Como é trabalhar na AES Eletropaulo?

Empresa baseada no marketing e no ego de seus dirigentes

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: Bom corpo técnico, bons salários e equipamentos de trabalho.

Contras: Corpo dirigente hipertrofiado e incompetente. A escolha das lideranças é predominantemente por amizades e currículos maquiados de jovens promessas. O corpo técnico não é prestigiado. Suas ações visam o " faz de conta" de empresas de avaliação de desempenho do tipo "ISO". A maioria das lideranças se protege através da contratação de Consultorias quase sempre desconectadas das reais necessidades da empresa. Premia a área financeira e interesses de curto prazo da sobrevivência das lideranças que recebem bons salários. É o retrato do mundo corporativo bem retratado pelo chargista do Dilbert. Nessa empresa com essas lideranças "modernas" interessa mais a aparência e o curto prazo pois suas ações erradas de longo prazo será de difícil avaliação nesse mundo de aparências. Por ser uma empresa regulada as lideranças se fixam em atender a ANEEL e efetuar ações emergenciais que permitam se manter no cargo. Essa cadeia de interesses menores começa nos Gerentes subindo até a Presidência e seus amigos de diretoria. Como é uma empresa privada cabe equilibrar os interesses maiores dos acionistas e as exigências da ANEEL resultando em movimentos erráticos que prejudica o desempenho final da empresa . O pior é o efeito final nas tarifas de energia dos consumidores que acabam incorporando os resultados dessa administração com muito desperdício de recursos.

Conselhos para presidência: É utopia mudar o caráter de pessoas adultas mas cabe sugerir menos preocupação com o ego e sua posição e mais preocupação com os consumidores e com o corpo técnico.
    Valorizar os funcionários com maior conhecimento sem preconceitos de idade e de ideologia seria pedir demais mas fica aqui minha humilde sugestão. É cultura vigente premiar pessoas novas e consultorias externas o que creio ser por desconhecimento do setor elétrico e do que deve ser feito por uma liderança verdadeira. Considero parte do corpo diretivo atual composto de pessoas totalmente despreparado para administrar uma distribuidora de energia elétrica.

AES Eletropaulo

Descrição:A AES Eletropaulo é uma concessionária de energia de capital aberto e ações listadas na BM&F Bovespa. Atualmente, é considerada a maior distribuidora de energia elétrica do Brasil em termos de volume distribuído, de acordo com o ranking da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), e leva energia elétrica a 20,1 milhões de pessoas na capital e Grande São Paulo e a 6,7 milhões de unidades consumidoras de 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista. Responde pelo fornecimento de 34,1% do total de energia elétrica consumida no Estado e 10,5% do total do Brasil. Conta com 6.208 colaboradores próprios e 9.293 terceirizados, 151 subestações, 202 mil transformadores de distribuição, R$ 9,01 bilhões de receita operacional líquida e R$ 1,26 bilhão de capital social.