Como é trabalhar na Aethra Sistemas Automotivos?

me mande embora.

Contagem, MG

Prós: Estou aprendendo como funciona uma indústria.

Contras: A promoção na empresa é muito demorada, eles enrolam o máximo possível.

Conselhos para presidência: Parar de explorar um pouco, e investir mais em seus funcionários.

Aprendizado para a vida

EletricistaEx-funcionário, saiu em 2012

São José dos Pinhais, PR

Prós: O ramo automotivo em si proporciona contato com novas tecnologias, ambiente moderno e limpo. O bom salario e beneficios é um ponto positivo. O horario de trabalho é otimo.

Contras: A empresa é extremamente mal administrada. Existe muita pressão por parte de lideres e gestores. Exploram os funcionários no sentido profissional e delegam dupla função ou desvio de função a funcionários. Eu sai da empresa por insatisfação profissional e não por não gostar do trabalho. A falta de transparência por parte da gestão uns com os outros faz o lucro diminuir. O maior exemplo disso é que em reuniões a gestão apresentava os problemas de cada de cada setor procurando culpados. Ao invés de ir na raiz ,unirem força para sanar determinada falha era mais fácil achar o culpado e uma consequente demissão para dizer que o problema estava resolvido. Um acumulo deste tipo de acontecimentos diários deixa o funcionário muito estressado seja de qual setor for , gera ma qualidade do produto e consequentemente faz a empresa perder credibilidade e contrato com o cliente final. Veja bem uma fornecedora de auto peças do nível da aethra não possuir determinado componente de reposição critico no almoxarifado ou as vezes um reles parafuso que faz parar o processo. Isso causa muito prejuízo e ma qualidade do produto final por geralmente utilizarem a adaptação técnica para sanar os problemas como pratica diária. Faz um certo tempo que sai da empresa e ouço colegas de trabalho que estavam ou estão nela dizer que a empresa esta cada vez pior. Eu adorava o trabalho em si e a unica coisa que eu precisava era suporte adequado e menos politicagem em beneficio próprio por parte de incompetentes gestores e gerentes.

Conselhos para presidência: Eu gostava do trabalho e ainda gosto. Por favor contratem pessoas que tenham como objetivo o trabalho. Pessoas corretas ,pessoas que não colocam sua ambição acima do todo. Contratem pessoas que queiram resolver os problemas e não procurar culpados. Pessoas que tenham conhecimento e certa cultura. Acima de tudo... se colocarem uma pessoa para exercer determinada funçao na promessa de promoção como foi o meu caso. Cumpram e tenham palavra... pois eu cheguei a comprar parafusos e ferramentas com dinheiro do bolso porque me importava com o trabalho. Quando sai da empresa foi uma mistura de frustraçao com alivio por falta de reconhecimento.

profissional

Operador

Contagem, MG

Prós: Novas tecnologias , processos industriais bem elaborados.

Contras: Sem plano de carreira, sem perpesctiva de crescimento.

Conselhos para presidência: Implementar um plano de carreira e valorizar os pratas da casa.

Aviação Geral

Gerente Administrativo

Contagem, MG

Prós: Bom salários iniciais, Bom nome de mercado

Contras: Cultura rigida,com desrespeito por parte da chefia

Boa, porém falta investimentos visando o futuro

FerramenteiroEx-funcionário, saiu em 2017

São José dos Pinhais, PR

Prós: Altos benefícios, altos salários iniciais, nunca atrasa pagamentos, e só.

Contras: Empresa muito mau organizada referente a sua administração e metodologia, não há planos de carteira, uma rotatividade muito alta mesmo em períodos sem crise.

O crescimento profissional do colaborador pode elevar ao crescimento da empresa.

Metrologista

São José dos Pinhais, PR

Prós: Salário, plr, abono, vale alimentação, seguro de vida, transporte frestado para algumas regiões, alimentação no condominio, flexibilidade para exercer as atividades.

Contras: Empresa familiar, centralização das informações, falta de novos projetos para as filiais, baixa oportunidade para crescimento, falta de plano de carreira.

Conselhos para presidência: Dar mais autonomia a gestão das filiais.

Bagunça geral

Operador Multifuncional

Campinas, SP

Prós: A empresa busca manter seus funcionários treinados, a alimentação, convênio e transporte são mto bons

Contras: Muito bagunçada, coisas fora do lugar e gerência muitas vezes não participa da operação para verificar se há algo errado

Bom lugar para trabalhar

Planejador de Qualidade

Prós: Possibilidade de aprender o que há de mais novo no ramo automobilístico

Contras: Falta de recurso humano, refeitório mal organizado em relação a higiene.

Conselhos para presidência: Melhorar o RH e benefícios

Media

Auxiliar de AlmoxarifadoEx-funcionário, saiu em 2009

Prós: plr
    abono
    vale alimentação
    refeição no local

Contras: muita pressão das chefias
    desorganização

Muito Boa, mas pode melhorar

Inspetor de Qualidade

Contagem, MG

Prós: Pouca pressão por se tratar do setor automotivo. Equipes bem definidas (Os chefes também trabalham) Sistema de Qualidade muito bem estruturado. Bons salários e benefícios. Burocracia apenas a necessária Oportunidade de carreira

Contras: Buscando promover os próprios funcionários (até níveis de diretoria), o conhecimento sobre melhoria continua e gestão na fábrica chega a ser falho.

Conselhos para presidência: Devido os níveis de chefia estarem ocupados por Ex-Operadores que trabalharam apenas na Aethra, não existe melhoria continua consolidada na fabrica. Perde-se muito com pequenos desperdícios que nem mesmo são apontados.

Aethra Sistemas Automotivos

Descrição:A Aethra é uma empresa de sistemas automotivas sediada em Contagem (MG). Com 14 unidades, ela está presente no ramo industrial há mais de 30 anos e é uma das maiores empresas de construção de ferramentarias de grande porte da América Latina, incluindo peças de superfície, além da fabricação de componentes estampados de pequeno para médio e grande porte. Em 2003, passou a incluir em sua produção a montagem de cabines completas de caminhões, sendo projetos de fabricação exclusiva. Por isso, oferece desde serviços de engenharia com estações de CAD/CAM/CAE, como também a construção de softtoolings, protótipos, corte a laser 5D, desenvolvimento dos ferramentais definitivos, linhas de solda, montagem e a produção seriada com logística Just in Time em diversos polos automobilísticos do Brasil.