Como é trabalhar na Affero Lab?

Emprego temporário sem plano de carreira

Designer Gráfico

Prós: Muito benefícios ao funcionário, horários flexíveis, não tem preconceito, não há perseguição ao profissional. A empresa não permite perseguições, ofensas ou qualquer forma de assédio moral.

Contras: O plano de carreira ao designer foi sucumbido aos poucos. Deixou de existir. Hoje o designer é visto apenas como um peão - extremamente braçal ou um ser incapaz de opinar ou pensar. Os cargos que geriam e mapeavam o plano de carreira do DG deixaram de existir, assim como o histórico de cada profissional - meu sonho de crescer aqui foi jogado no lixo. O emprego de pais e mães de família passou a ser atrelado a renovação ou não de um determinado contrato com um cliente, por determinado tempo. Exemplo: Se um funcionário atende um cliente X, que tem um contrato de um ano com a Affero Lab, e depois esse contrato não é renovado, a pessoa é facilmente descartável (mais ainda se for antiga na casa, logo tendo um salário melhor). A Affero Lab vem tratando um funcionário da casa como terceirizado, ou como um cliente que, se não renova o contrato, ele vai embora. Seria um lugar fantástico para trabalhar sim, se o emprego na Affero Lab hoje não fosse um emprego temporário. Eu não recomendaria amigo meu algum a trabalhar aqui por esse motivo.

Conselhos para presidência: Rever urgentemente os planos de carreira, voltar ao que era antes. Não atrelar a vida de pessoas com fechamento ou não de núcleos - isso vem gerando angústias e insatisfações, e muitas demissões. Bastaria ter uma equipe enxuta e eficiente, que pudesse atender a todos os clientes, o que não fosse capaz da empresa absorver internamente, um portfólio de freelancers de confiança para conseguir atender as entregas.

Uma marca muito abaixo do seu potencial.

Designer InstrucionalEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Salário razoável para a categoria, benefícios facultativos como home office uma vez por semana, boa localização, bom espaço de descompressão e boa infra estrutura. Os liderados colaboram muito entre si.

Contras: Minha experiência pessoal, concreta e recente: não há treinamento processual, não há comunicação entre líderes e liderados, principalmente os recém contratados. Vácuo de comunicação é maior ainda ao longo da hierarquia. Não há também de modus operandi (como fazer o seu trabalho).

Conselhos para presidência: Carece de urgente planejamento estratégico, mapeamento e cultura de processos, eficiência e performance visando afinidade entre executivos, comercial e departamentos de produção. Do ponto de vista de gestão de pessoas, carece de aproximação dos cargos de liderança com os liderados. Pesquisas internas não reflete clima organizacional estabelecido no período em que lá trabalhei. Muito trabalho estrutural mas, uma vez feito, viabilizará que a empresa entregue na qualidade que se espera dela, mas hoje não é a que se pratica.

Não Recomendo! Precisa melhorar

Gerente de Inside SalesEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Possui um clima descontraído. Pessoas de diferentes, o que contribui para o clima. Bons benefícios, boa localização. Horários flexíveis para algumas áreas. Estrutura legal.

Contras: Os processos de contratação mal conduzidos. Por ser uma empresa de Educação Corporativa, deixa muito a desejar quando falamos de desenvolvimento, plano de carreira e outros aspectos que são divulgados na mídia. Não existe um treinamento para liderança (onboarding), ou seja, muitos líderes desprerados, não sabem lidar com profissionais de alta performance, o que consequentemente acaba por perdê-los para empresas e ambientes mais desafiadores. RH fraco, não criam campanhas e nem planos estratégicos para os funcionários. Existe dentro da cia muito QI, o que deixa evidente o despreparo da liderança, e o que fica nítido é a briga de ego entre as áreas o que dificulta a comunicação. A gestão não é horizontal. Fato

Conselhos para presidência: Institucionalize os processos. Parem de contratar apenas indicados e conduzam um processo pautado às competências para os cargos de gestão.

Não é pra quem quer evoluir.

GerenteEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: para quem é carreirista e não se importa com meritocracia, é um ótimo lugar. Se você fizer as amizades certas, vai manter seu emprego, melhorar seu salário e ganhar muitos elogios. O salário não é ruim se você for um funcionário antigo como eu era (+10 anos de casa)

Contras: Não existe espaço para evoluir, criar e todo o discurso vendido por eles é justamente o contrário do que se sente como funcionário. Trabalhei anos e sempre ouvi dizer que agora era o momento de evoluir como profissional, se não fosse minha busca paralela, eu terminaria como muitos dos meus colegas, enferrujados, desatualizados e vivendo uma rotina de senzala (que é como chamam a área de produção de conteúdo educacional por lá).

Conselhos para presidência: Por anos eu ouvi as historinhas que éramos instruídos a contar pra nossa equipe sempre com o intuito de fazer manutenção da insatisfação deles. A alta rotatividade e perda constante dos melhores profissionais que passam por aí, e saem decepcionados, é impressionante. Isso é ruim pra empresa, e o profissional perde um tempo absurdamente precioso, sendo que vocês sempre terão gente pra fazer todo tipo de coisa mecânica que vocês precisam e entregam. Mas ainda assim, a educação corporativa tem um gap imenso inexplorado. Se vão explorar ok, mas se continuarão sendo as antigas eduweb e quickmind. Já consumiram algumas empresas e espero que a LAB se salve, ou salve a Affero desse clima organizacional horrível desde sua fundação.

