Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) logo

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Como é trabalhar na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)?

Uma Autarquia com grande potencial futuro.

Brasília, DF

Prós: A área de Regulação é muito potencial para se desenvolver no Brasil. A Autarquia investe muito em formação dos servidores e o clima de ajuda mútua é grande.

Contras: As restrições orçamentárias feitas pelo Governo Federal impede a melhoria da Instituição, existem muitos investimentos que podiam ser feitos para chegar a excelência.

Prós: Quase tudo. Bom ambiente, pouca hierarquia, bons projetos

Contras: Burocracia excessiva, dependencia do governo.

Instituição muito boa de se trabalhar

Brasília, DF

Prós: Corpo técnico. Progressão de Carreira

Contras: Ingerência Política. Estacionamento.

A ANEEL é um excelente local para crescimento e especialização profissional

Técnico Administrativo

Brasília, DF

Prós: A ANEEL é uma autarquia federal bastante séria. Reconhecida como uma das melhores agências reguladoras do país (talvez, a melhor!). Aqui há pessoas bastante competentes e especializadas. O ambiente para aprendizado e bastante favorável. Há muito abertura para treinamento e especializações, com incentivo financeiro da instituição.

Contras: Apesar de já ter melhorado bastante ao longo do anos, muitas vezes não há reconhecimento do trabalho realizado. Apesar do crescimento em experiência e da especialização profissional adquirida, isso não é refletido na remuneração rapidamente. Como em outros órgãos do Judiciário e Legislativo, não há adicional de titularização.

Boa remuneração e ambiente salutar.

Brasília, DF

Prós: Ambiente salutar com pessoas de ótimo nível educacional. Muitos mestres e doutores. Ambiente favorece o aprendizado e estudo em algumas áreas, porém em outras o trabalho é mais braçal.

Contras: Não há muito para onde crescer, pouca meritocracia. Um bom desempenho poderá significar mais trabalho, mas pouco ou nenhum dinheiro a mais. Cargos de chefia já envolvem um pouco de política.

Muito bom, porém o salário do estagiário deveria ser melhor.

Estagiário de Engenharia

Brasília, DF

Prós: Conhecer como funciona uma empresa pública, estar perto de pessoas que estão sempre dispostas a ensinar, o ambiente é tranquilo, horários flexíveis para estagiários.

Contras: O salário das agências no geral são baixos para estagiários. Na Aneel o serviço é mais de escritório, o que é um ponto meio ruim para estagiário de engenharia.

Minha experiência como estagiária na ANEEL foi muito positiva. O ponto negativo era a bolsa.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Brasília, DF

Prós: Gostei muito do ambiente de trabalho, do espírito colaborativo da equipe, das capacitações oferecidas para servidores e estagiários e dos momentos voltados para a saúde ocupacional.

Contras: O principal ponto negativo para mim era a bolsa de estágio, mas o valor é padronizado para os órgãos do Poder Executivo. Outro ponto que pode ser melhorado é a infraestrutura do estacionamento.

Melhor autarquia federal para se trabalhar

Analista Administrativo

Brasília, DF

Prós: Localização, esforços na readequação do prédio, restaurante interno, vagas de estacionamento, Programa de Qualidade de Vida, comunicabilidade, acesso da Associação de Servidores à Diretoria, Café com Prosa, projeto de Espaço Materno Infantil.

Contras: Plano de saúde, autonomia financeira, contingenciamento orçamentário, oportunidades na carreira, horizontalidade, captura política, distribuição dos CCT's, as mesmas pessoas sempre ocupam os cargos de liderança por anos a fio e têm as melhores oportunidades de capacitação.

Conselhos para presidência: Autonomia orçamentária e financeira para gestão do plano de saúde e dos contratos administrativos, bem como das oportunidades de capacitação fora do DF.

Bom local para se trabalhar

Especialista em RegulaçãoEx-funcionário, saiu em 2016

Brasília, DF

Prós: Estrutura horizontal com poucos níveis de hierarquia, colaboradores em geral bem preparados, ótimo ambiente de trabalho e carreira bem definida

Contras: Instalações bastante precárias (o prédio é bom mais a estrutura está defasada há anos), qualquer cargo requer uma rotina burocrática que toma um tempo enorme e a demanda de serviço é muito superior à disponibilidade de recursos (humanos)

Conselhos para presidência: Maior atenção à meritocracia

Bom local para se trabalhar, mas poderia ser BEM melhor

Brasília, DF

Prós: Crescimento profissional. Contato com vários players do setor elétrico, oportunidades de aprendizado e de treinamento. Horário relativamente flexível (principalmente nas áreas fim).

Contras: Muito trabalho desnecessário gerado pela burocracia crescente, pouca integração entre áreas, fraco suporte administrativo e, principalmente, de TI. Independência do órgão tem diminuído com o passar dos anos. A carreira tem menor remuneração que outros cargos com atribuições similares e volume de trabalho menor.

Conselhos para presidência: Defender a autonomia da agência, aumentar o foco em resultados e simplificar processos Repensar o modelo de TI, talvez muito centralizado e distante das reais necessidades das áreas.

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Descrição:A Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, autarquia em regime especial, vinculada ao Ministério de Minas e Energia - MME , foi criada pela Lei 9.427 de 26 de Dezembro de 1996. Tem como atribuições: regular e fiscalizar a geração, a transmissão, a distribuição e a comercialização da energia elétrica, atendendo reclamações de agentes e consumidores com equilibrio entre as partes e em beneficio da sociedade; mediar os conflitos de interesses entre os agentes do setor elétrico e entre estes e os consumidores; conceder, permitir e autorizar instalações e serviços de energia; garantir tarifas justas; zelar pela qualidade do serviço; exigir investimentos; estimular a competição entre os operadores e assegurar a universalização dos serviços.