Como é trabalhar na Agência fri.to?

Pra quem quer brincar de agência.

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Tem home oficce sextas-feiras. Tem bom horário de almoço. Algumas pessoas (cabem nos dedos de uma mão e sobram), realmente, podem te ensinar alguma coisa.

Contras: Dão muito valor para pessoas que não fazem ideia do que estão fazendo e nenhum reconhecimento para os talentos. Não existe plano de carreira. Salários extremamente baixos.

Conselhos para presidência: Aprendam a gerenciar pessoas.

Uma pequena agência que poderia ser maior se escolhessem uma boa gestão em cada área.

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: Alguns dos pontos positivos são a grande experiência que você adquire nos jobs e o fácil acesso aos donos da agência. Se você tiver sorte com a conta, poderá participar de campanhas legais.

Contras: Ambiente tóxico, com grupinhos de favoritismo na criação. Além de ter muitos jobs dificultando em sair no horário. Falta de oportunidade para crescer, para aumentar o salário e uma boa gestão na parte criativa.

Conselhos para presidência: Foque nas pessoas que realmente se esforcem e fazem o trabalho acontecer e não só nos puxa sacos ( que são muitos).

Um bom local para começar, mas um péssimo lugar para considerar a longo prazo.

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: O ambiente é descontraído. A equipe é unida e há um fácil acesso aos gestores e chefes. É um lugar para aprender e se desenvolver quando recém chegado ao mercado.

Contras: Não existem processos, a organização no geral é falha e até a comunicação entre as equipes é sempre prejudicada. Os gestores estão muito focados em agradar os clientes a todo o custo e sonegam o mínimo aos funcionários. As remunerações são bastante injustas e a cultura da agência reproduz os maus hábitos do mercado: muito trabalho para pouco reconhecimento, sair no horário é impossível e a rotatividade de funcionários, por conta disso é muito alta. Promoções acontecem mas dificilmente há um reajuste salarial efetivo.

Conselhos para presidência: Se preocupem um pouco com o bem estar dos funcionários e menos com o pagamento mensal dos clientes. Se a cultura da agência não mudar, os talentos continuarão saindo com rapidez e a agência nunca evoluirá.

Bom lugar para se trabalhar pelas pessoas e não pelas lideranças.

Analista de Business Intelligence (BI)

Prós: Ambiente legal, pessoas de boa convivência. As duas horas de almoço facilitam muito e home office também é um atrativo todas as sextas feiras.

Contras: Lideranças totalmente bagunçadas, não existe plano de carreira, e existe uma desvalorização para quem trabalha com análise de dados e planejamento. CEO e Sócio mandam mais do que deveriam engessado o processo natural criativo e organizacional.

Conselhos para presidência: Ser menos presente e confiar mais no potencial de seus comandados, cada um sabe muito bem o que deve ou não fazer.

Não recomendo pra quem gosta de organização

AssistenteEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Almoço de duas horas, frutas todo dia, ambiente informal e clientes legais, principalmente. O VR é ok, e há uma relativa estabilidade (contanto que você faça o mínimo). Tem festas periodicamente.

Contras: A agência é uma bagunça generalizada, a começar pela hierarquia. Carteirada é comum, e mandos e desmandos também. Não há muito espaço para inovação por conta do conservadorismo dos superiores. As coisas mudam muito e toda hora, sempre na tentativa de dar uma repaginada na agência, mas sem o real comprometimento de gestão de se fazer um ambiente bom para se trabalhar, fica difícil. Geralmente as mudanças acompanham a vinda de um novo cliente (a agência foi reformada em uma semana porque um cliente queria conhecer). Coisas "pra ontem" também são comuns, e ninguém liga se você está sobrecarregado ou se não faz nada. Por causa disso, geralmente acaba que uns carregam os outros.

Conselhos para presidência: Se preocupem legitimamente em fazer da fri.to um bom lugar para se trabalhar (mas bom de verdade), e não só em soltar releases de aquisição de novos clientes. Desenhem um organograma, façam feedbacks, escutem os funcionários (de verdade, e não só pra pedir caaaaaalma), e troquem o mindset do "atalho malfeito" para o da "estrada iluminada, pavimentada e sólida".

Parece que é mais legal do que realmente é

Prós: As pessoas que trabalham lá são bem legais. Logo que você entra, você acha o ambiente incrível, mas é por causa das pessoas. A maioria é gente boa.

Contras: É uma agência muito desorganizada. As tarefas não são claras. É tudo bem bagunçado na verdade. Muita coisa que deixam em cima da hora sem necessidade. Salários baixos, sem reconhecimento. Fica todo mundo cansado logo e querendo sair.

Analista de Mídias Digitais Júnior

Prós: O ambiente propcia bons momentos e a equipe é empenhada em produzir o melhor. A empresa também permite o aprendizado de funcionários recém chegados ao mercado de trabalho.

Contras: Os líderes nem sempre sabem o caminho ideal é também nem sempre mantém uma relação saudável com os funcionários. As oportunidades de mudança de área e crescimento existem, mas a mudança de salário pode não acontecer. A sensação de imparcialidade também é negativa a quem não é tão próximo assim de pessoas que têm poder de decisão.

Conselhos para presidência: O aumento de benéficios e a melhor valorização do funcionário são essenciais, pois a impressão que fica é a de que a empresa não poupa esforços pra agradar clientes, mas que os funcionários estão em outro plano e que não são ouvidos quanto ao que pode ser melhorado.

Equipe jovem e contas relevantes, pode ser uma agência incrível com mais organização.

Atendimento Jr

Prós: O espaço é interessante, a equipe é jovem e as contas são relevantes. É um lugar perfeito para quem quer realmente aprender a função, estar dentro do universo da publicidade de corpo, alma e fazer acontecer.

Contras: Tem alguns pontos falhos na liderança, algumas pessoas que não merecem estar em cargos altos. Falta muuuuuuuitos processos, isso dificulta o trabalho de todos e os salários são abaixo do mercado.

Conselhos para presidência: Atenção aos benefícios.

Podia ser foda, mas é só mais uma agência pequena.

Assistente de ArteEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: As pessoas. Sem dúvida alguma. E a cartela de clientes. É bem variado e os trabalhos também variam muito de um cliente pro outro, sendo assim, dá pra pegar um portfólio bacana.

Contras: Salários baixos e não tem carteira assinada (apesar de eu nunca saber se deixaram de pagar alguma coisa pra um ex-funcionário). O lance de ter um contato direto com os sócios pode ser bom, mas na realidade forma umas panelinhas bobas. Cultura de agência aqui é lei: virar noite direto, olham você um pouco torto se sai na hora, se tem concorrência, vc TEM que trabalhar a mais e no final de semana.

Conselhos para presidência: Regularizem os direitos dos funcionários e tentem quebrar a cultura de agência. Com isso, aposto que o local ia ser bem mais foda de trabalhar.

É uma agência muito agradável de se trabalhar mas sempre pode melhorar

Prós: Pessoal descontraído, linha direta do sócio aos demais. Fácil acesso a estação, cliente e fornecedores e um organograma proritariamente horizontal.

Contras: Até o momento não encontrei problemas, o que pode ser um problema pode ser pela forma de contração ser PJ mas isso vai da posição de cada.

Agência fri.to