEC é uma plataforma internacional que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes através de programas de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio: Cidadão Global (Intercâmbio Social), Jovens Líderes (Liderança), Talentos Globais (Estágios Internacionais), Jovens Talentos (Experiências de Time) e Host (Hospedar um intercambista). Presente em 125 países e territórios, com mais de 86.000 membros e 8000 organizações parceiras, a AIESEC é a maior organização mundial de estudantes. Sua sede está localizada em Rotterdam, Países Baixos.