Como é trabalhar na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)?

Paga-se muito pouco para os estágiarios, mas a experiência é válida e abre portas

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

São José dos Campos, SP

Prós: Experiência adquirida em termos de familiarização aeronáutica, conhecimento sobre todo o processo de certificação de produtos aeronáuticos. Empresa com uma ótima infra-estrutura.

Contras: Remuneração muito baixa e desmotivante. Almoço de apenas meia hora. Chefes ausentes. Sistema arcaico e muito burocrático. Trabalho monótono, cansativo e muito administrativo. Não exige inteligência.

Conselhos para presidência: Meu conselho é automatizar os processos burocráticos. Ganhando tempo e eficiência nos trabalhos de maneira geral.

Órgão com muito potencial.

Técnico Administrativo

Brasília, DF

Prós: Órgão relativamente novo, com menos de 10 anos, o que faz possuir um quadro de profissionais jovens e dinâmicos.

Contras: Órgão com grande parte dos cargos chaves (Diretorias e Superintendências) ocupados por pessoas com pouco ou nenhum conhecimento da área.

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)

Brasília, DF

Prós: O ambiente é legal, as pessoas são muito esforçadas e comprometidas. Aprendi muitas coisas ao longo da minha experiência de estágio e pude aprender melhor o funcionamento de uma Agência Reguladora.

Contras: Não tem chance de contratação, atividades muito burocráticas para estagiários e o salário para estagiário é baixo para o tanto de horas que trabalhamos (6 horas).

Excelente emprego para quem busca estabilidade e plano de carreira.

Especialista em Regulação

São José dos Campos, SP

Prós: Estabilidade de emprego, boa remuneração. Plano de carreira por antiguidade e por qualificação. Incentivos para complementar a formação acadêmica. As atribuições funcionais possibilitam uma visão ampla do setor aeronáutico.

Contras: Ingerências geram fortes conflitos no campo pessoal e profissional. Gestão matricial cujo organograma não é definido conforme as necessidades institucionais engessam as oportunidades de desenvolvimento profissional ou movimentação interna.

Paga-se mal, mas o clima organizacional é muito agradável

Prós: Ambiente agradável e calmo, aonde o horário é flexível assim como as cobranças. Colaboradores são gente boas e os gerentes idem. Liberdade para fazer o seu horário

Contras: Como é uma Agência Reguladora com foco em Administração Pública, na ANAC tem apenas colabores terceirizados, estagiário e servidores públicos, com isso o plano de carreira não é nem um pouco consolidado. Comunicação quase que inexistente com as gerências e superintendências, e remuneração muito baixa. Além do fato de que o auxílio transporte não cobre nem duas passagens de ônibus.

Conselhos para presidência: Aumentar a remuneração dos estagiários, pois trabalhar 3 horas para ganhar menos que um salário mínimo é muito complicado.

Muita gente boa, pouco planejamento e gestão, nenhuma razoabilidade

Especialista em Regulação de Aviação Civil

Prós: A ANAC é uma autarquia relativamente jovem, que possui pessoas com uma cultura mais proativa e bagagem na iniciativa privada. Possui um corpo técnico de primeira linha, formado nas principais instituições do Brasil.

Contras: A instituição, como é característico da estrutura do serviço público, limita a liberdade daqueles que desejam trabalhar, a partir do momento em que tenta ser isonômica entre os servidores, mas que acaba por promover uma cultura de nivelar por baixo. Além disso, existe muita idealização sobre como deveria ser a condição perfeita, mas nenhuma ponderação sobre a viabilidade prática e econômica daquilo que se imagina.

Promissora mas nunca vingou

Especialista em Regulação

Prós: Ambiente promissor, equipes jovens e de alto nível, com gente oriunda de muitas instituições de ponta no Brasil.

Contras: A burocracia tradicional do Serviço Público e a falta de priorização em relação ao que efetivamente agrega valor para o cidadão.

Prós: Possibilidade de transformação, ambiente favorável a mudanças.

Contras: Falta de capacitação, convivência com pessoas improdutivas, má gestão, falta de correção do salário em relação à inflação.

Conselhos para presidência: Concentrar os esforços em gestão por desempenho, e definição de um "norte" para toda a instituição.

Avaliação Especialista ANAC

Especialista

Prós: Estabilidade. Contato com várias empresas do setor. Oportunidade de aprendizado.

Contras: Burocracia. Crescimento limitado.

Um bom lugar para trabalhar

Analista Administrativo

Brasília, DF

Prós: Ampla área de atuação, possibilidade de participação, crescimento e mobilidade entre áreas. Profissionais muito bem capacitados, temas discutidos desafiadores.

Contras: Limitações quanto à valorização do profissional, a depender de cada caso/área. Remuneração inferior a de outros setores que possuem natureza e responsabilidade compatíveis.

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)

Descrição:A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), uma das agências reguladoras federais do País, foi criada para regular e fiscalizar as atividades da aviação civil e a infraestrutura aeronáutica e aeroportuária no Brasil. Instituída em 2005, começou a atuar em 2006 substituindo o Departamento de Aviação Civil (DAC). É uma autarquia federal de regime especial e está vinculada à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. As ações da ANAC se enquadram nas atividades de certificação, fiscalização, normatização e representação institucional.