Como é trabalhar na AIESEC?

Seja um AIESECer e prepare-se pra uma carreira internacional

Diretor de MarketingEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: É sem dúvida a melhor organização jovem para se trabalhar. A cultura organizacional é muito forte, possuindo um ambiente de competição bem saudável, que a cada ano tem buscado produzir mais com cada vez menos. É uma chance como poucas de se relacionar com um contexto multi-cultural, internacional e diverso.

Contras: Infelizmente por conta da proposta da organização, mesmo cargos de diretoria locais não são remunerados, pelo contrario, agregam custos que podem somar mais de mil reais. E todo o aprendizado prático ocupam muito tempo, ficando difícil conciliar com outras atividades.

Conselhos para presidência: Investir cada vez mais em relacionamentos de BD e B2B, pois torna a organização mais conhecida e trás mais oportunidades pros membros da organização. Utilizar os Alumni da organização de forma mais estratégica, ligando-os a melhores oportunidades e trazendo casos de sucesso pro histórico da organização.

AIESEC: desenvolvimento de liderança e oportunidades

Presidente do Comitê

Franca, SP

Prós: Oportunidades de desenvolvimento pessoal, aprendizado e crescimento rápido. Em 2 ou 3 anos na AIESEC se tem experiências profissionais que levariam 10 ou 20 anos em qualquer outra empresa. Além de que todo esse trabalho é em prol de um mundo melhor, afinal buscamos desenvolver liderança em jovens e criamos oportunidades internacionais de trabalho social e profissional. Em relação a oportunidades, a AIESEC oferece oportunidades de trabalhar junto com o 1º, 2º e 3º setor, não só no Brasil mas em vários outros países. Quem disse que precisa de décadas de trabalho para trabalhar fora do país? Na AIESEC, em poucos anos, isso já é acessível.

Contras: Tanto desenvolvimento pessoal e aprendizados só vem com muita dedicação, e a AIESEC é uma organização voluntária. Demanda tempo e responsabilidade casados com uma rotina organizada. Além disso, o alto turnover dificulta a sustentabilidade da organização.

Amor

Diretor PresidenteEx-funcionário, saiu em 2016

Viçosa, MG

Prós: Contato com a liderança; Network; Desenvolvimento Pessoal; Contato com outras empresas; Impacto positivo através do trabalho; Bom clima organizacional.

Contras: Baixo nível de capacitação. Alto custo para se manter na organização, como por exemplo sempre termos que pagar caro para ir em conferências nacionais (que são muito caras).

Experiência prática em ambiente desafiador

Gerente

Prós: Autonomia Curva de aprendizado alta Orientação à solução Desenvolvimento de liderança Ambiente desafiador Empoderamento Proporciona autoconhecimento

Contras: Por muitas vezes, as pessoas que trabalham na organização não possuem habilidades muito desenvolvidas com gestão, nem tem backgrounds específicos, o que torna as entidades um pouco fracas em know how de mercado.

Oportunidade de crescimento muito rápido

Vice-PresidenteEx-funcionário, saiu em 2017

Uberlândia, MG

Prós: Oportunidade de gestão logo no início da carreira, oferecendo um conhecimento muito amplo sobre vários aspectos para todos os associados e colaborando para o amadurecimento dos membros.

Contras: Quebras constantes de gestão, o que prejudica um pouco o ritmo em alguns momentos do ano. A Comunicação interna também pode ser melhor do que é atualmente.

Liderança Jovem!

Prós: Organização jovem de porte internacional, com valores pautados no respeito à diversidade e desenvolvimento de liderança jovem por meio de intercâmbios.

Contras: Cargos de curta duração (geralmente um ano) e alta rotatividade das pessoas. AIESEC é uma organização que precisa de maior posicionamento no Brasil.

Developing youth leadership

Presidente

Recife, PE

Prós: leadership, solution oriented, empowering others, glibal citizen, holistic vision, acessible to everyone, youth movement of leadership, youth

Contras: no one, I never had a problem about AIESEC, I love the purpose, the idea and also the final objective. I feeling that I in the right place to achieve something big

Maior plataforma de crescimento e aprendizado de universitários.

Diretor de Unidade de NegóciosEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Gestão de pessoas, crescimento de carreira, networking global, desenvolvimento de habilidades táticas e estratégicas e liderança e autoconhecimento.

Contras: Existem diversos processos, mas como deve apresentar um crescimento acelerado e ser composta por jovens com não muita experiência de carreira, os processos são atropelados e algumas coisas dão errado.

Foi uma oportunidade que agarrei com todas as minhas forças e sou muito grato a ela.

Diretor de Tecnologia

Prós: Tenho a oportunidade de me desafiar em cargos muito complexos a um tempo muito mais curto que outras organizações. O desenvolvimento de minha liderança é nítido para mim todos os dias.

Contras: Devido ao ciclo extremamente ágil em que opera as suas oportunidades de trabalho e ao nítido público jovem, é comum vivenciar um nível não muito elevado de especialismo.

Eu amo a aiesec.

Presidente

São José dos Campos, SP

Prós: Desenvolvimento de liderança jovem, pessoas engajadas em mais de 126 países. Há também um desenvolvimento pessoal muito bom, além de um grande aprendizado em gestão de time e em gestão de pessoas. Como não é remunerada, é uma organização movida a propósito.

Contras: Acredito que um ponto negativo seja que nós, voluntarios, acabamos gastando muito dinheiro para participar de eventos ou conferências nacionais. Além disso, gostaria que a AIESEC pudesse fornecer intercâmbios a alunos de baixa renda.

AIESEC

Descrição:A AIESEC é uma plataforma internacional que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes através de programas de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio: Cidadão Global (Intercâmbio Social), Jovens Líderes (Liderança), Talentos Globais (Estágios Internacionais), Jovens Talentos (Experiências de Time) e Host (Hospedar um intercambista). Presente em 125 países e territórios, com mais de 86.000 membros e 8000 organizações parceiras, a AIESEC é a maior organização mundial de estudantes. Sua sede está localizada em Rotterdam, Países Baixos.