Como é trabalhar na AIESEC?

Bom para se desenvolver, mas não crie tantas expectativas

Prós: Ambiente agradável, pessoas engajadas, clima bom, independência, fazem você se sentir parte da organização e você sente que de fato está contribuindo para a construção dos resultados.

Contras: líderes inexperientes e que muitas vezes parecem estar mais preocupadas com os resultados do que com o desenvolvimento dos membros, muitas vezes exigem que você defina a empresa como sua prioridade única.

Melhor experiência da vida.

Prós: Ambiente diverso, multicultural, com espaço para aprendizado e networking global. Empresa jovem que busca paz e preenchimento das potencialidades humanas.

Contras: Gestão de apenas um ano, precisamos se candidatar novamente para crescer ou se manter no cargo, isso raramente acontece. Alto cargo com pouco poder de implementação.

AIESEC, uma das melhores experiências da minha vida

Natal, RN

Prós: A organização nos ajuda a desenvolver habilidades como dinamismo, trabalho em equipe e, especialmente, liderança. Por ser composta inteiramente por jovens, trata-se de um ambiente leve e descontraído. Está sendo uma experiência muito rica pro meu desenvolvimento pessoal e profissional.

Contras: Até agora minha experiência está sendo bastante satisfatória. Possuo dificuldade em conciliar minhas atividades acadêmicas com as da organização (que possui reuniões de caráter obrigatório), no entanto, a carga horária é bastante flexível, então eu que preciso me organizar melhor.

Melhor experiência da minha vida

Vice-Presidente

Prós: Muito voltado para aprendizado e total voltado a propósito. Por ser composto por jovens, o ambiente é descontraído, dinâmico. Muitos processos online o que facilita home office, fácil acesso a alta diretoria e ações de acordo com os valores da organização. Muitas oportunidades de carreira lá dentro.

Contras: Exige tempo livre (vai pegar muitos finais de semana, por exemplo), o que às vezes é complicado para quem trabalha e estuda. Por ser uma organização muito grande, às vezes é difícil colocar o mesmo padrão de crescimento, de gestão de comunicação e atendimento para todos os escritórios.

Marcou minha vida!

Vice-PresidenteEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A AIESEC foi como uma família para mim nos dois anos que fiz parte da organização. É ideal para jovens inquietos que buscam fazer a diferença no mundo, e ela te recompensa com um crescimento pessoal e profissional que eu nunca teria em nenhum outro lugar.

Contras: Equilíbrio vida/trabalho, apesar de vc poder fazer seu horário, às vezes havia muitas demandas de final de semana ou que chegavam de madrugada.

Um catalizador do desenvolvimento de liderança, mas tudo tem um preço

Presidente

São Luís, MA

Prós: Tem um ambiente desafiador e com muitas oportunidades de crescimento em cargos locais, nacionais ou globais. A gestão de conhecimento é boa e tem uma rede muito acolhedora, sempre existem pessoas para te ajudar caso você não saiba de algum processo ou sigla.

Contras: Cargos locais não são remunerados (aceitável, já que a proposta é ganhar muita experiência de forma rápida). Muitos momentos de reuniões e conferências onde o dinheiro investido pelo membro normalmente não volta pra ele (em espécie).

Ótima plataforma de desenvolvimento pessoal e profissional

Diretor Jurídico-Financeiro

Prós: Grande liberdade de criação e desenvolvimento. A AIESEC é uma instituição formada por jovens e que está em constante construção. O que trás imensas possibilidades e torna os jovens habituados a multitarefas e grandes responsabilidades. Desde cuidar da questão jurídica e financeira da ONG até organizar eventos e cuidar do marketing da AIESEC. Além disso o ambiente é jovem e saudável.

Contras: O fato de estar sempre em construção torna o trabalho mais dificultoso, o jovem que trabalha na AIESEC tem que lidar com muita pressão e imprevistos. Sem dúvidas é um ambiente desafiador e que empodera muito mais do que simples estágios onde você só lida com trabalhos mecânicos. Mas sem dúvidas a incerteza e o tempo e dinheiro gastos com a AIESEC são fatores negativos de certo modo.

Recomendo - Somando as vantagens e desvantagens de trabalhar na AIESEC, as vantagens pesam mais.

Líder de Desenvolvimento B2C

Vitória, ES

Prós: Ambiente multicultural de fato você tem a oportunidade de conhecer um pedacinho do mundo sem sair da sua cidade, te proporciona várias experiencias como ser líder de projetos e equipes, faz você refletir sobre empatia, senso de coletividade e te dá uma carga de experiencias práticas que as vezes em um estágio comum você não desenvolveria. Te prepara para o mercado de trabalho somado ao network fortíssimo.

Contras: Alta carga horária, por ser uma organização não governamental e sem fins lucrativos os eventos como conferências nacionais/internacionais e locais você tem que gastar dinheiro.

Melhor lugar para um jovem se autoconhecer

Voluntário

Prós: Ser voluntário é uma ótima maneira de desenvolver-se em diversas áreas, seja pessoalmente ou profissionalmente. Ainda, é possivel fazer uma rede de contatos no mundo inteiro.

Contras: O trabalho requer muito tempo e dedicação, seja no escrito ou em casa, podendo trabalhar em finais de semana e feriado. Assim, por ser voluntário, muitas pessoas desistem.

O voluntariado que transforma vidas.

Vitória, ES

Prós: Organização formada por jovens inconformados com os problemas do mundo e que buscam ser a diferença. Ambiente propício para desenvolvimento de autoconhecimento e qualidades de liderança dentro de uma rede global. De uma cultura organizacional sem igual, oferece várias oportunidades de desenvolvimento de carreiras e pessoas. Transparência e governança são pontos fortes. Trabalho desafiador, de entrega pelo propósito, mas muito gratificante.

Contras: Jovens não tão comprometidos diante das responsabilidades assumidas e falta de acessibilidade à jovens de baixa renda pela carga de eventos.

AIESEC

Descrição:A AIESEC é uma plataforma internacional que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes através de programas de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio: Cidadão Global (Intercâmbio Social), Jovens Líderes (Liderança), Talentos Globais (Estágios Internacionais), Jovens Talentos (Experiências de Time) e Host (Hospedar um intercambista). Presente em 125 países e territórios, com mais de 86.000 membros e 8000 organizações parceiras, a AIESEC é a maior organização mundial de estudantes. Sua sede está localizada em Rotterdam, Países Baixos.