Checagem

Consultor ComercialEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Relacionamento com as áreas da empresa, acesso a todas as áreas

Contras: Falta de Gestão e mudanças constantes, problemas de entrega, indefinições

Uma grande decepção.

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Excelentes profissionais e colegas de trabalho, clima amistoso e colaborativo entre pares. Ambiente agradável e confortável.

Contras: Comunicação entre gestores e equipes deficiente e não transparente. Falta total de feedback e de liderança (não há líderes, somente "chefes"). Média gestão (gerentes funcionais, de áreas) incompetente, distante e sem empatia pelas suas equipes. Falta de oportunidade de crescimento. Salário inferior ao do mercado. Não há eficácia em gestão de pessoas, gestão do conhecimento nem retenção de talentos. Não se paga hora extra e as demandas são sempre mal mensuradas gerando sobrecarga na equipe de produção e, muito possivelmente, prejuízo. O esforço não é reconhecido, não há meritocracia. Muito "cacique" para poucos índios. RH incompetente, confuso, de iniciativas fracas e infrutíferas.

Conselhos para presidência: A diretoria e presidência deveriam ser mais presente e visível para todos e deveria também reavaliar as lideranças das áreas, promover uma melhor comunicação, mais honesta, engajadora e transparente.

Tem potencial mas falta muito!

Consultor ComercialEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: É uma empresa onde o clima é bem descontraído, tem flexibilidade de horários, pessoal bem legal e engajado. Tem muitas soluções criativas e pessoas bem qualificadas com um público bem jovem.

Contras: A alta direção não se dedica a um planejamento , as decisões são tomadas com base no momento não considerando um crescimento a longo prazo. Não é estruturada e falta foco e planejamento por parte dos líderes. Estratégias são mudadas no meio do caminho fazendo com que as pessoas fiquem perdidas. Falta organização.

Conselhos para presidência: Ter uma área de projetos, planejamento e marketing mais ativa. Seguir os planos e estruturar mais as áreas dando mais independência para os líderes. Os sócios não dão conta da demanda pois têm muita atribuição.

Empresa que somente se diz ser humanizada, nada em prática!

Designer Instrucional Pleno

Prós: Existem poucos pontos positivos dessa empresa, mas tive que aprender mais essa e ver o lado bom do aprendizado e da vida, mas flexibilidade de horários posso afirmar.

Contras: Falta de organização e inexistência de fluxos, desorganização total de documentos e materiais produzidos de clientes importantes, falta de preparo dos profissionais quanto ao trato com clientes.

Conselhos para presidência: Invista mais em profissionais qualificados e menos em aparências!

Insatisfeita

Coordenador

Prós: Autonomia, flexibilidade. Existe espaço para criar e desenvolver coisas diferentes o que é bom, mas mesmo que isso der resultado, se não for algo de interesse da diretoria, o bom resultado é desmerecido

Contras: Falta de plano de carreira e meritocracia. Muitas preferências e desde que a fusão aconteceu falta de unidade e excesso de preferência a pessoais

Conselhos para presidência: Precisam dar atenção ao conteúdo, não apenas a forma, estética e tendência. Precisam rever o que acreditam ser operacional e o que é estético

Empresa com potencial, mas que não é capaz de ser melhor devido à visão imatura dos cargos de chefia.

Prós: O contato pessoal, ambiente físico.

Contras: Falta de reconhecimento dos funcionários, não há meritocracia e nem organização quanto a produção. Funcionários são explorados, principalmente no que diz respeito às entregas e à equipe de produção por falta de organização e planejamento na hora das vendas. E dificilmente isso é reconhecido. Plano de carreira é apenas de fachada, pois há funcionários estagnados há anos no mesmo cargo, enquanto outros conseguem promoção através do "marketing pessoal" e não por competência profissional. Desorganização total na produção e, depois da última fusão, ficou pior ainda, parece que retrocederam muito quanto a isso.

Affero Lab

Descrição:A Affero Lab é fruto da fusão das duas maiores empresas de Educação Corporativa do Brasil: a Affero e o LAB SSJ. A nova empresa nasceu após um ano de muita conversa. Ficou claro que mesmo separados compartilhávamos uma crença única: a Educação Corporativa pode e deve apoiar empresas no atingimento de seus objetivos estratégicos. E, para isso ocorrer, temos que repensar totalmente a maneira como o treinamento e o desenvolvimento ocorrem nas organizações. Quanto mais conversávamos, mais percebíamos que juntos teríamos uma força muito maior para realizar nossa visão. Por um lado, a Affero, com um portfólio único e dezenas de casos de sucesso de soluções de tecnologia voltadas ao aprendizado. O LAB SSJ, reconhecido por suas soluções presenciais e blended, vinculando treinamento e resultados. Nas duas empresas, um time incrível, cheio de pessoas competentes, apaixonadas pelo que fazem e com muita vontade de inovar e continuar aprendendo. É com esse espírito e ferramentas que nos apresentamos. Nascemos como a maior e mais completa empresa de Educação Corporativa do Brasil. Somos Affero Lab, muito prazer.