Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) logo

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Como é trabalhar na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)?

A ANEEL é um excelente local para crescimento e especialização profissional

Técnico Administrativo

Brasília, DF

Prós: A ANEEL é uma autarquia federal bastante séria. Reconhecida como uma das melhores agências reguladoras do país (talvez, a melhor!). Aqui há pessoas bastante competentes e especializadas. O ambiente para aprendizado e bastante favorável. Há muito abertura para treinamento e especializações, com incentivo financeiro da instituição.

Contras: Apesar de já ter melhorado bastante ao longo do anos, muitas vezes não há reconhecimento do trabalho realizado. Apesar do crescimento em experiência e da especialização profissional adquirida, isso não é refletido na remuneração rapidamente. Como em outros órgãos do Judiciário e Legislativo, não há adicional de titularização.

Boa remuneração e ambiente salutar.

Brasília, DF

Prós: Ambiente salutar com pessoas de ótimo nível educacional. Muitos mestres e doutores. Ambiente favorece o aprendizado e estudo em algumas áreas, porém em outras o trabalho é mais braçal.

Contras: Não há muito para onde crescer, pouca meritocracia. Um bom desempenho poderá significar mais trabalho, mas pouco ou nenhum dinheiro a mais. Cargos de chefia já envolvem um pouco de política.

Muito bom, porém o salário do estagiário deveria ser melhor.

Estagiário de Engenharia

Brasília, DF

Prós: Conhecer como funciona uma empresa pública, estar perto de pessoas que estão sempre dispostas a ensinar, o ambiente é tranquilo, horários flexíveis para estagiários.

Contras: O salário das agências no geral são baixos para estagiários. Na Aneel o serviço é mais de escritório, o que é um ponto meio ruim para estagiário de engenharia.

Minha experiência como estagiária na ANEEL foi muito positiva. O ponto negativo era a bolsa.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Brasília, DF

Prós: Gostei muito do ambiente de trabalho, do espírito colaborativo da equipe, das capacitações oferecidas para servidores e estagiários e dos momentos voltados para a saúde ocupacional.

Contras: O principal ponto negativo para mim era a bolsa de estágio, mas o valor é padronizado para os órgãos do Poder Executivo. Outro ponto que pode ser melhorado é a infraestrutura do estacionamento.

Melhor autarquia federal para se trabalhar

Analista Administrativo

Brasília, DF

Prós: Localização, esforços na readequação do prédio, restaurante interno, vagas de estacionamento, Programa de Qualidade de Vida, comunicabilidade, acesso da Associação de Servidores à Diretoria, Café com Prosa, projeto de Espaço Materno Infantil.

Contras: Plano de saúde, autonomia financeira, contingenciamento orçamentário, oportunidades na carreira, horizontalidade, captura política, distribuição dos CCT's, as mesmas pessoas sempre ocupam os cargos de liderança por anos a fio e têm as melhores oportunidades de capacitação.

Conselhos para presidência: Autonomia orçamentária e financeira para gestão do plano de saúde e dos contratos administrativos, bem como das oportunidades de capacitação fora do DF.

Uma Autarquia com grande potencial futuro.

Brasília, DF

Prós: A área de Regulação é muito potencial para se desenvolver no Brasil. A Autarquia investe muito em formação dos servidores e o clima de ajuda mútua é grande.

Contras: As restrições orçamentárias feitas pelo Governo Federal impede a melhoria da Instituição, existem muitos investimentos que podiam ser feitos para chegar a excelência.

Bom local para se trabalhar

Especialista em RegulaçãoEx-funcionário, saiu em 2016

Brasília, DF

Prós: Estrutura horizontal com poucos níveis de hierarquia, colaboradores em geral bem preparados, ótimo ambiente de trabalho e carreira bem definida

Contras: Instalações bastante precárias (o prédio é bom mais a estrutura está defasada há anos), qualquer cargo requer uma rotina burocrática que toma um tempo enorme e a demanda de serviço é muito superior à disponibilidade de recursos (humanos)

Conselhos para presidência: Maior atenção à meritocracia

Bom local para se trabalhar, mas poderia ser BEM melhor

Brasília, DF

Prós: Crescimento profissional. Contato com vários players do setor elétrico, oportunidades de aprendizado e de treinamento. Horário relativamente flexível (principalmente nas áreas fim).

Contras: Muito trabalho desnecessário gerado pela burocracia crescente, pouca integração entre áreas, fraco suporte administrativo e, principalmente, de TI. Independência do órgão tem diminuído com o passar dos anos. A carreira tem menor remuneração que outros cargos com atribuições similares e volume de trabalho menor.

Conselhos para presidência: Defender a autonomia da agência, aumentar o foco em resultados e simplificar processos Repensar o modelo de TI, talvez muito centralizado e distante das reais necessidades das áreas.

Para a carreira de técnico administrativo não é um lugar bom.

Técnico Administrativo

Brasília, DF

Prós: É um lugar bom para trabalhar, temos estacionamento, restaurante, a estrutura é boa. É possível fazer banco de horas e sempre é bom ser servidor público por causa da estabilidade.

Contras: O horário de trabalho é um tanto amarrado, são 40 horas semanais sem choro. Dificilmente você vai conseguir uma função. Plano de saúde caro. Auxilio alimentação baixo.

Bom lugar pra se trabalhar

Brasília, DF

Prós: O ambiente de trabalho é agradável. Os profissionais são de alto nível técnico. Discussões importantes do setor elétrico brasileiro são travadas dentro da Agência

Contras: A Agência sofre uma influência política, o que acaba interferindo em decisões que deveriam ser técnicas. A progressão na carreira é bastante limitada, os cargos são em sua grande maioria políticos.

Conselhos para presidência: Buscar uma autonomia da Agência frente ao governo. A Agência deve ser independente, tanto nas suas decisões, quanto na sua administração. Promover melhorias na qualidade de vida dos servidores passa por uma revisão nos conceitos de jornada de trabalho (deve se estudar o horário corrido) ou mesmo opções de trabalho como o "homework".

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Descrição:A Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, autarquia em regime especial, vinculada ao Ministério de Minas e Energia - MME , foi criada pela Lei 9.427 de 26 de Dezembro de 1996. Tem como atribuições: regular e fiscalizar a geração, a transmissão, a distribuição e a comercialização da energia elétrica, atendendo reclamações de agentes e consumidores com equilibrio entre as partes e em beneficio da sociedade; mediar os conflitos de interesses entre os agentes do setor elétrico e entre estes e os consumidores; conceder, permitir e autorizar instalações e serviços de energia; garantir tarifas justas; zelar pela qualidade do serviço; exigir investimentos; estimular a competição entre os operadores e assegurar a universalização dos serviços.