Como é trabalhar na Agência Nacional do Cinema (ANCINE)?

Órgão novo com mentalidade velha.

Especialista

Prós: Informalidade em relação ao código de vestir, boa estrutura física, remuneração elevada para quem integra os cargos efetivos (concursados).

Contras: Excesso de burocracia com baixa produtividade e retrabalho - deficiência na estrutura organizacional; comunicação interna deficiente; estrutura engessada; baixa capacidade gerencial dos dirigentes superiores (cargos políticos) e gestores de nível intermediário - desorganização; governança deficiente e planejamento precário (politizado); captura do mercado.

Conselhos para presidência: Aprendam a liderar e gerir, ou seja, estejam mais atentos ao planejamento, à gestão e comunicação interna. Deixem o varejo e imediatismo de lado e tenham uma visão gerencial orgânica, transversal e prospectiva.

Um bom ambiente de trabalho mas sem perspectivas de crescimento

Especialista

Prós: As pessoas e o clima organizacional, a flexibilidade de horários e boa interação entre as áreas integradas para a realização dos trabalho. A política cultural é uma área com menos pressão que outras existentes.

Contras: Pouca autonomia e centralização das decisões relevantes para a organização. Há pouca perspectiva e uma estrutura muito hierarquizada e com pouca disposição para um diálogo aberto entre os envolvidos para a construção de normas e seus impactos na estrutura administrativa.

No geral, um bom lugar para trabalhar

Técnico de Regulação

Prós: RH moderno, objeto de trabalho interessante, estabilidade, segurança financeira, flexibilidade horária. Há periódica possibilidade de mudar de área em, caso de insatisfação com as atribuições ou com o trabalho desenvolvido e/ou com a chefia.

Contras: Como em todo o serviço público, a nomeação para os cargos comissionados, única oportunidade retributiva, não é realizada de forma isonômica. Peca na comunicação interna, sobretudo para com os servidores.

Experiência e contatos

Prós: Ambiente de trabalho muito tranquilo e agradável, pessoas maravilhosas e comprometidas. Alto grau de amizades e possibilidade de fazer muitos contatos.

Contras: Salário muito baixo para estagiários e sem benefícios, inclusive o valor de transporte é inferior ao mínimo gastado, porém, a flexibilidade nos horários compensam de uma certa forma essa questão.

Agência Nacional do Cinema (ANCINE)