Como é trabalhar na Advocacia-Geral da União (AGU)?

Melhor lugar para se ter a primeira experiência de estágio.

Maceió, AL

Prós: Contato direto com os procuradores, que estão preocupados com o seu aprendizado; Flexibilidade dos horários; Ambiente de trabalho agradável; Aprendizado na área do Direito.

Contras: O valor referente a bolsa é pouco. O auxílio transporte é abaixo do que o que se gasta realmente. Dependendo do núcleo de atuação, as tarefas se tornam repetitivas.

Acolhimento, ensino e âmbito jurídico!

Prós: O tratamento dos procuradores e advogados é excepcional, com grande respeito pela vida pessoal e acadêmica dos estagiários, em questão de horários, saneamento de dúvidas, questões processuais, etc. As palestras e eventos são sensacionais! Ajudam muito no aprendizado e na integração do pessoal.

Contras: Alguns setores de protocolo são um pouco desorganizados, talvez uma padronização ou maior comprometimento com certas atividades básicas dessa função resolveriam muitos problemas que chegam quando as atividades passam aos procuradores.

Conselhos para presidência: Bolsas de estágio defasada

Excelente oportunidade

Estagiário de DireitoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: A dinâmica do trabalho é ótima. A equipe de procuradores e servidores é muito boa. São pessoas inteligente e dedicadas ao trabalho, que procuram sempre as melhores soluções para os problemas cotidianos.

Contras: O concurso público para ingresso na carreira é difícil e existem poucas vagas. São muitas matérias a serem estudadas que requerem conhecimentos teóricos profundos em cada uma delas, não sendo, muitas vezes, usados na prática da advocacia pública.

Se eu pudesse, teria ficado por mais 2 anos.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Campina Grande, PB

Prós: Bom ambiente; relacionamento interpessoal do setor excelente; liberdade de escolher seu horário; sem excesso de trabalho; bom café; organização; ética; e respeito.

Contras: maioria dos procuradores desleixados e arrogantes; poucos procuradores que realmente gostam do que fazem e fazem corretamente e com ética; algumas pessoas não tem respeito com os recursos públicos e acabam gastando muito papel com impressão de processos sem necessidade.

Conselhos para presidência: Atentar para os procuradores que não realizam suas tarefas; atentar para pessoas que gastam os recursos públicos (utilização de muitas folhas de papel desnecessariamente; sumiço de canetas constante).

Boa remuneração e Responsabilidade

Advogado

Fortaleza, CE

Prós: Trabalho dinâmico. Boa flexibilidade. Representação judicial da União. Fazer o bem pela sociedade brasileira e ajudar a construir uma nação melhor.

Contras: Excesso de carga de trabalho. Pouca estrutura administrativa. Muitos cargos em comissão. Alguns servidores públicos sem compromisso com o trabalho.

Agu melhor orgão público para trabalhar

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Excelente corpo jurídico, pessoas de notório saber jurídico, com as quais pude aprender muito. Ambiente agradável de labor. Ótima estrutura, com o melhor da área para se trabalhar.

Contras: Como todo serviço público, é burocrático. Não é culpa dos empregados em si, mas da cultura organizacional exigida do funcionalismo publico. Muito serviço administrativo.

Ótimo

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ótimo ambiente, pessoas muito solícitas e amigáveis. O trabalho é muito interessante e motivador. Esta de parabéns! Inclusive, voltaria a trabalhar lá.

Contras: Nenhum. Gostei muito de ter trabalhado lá. Não vi nenhum ponto negativo. Recomendo trabalharem lá, pois foi uma ótima experiência na minha vida.

Agu

Administrador

Macapá, AP

Prós: é um orgão muito organizado, competente, está sempre buscando inovações e modernização e valoriza bastante o aprendizado de todos que aqui trabalham

Contras: poderia mudar de predio, aqui na minha cidade trata-se de um predio dos mais antigos da cidade, muito bem localizado, porém devasso demais, poderia melhorar

Estágio bom, mas pouco remunerado

São José do Rio Preto, SP

Prós: Contato imediato com processos e produção de peças processuais

Contras: Bolsa auxílio muito baixa, somente r$ 368,00 + 6 reais por dia

excelente

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2015

Goiânia, GO

Prós: Ótimo lugar para aprender e aperfeiçoar-se na carreira jurídica, sem contar no peso em seu currículo.

Contras: A questão da bolsa para estagiário é o ponto que mais influencia negativamente.

Advocacia-Geral da União (AGU)

Descrição:A Advocacia-Geral da União presta consultoria e assessoramento jurídicos aos órgãos do Poder Executivo, e exerce a representação judicial e extrajudicial da União (Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e órgãos públicos que exercem Função Essencial à Justiça).