Como é trabalhar na Affero Lab?

Tenho orgulho de fazer parte desse time...

Prós: Trabalhar com Educação é inspirador. O desejo de transformar as pessoas através dela está na veia da maioria dos colaboradores e isso não tem preço. Aqui, temos liberdade para inovar, para sermos nós mesmos e para mostrar nosso ponto de vista. Há um sentimento muito forte de família, o que deixa o ambiente descontraído e leve. Isso, com certeza, impacta positivamente na minha produtividade. Outro ponto importante é o desejo das pessoas de fazer acontecer e de colaborar. A empresa é, hoje, a maior deste segmento no Brasil. Isso, sem dúvida, me dá ainda mais orgulho.

Contras: O olhar da liderança para dentro da empresa ainda deixa a desejar, em alguns aspectos. Mudanças organizacionais muito frequentes. Não dá tempo de "arrumar a casa".

Uma grande decepção.

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Excelentes profissionais e colegas de trabalho, clima amistoso e colaborativo entre pares. Ambiente agradável e confortável.

Contras: Comunicação entre gestores e equipes deficiente e não transparente. Falta total de feedback e de liderança (não há líderes, somente "chefes"). Média gestão (gerentes funcionais, de áreas) incompetente, distante e sem empatia pelas suas equipes. Falta de oportunidade de crescimento. Salário inferior ao do mercado. Não há eficácia em gestão de pessoas, gestão do conhecimento nem retenção de talentos. Não se paga hora extra e as demandas são sempre mal mensuradas gerando sobrecarga na equipe de produção e, muito possivelmente, prejuízo. O esforço não é reconhecido, não há meritocracia. Muito "cacique" para poucos índios. RH incompetente, confuso, de iniciativas fracas e infrutíferas.

Conselhos para presidência: A diretoria e presidência deveriam ser mais presente e visível para todos e deveria também reavaliar as lideranças das áreas, promover uma melhor comunicação, mais honesta, engajadora e transparente.

Diverso, conectado e em vias de ser colaborativo

Consultor

Prós: O ambiente é descontraído, tem espaço para ideias e inovações, liberdade de horário e muita gente criativa. A empresa tem diferentes tipos de recursos e perfis profissionais com disposição para inovar, utilizando tecnologia e metodologias diversas do mercado de educação corporativa, e está expandindo para novos mercados. Os benefícios são bons e a empresa trabalha para sempre estar melhorando-os. A empresa está em crescimento e o mercado ainda é pouco explorado por players no nosso posicionamento, tendo novos negócios surgindo a toda hora, dando espaço para novas carreiras.

Contras: A empresa acabou de passar por uma fusão e com isso a estrutura ainda está sendo ajustada. A base não recebe tanta informação quando gostaria para ter visibilidade dos caminhos da empresa. A empresa acredita na colaboração e a alta liderança investe nesse caminho, porém a falta de organização interna do momento dificulta esse processo atualmente. Duas culturas se integrando leva um tempo para deixar emergir uma nova cultura. A política de cargos e salários não está muito bem estruturada para todos os cargos, pois a empresa sempre esteve em constante mutação e isso gera insegurança.

Empresa com potencial, mas que não é capaz de ser melhor devido à visão imatura dos cargos de chefia.

Prós: O contato pessoal, ambiente físico.

Contras: Falta de reconhecimento dos funcionários, não há meritocracia e nem organização quanto a produção. Funcionários são explorados, principalmente no que diz respeito às entregas e à equipe de produção por falta de organização e planejamento na hora das vendas. E dificilmente isso é reconhecido. Plano de carreira é apenas de fachada, pois há funcionários estagnados há anos no mesmo cargo, enquanto outros conseguem promoção através do "marketing pessoal" e não por competência profissional. Desorganização total na produção e, depois da última fusão, ficou pior ainda, parece que retrocederam muito quanto a isso.

Aval. Afferolab

Gerente de Projetos (GP)

Prós: Clima com minha equipe, parceria com os pares e porte da empresa no mercado

Contras: Diretoria não usa meritocracia e sim panelas para promover as pessoas

Conselhos para presidência: Colocar uma meritocracia consistente para promover realmente quem se dedica, fiz papel de 3 recursos, recebo por um e para adequar a curva da aval de desempenho refuziram minha nota de superou expectativas para atendeu expectativas.

Muita promessa pouco reconhecimento

DiretorEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Acesso a conteúdos sobre principais centros de pesquisa

Contras: Líderes ruins para liderar um negócios grande

Conselhos para presidência: Perdeu o diferencial com a fusão

Aqui, uma boa aparência vale muito. Seja amigo dos grandes e seu sucesso estará garantido.

Prós: A maioria dos profissionais de um nível não gerencial são bastante parceiros, realmente demonstram disposição para fazer a empresa crescer e alcançar as metas.

