Como é trabalhar na Aeroporto Internacional de Guarulhos?

Empresa muito boa para trabalhar e aprender

Prós: Ambiente de trabalho, área de atuação, salário, local de trabalho muito atrativo e com muitas opções de serviços, alimentação, compras entre outros

Contras: Empresa com pouco tempo de atuação, num mercado novo de concessão aeroportuária e precisa amadurecer em alguns pontos, mas de forma geral está no caminho certo

Boa empresa, falta estabilidade

Assistente de Segurança Corporativa

Guarulhos, SP

Prós: ótimos benefícios, escala muito boa, folga extras, equipe trabalha sem pressão estacionamento no local, facilidade de deslocamento até o local.

Contras: Reestruturações constante, incerteza quanto a manutenção do seu emprego, falta de estabilidade, cortes de setores importantes e acúmulos de funções do que saíram.

De mal a pior

AOC

Guarulhos, SP

Prós: A natureza dinâmica da maioria das rotinas do aeroporto, ótimos benefícios, ótimo salário e pagamentos em dia, participação nos lucros (ainda que de forma injusta).

Contras: Quando a Gru Airport chegou, acreditei que por ser uma empresa nova a mesma adotaria uma postura moderna e inteligente de administração, mas infelizmente acabou adotando uma postura antiquada e retrógrada, com gestores que não tem uma ideia totalmente errada do que se trata um feedback, em pleno 2018. Durante os últimos 5 anos a empresa gastou muito dinheiro em vão com consultorias para tentar implementar uma cultura empresarial, mas era notável o gap entre o discurso e o que acontecia na prática. Era perceptível como os próprios gestores que eram os principais atores desse processo não acreditavam no que estavam tentando passar. Como resultado hoje temos a cultura do resultado a qualquer custo e quem tenta seguir o caminho correto pensando em melhorar os processos não é visto com bons olhos. Há uma rotatividade acima do normal nos níveis de diretoria, enquanto os coordenadores e supervisores se preocupam apenas em manter o status quo, sem muito profissionalismo, manipulando relatórios e passando uma versão melhorada do que acontece na operação. O paternalismo ficou ainda mais evidente do na época da gestão da Infraero, mesmo com um processo de recrutamento interno disfarçando tal prática. Aliás o Departamento Pessoal não atua nenhum um pouco na retenção talentos e mapeamento de habilidades, ficando apenas com a administração de benefícios, jogando no lixo o que era um dos pilares da tentativa falha de implantar uma cultura empresarial: valorizar pessoas. Houve uma tentativa de criar um plano de carreira, que hoje só faz com que as funções estejam todas desalinhadas, técnico fazendo função de supervisor, auxiliar gerando relatório pra coordenador, analista fazendo trabalho de auxiliar...

Conselhos para presidência: A empresa precisa mudar essa política de resultado a qualquer custo, também precisa de líderes que sirvam de inspiração e que além de seguir o caminho correto, também possua uma visão mais ampla sobre indicadores de desempenho. Outro ponto que merece atenção é o RH que deveria ser mais atuante e ter uma visão atualizada sobre os profissionais modernos.

A empresa parece que se arrasta.

Mestre de Obras

Guarulhos, SP

Prós: No período de 5 anos (2013 à 2018) foi uma boa oportunidade de aprimoramento de conhecimentos em várias áreas da empresa. Paga corretamente, não me lembro de haver atrasos de pagamento ou benefícios

Contras: Não há plano de carreira como foi anunciado no início das contratações e atualmente 2018 a empresa parece estar sem um rumo definido. A empresa parece que se arrasta aguardando que alguma solução caia do céu.

Conselhos para presidência: Atentar para os bons colaboradores e estimulá-los para o crescimento dos mesmos e da empresa.

Gestão complicada

BiólogoEx-funcionário, saiu em 2016

Guarulhos, SP

Prós: Benefícios compatíveis com o mercado, formação profissional, oportunidade de desenvolvimento de um trabalho diferenciado, trabalho desafiador.

Contras: Gestão complicada, alguns gestores mal preparados. Processo de transição de concessão da empresa para iniciativa privada desvalorizou e rebaixou os trabalhadores que vieram da empresa pública, generalizando comportamentos inadequados de alguns.

Salário não é tudo

Ex-funcionário, saiu em 2017

Guarulhos, SP

Prós: O salário é acima da média de mercado, além de prover plano de participação nos resultados de um salário anual. Para quem vem de São Paulo não pega contrafluxo.

Contras: A empresa é muito bagunçada . Os diretores não dão diretivas factíveis e não escutam seus subordinados. Os gerentes possuem pouca competência e baixa autonomia.

Conselhos para presidência: Estabilizar a empresa, valorizar os profissionais abaixo dos coordenadores, não confiar nos diretores e gerentes pois os mesmos só geram reports ficticiios

Péssimo

Gerente AEx-funcionário, saiu em 2017

Guarulhos, SP

Prós: A empresa paga em dia e o salário é razoável . Também tem bons benefícios como vale refeição e previdência privada. Possui boa estrutura de escritório.

Contras: A empresa é muito bagunçada, e possui funcionários mais interessados em se defender do que realmente fazer as coisas acontecer para melhorar a situação do passageiro . Além disso a empresa fica longe da cidade.

Conselhos para presidência: Melhorar a gestão . Não acreditar nos gerentes.

ótimos beneficios e salarios peca na hora de valorizar seus funcionários

Assistente de Operações de TerminalEx-funcionário, saiu em 2017

Guarulhos, SP

Prós: ambiente agradável.

Contras: alta rotatividade, muitos chefes

Ótima empresa para trabalhar.

Analista da Qualidade Pleno

Guarulhos, SP

Prós: Salário acima da média e ótimos benefícios. Oportunidade de se relacionar com diversas pessoas e diversas empresas. Desafios profissionais constantes.

Contras: Critérios bem definidos para desenvolver a carreira e alcançar méritos. Ambiente de trabalho tenso causado por certa insegurança dos empregados em geral.

Satisfeito

Agente de Operação e Segurança

Guarulhos, SP

Prós: Bom ambiente de trabalho, e boa remuneração. Departamento pessoal dedicado a sanar problemas dos colaboradores. Empresa presa pelo ambiente estético e conforto do funcionário. Sem reclamações.

Contras: Devido crise em todos setores, baixa oferta de novas oportunidades. Mais isto esta acontecendo em todo o Brasil, masi retomando acredito alavancar novamente.

Aeroporto Internacional de Guarulhos

Descrição:Inaugurado em 20 de janeiro de 1985, o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro está a caminho de se consolidar como referência na América Latina e um dos principais aeroportos do mundo. A assinatura do contrato de concessão entre Governo Federal e o Consórcio Grupar, no dia 14 de junho de 2012, fez surgir a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., formada pelo Grupo Invepar, referência no setor de infraestrutura em transportes na América do Sul; a ACSA (AirportsCompany South Africa), que opera alguns dos aeroportos mais eficientes do mundo em suas categorias, como o de Johanesburgo (África do Sul) e Mumbai (Índia), e a Infraero, com experiência na operação de 63 aeroportos domésticos e internacionais no Brasil.