Como é trabalhar na Advocacia-Geral da União (AGU)?

Uma carreira que poderia ser top mas atualmente é a melhor "trampolim".

Procurador FederalEx-funcionário, saiu em 2015

São Luís, MA

Prós: Variedade de matérias e de áreas para trabalhar. Possibilidade de escolher a que se amolda ao seu perfil. Salário superior à média do mercado privado, sem a correspondente carga de trabalho.

Contras: Muito hierarquizado, criando-se quase uma "casta" superior dos ocupantes de DAS (cargos comissionados). Desmotivação da maioria dos membros. Sentimento de inferioridade perante o MPF e a Magistratura. Falta de valorização pelos chefes superiores. Burocratizado.

Conselhos para presidência: Adams, larga de ser Ministro e vira Chefe de instituição...

AGU - Aprendiz

AprendizEx-funcionário, saiu em 2016

Porto Alegre, RS

Prós: Porporciona obtenção de experiencia e crescimento profissional, oportunidades de rotação em alguns cargos na empresa podendo assim vivenciar outras funções.

Contras: Salario a baixo da média quando comparado a outras instituições do governo que oferecem oportunidades no programa de aprendizado para menores.

O bom dá pra ser ótimo

Estagiário Superior

Recife, PE

Prós: Pessoal prestativo, horário flexível e grande acesso a informações importantes para crescimento profissional.

Contras: Não é um trabalho dinâmico, todos os dias se desenvolve os mesmos tipos de trabalho e acaba não desafiando o estagiário.

o salário emocional compensa

Teresina, PI

Prós: Vale muito a pena o estágio na procuradoria, pois lhe proporciona o contato com a parte da advocacia públoca, bem como lhe dá oportunidades para a se interessar pela advocacia publica

Contras: o salário deixa um pouco a desejar, pois o trabalho é grande para um salário pequeno. porém, é uma boa porta de entrada para a vida profissional dentro de escritórios e repartições publicas

Excelente órgão para trabalhar.

Analista Administrativo

Prós: ótimo clima de trabalho, rotinas flexíveis de trabalho, reconhecimento imediato pela chefia pela elaboração e implementação de soluções úteis .

Contras: no geral é muito bom trabalhar aqui, talvez o que poderia ser melhorado é o alinhamento entre as unidades, para melhorar o fluxo de informação entre as mesmas.

legal porem é empresa publica

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Araçatuba, SP

Prós: a advocacia geral da uniao os pontos sao bom ambiente de trabalho e pessoal organizado, bom meio de aprendizado e horario flexivel devido a grande

Contras: a advocacia geral da uniao os estagiarios nao tem perspectiva de carreira, uma vez que trata-se de serviço público e seu ingresso somente mediante concurso

Uma carreira interessante, com muita independência.

Advogado União

Belém, PA

Prós: Estabilidade por lei, independência funcional, home office, jornada flexível, férias livremente parceláveis em 3x e autogestão administrativa, além de previdência pública e possibilidade de se dedicar a trabalhos relevantes.

Contras: Por ser governo federal, não há o reajuste anual típico de CLT (data-base, convenção coletiva, acordo coletivo e dissídio coletivo não existem). Também não há pagamento de FGTS e a contribuição previdenciária é significativamente maior do que na iniciativa privada (11% sobre o total). Qualquer reajuste tem de ser por lei. A progressão funcional termina no terceiro nível e não há, dentro da carreira, como progredir depois disso. O salário está abaixo de outras carreiras jurídicas do mesmo porte, como juiz federal e procurador da república.

Conselhos para presidência: Agir politicamente para que a carreira obtenha o mesmo tratamento remuneratório que as carreiras jurídicas equivalentes (juiz federal, procurador da república e procuradorias do estado).

Otimo

Prós: O aprendizado em si é o que mais conta. Pessoas qualificadas e de bem, onde prezam muito a passagem do ensino. Demanda de trabalho normal, muito bom.

Contras: A remuneração em si é o unico ponto que arruina. O estágiario nem sempre tem uma renda boa antes de começar o estágio, e o vale transporte não se adequa ao nosso atual cenário.

Avaliação

Advogado Sênior

Porto Alegre, RS

Prós: Dinamismo, defesa do interesse público, relevância social e estabilidade. Possibilidade de projetos e inovações. Flexibilidade de horário e de organização pessoal.

Contras: Apatia dos membros, engessamento do trabalho, disputas internas, falta de autoridade, desrespeito à hierarquia, falta de organização e falta de pessoal de apoio adequado.

Conselhos para presidência: Melhorar a gestão de pessoal e de projetos.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Santos, SP

Prós: Durante o período de estágio pude me desenvolver profissionalmente, o conteúdo dos trabalhos contribuíram muito para a minha carreira e meus estudos.

Contras: Durante todo o período de estágio na Advocacia Geral da União não observei nenhum ponto negativo, apenas o valor da bolsa estágio que era e ainda é defasado.

Advocacia-Geral da União (AGU)

Descrição:A Advocacia-Geral da União presta consultoria e assessoramento jurídicos aos órgãos do Poder Executivo, e exerce a representação judicial e extrajudicial da União (Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e órgãos públicos que exercem Função Essencial à Justiça).