Contras: As metas anuais são trabalhar, trabalhar, trabalhar e trabalhar...

A meu ver muitos diretores e sócios sequer notam que trabalham com pessoas, tenho a sensação que nós todos somos apenas números que movimentam essa máquina.

A comunicação com os colaboradores não é clara, para tudo tem mistério, cargos e salários, papéis e responsabilidades até hoje é obscuro, ninguém na empresa sabe o que deve alcançar para poder almejar uma promoção.

PLR é piada/lenda, quando recebemos, inventam uma formula onde ninguém é capaz de saber quanto receberá e no final todo mundo tem que se contentar com a merreca e ficar calado.

Não vejo a empresa preocupada com o desenvolvimento de seus colaboradores, muito se cobra para que o colaborador aprenda diversas ferramentas, mas não temos um programa de desenvolvimento, seja ele ferramental ou comportamental.

Só pensam no lucro

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Bom salário, funcionários tem acesso ao material de treinamento para se desenvolverem.

Contras: Não pagam hora extra, exploram o funcionário, os lideres não reconhecem o trabalho dos funcionarios, lideres mal preparados, fusão foi muito confusa.

Não é pra quem quer evoluir.

GerenteEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: para quem é carreirista e não se importa com meritocracia, é um ótimo lugar. Se você fizer as amizades certas, vai manter seu emprego, melhorar seu salário e ganhar muitos elogios. O salário não é ruim se você for um funcionário antigo como eu era (+10 anos de casa)

Contras: Não existe espaço para evoluir, criar e todo o discurso vendido por eles é justamente o contrário do que se sente como funcionário. Trabalhei anos e sempre ouvi dizer que agora era o momento de evoluir como profissional, se não fosse minha busca paralela, eu terminaria como muitos dos meus colegas, enferrujados, desatualizados e vivendo uma rotina de senzala (que é como chamam a área de produção de conteúdo educacional por lá).

Conselhos para presidência: Por anos eu ouvi as historinhas que éramos instruídos a contar pra nossa equipe sempre com o intuito de fazer manutenção da insatisfação deles. A alta rotatividade e perda constante dos melhores profissionais que passam por aí, e saem decepcionados, é impressionante. Isso é ruim pra empresa, e o profissional perde um tempo absurdamente precioso, sendo que vocês sempre terão gente pra fazer todo tipo de coisa mecânica que vocês precisam e entregam. Mas ainda assim, a educação corporativa tem um gap imenso inexplorado. Se vão explorar ok, mas se continuarão sendo as antigas eduweb e quickmind. Já consumiram algumas empresas e espero que a LAB se salve, ou salve a Affero desse clima organizacional horrível desde sua fundação.

Boa mas precisa evitar indicação de parentes de diretores.

Assistente de VendasEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa que propõe um clima descontraído e jovem, possui um time de colaboradores bastante eclético e variado e valoriza o aumento do conhecimento dos colaboradores.

Contras: É uma empresa que precisa estruturar melhor o processo de contratação de gestores e supervisores. A nível de supervisão supõe que a pessoa escolhida para tal cargo leve consigo consciência da responsabilidade para com várias pessoas, que tem suas obrigações e precisa honrar com elas, logo o pessoal de Recrutamento deveria ter mais cautela na hora de selecionar candidatos para tal cargo evitando contratar pessoas pelo grau de parentesco com diretores e selecionar mais pelo perfil e competência. Isso deixa a empresa com uma imagem negligente e que é gerida como se fosse um pequeno negócio de família, sem profissionalismo.

Conselhos para presidência: Olhe para quem entra em perfis de supervisão. As vezes a pessoa não se encaixa para tal cargo só por ser uma indicação.

Affero Lab

Descrição:A Affero Lab é fruto da fusão das duas maiores empresas de Educação Corporativa do Brasil: a Affero e o LAB SSJ. A nova empresa nasceu após um ano de muita conversa. Ficou claro que mesmo separados compartilhávamos uma crença única: a Educação Corporativa pode e deve apoiar empresas no atingimento de seus objetivos estratégicos. E, para isso ocorrer, temos que repensar totalmente a maneira como o treinamento e o desenvolvimento ocorrem nas organizações. Quanto mais conversávamos, mais percebíamos que juntos teríamos uma força muito maior para realizar nossa visão. Por um lado, a Affero, com um portfólio único e dezenas de casos de sucesso de soluções de tecnologia voltadas ao aprendizado. O LAB SSJ, reconhecido por suas soluções presenciais e blended, vinculando treinamento e resultados. Nas duas empresas, um time incrível, cheio de pessoas competentes, apaixonadas pelo que fazem e com muita vontade de inovar e continuar aprendendo. É com esse espírito e ferramentas que nos apresentamos. Nascemos como a maior e mais completa empresa de Educação Corporativa do Brasil. Somos Affero Lab, muito prazer.