Como é trabalhar na Advocacia-Geral da União (AGU)?

Estagio produtivo e ambiente saudável.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Mossoró, RN

Prós: Empresa que valoriza e estimula o crescimento intelectual dos funcionários e estagiários. Boa infraestrutura, ótimo atendimento pessoal e liberdade de expressão.

Contras: A experiência de estágio foi, em geral, positiva. Desafios são inevitáveis, mas contei com um ótimo suporte da empresa que ajudou a superar os desafios com êxito.

ótima local para se trabalhar

Advogado

Brasília, DF

Prós: liberdade, oportunidade de adquirir conhecimentos jurídicos relevantes, oportunidade de atuar em causas judiciais relevantes e de grande repercussão, oportunidade de contribuir para o correto funcionamento das políticas públicas.

Contras: A depender da unidade de lotação pode ser que haja um grande número de processos judiciais e administrativos sob a responsabilidade dos procuradores, o que pode gerar estresse e desgaste excessivos.

Grande aprendizado

Porto Alegre, RS

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, se aprende muito, colegas cooperativos, dispostos a ajudar, incentivo no aprendizado e no desenvolvimento das tarefas e compreensão.

Contras: A bolsa do estágio é muito baixa, isso é consenso dentro do órgão público e estão esperando que mude e aumente nos próximos anos, justamente para incentivar mais os estagiários.

Recomendo!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

São José do Rio Preto, SP

Prós: Foi outra escola pra mim, aprendi muito e coloquei em prática o que vi na faculdade. Os procuradores me davam ampla liberdade na montagem de peças processuais.

Contras: O salário é muito baixo. É o estágio que paga menos em todos os órgãos públicos. Deve trabalhar lá sem pensar na recompensa financeira. De resto é tudo muito bom.

Melhor lugar para se ter a primeira experiência de estágio.

Maceió, AL

Prós: Contato direto com os procuradores, que estão preocupados com o seu aprendizado; Flexibilidade dos horários; Ambiente de trabalho agradável; Aprendizado na área do Direito.

Contras: O valor referente a bolsa é pouco. O auxílio transporte é abaixo do que o que se gasta realmente. Dependendo do núcleo de atuação, as tarefas se tornam repetitivas.

Acolhimento, ensino e âmbito jurídico!

Prós: O tratamento dos procuradores e advogados é excepcional, com grande respeito pela vida pessoal e acadêmica dos estagiários, em questão de horários, saneamento de dúvidas, questões processuais, etc. As palestras e eventos são sensacionais! Ajudam muito no aprendizado e na integração do pessoal.

Contras: Alguns setores de protocolo são um pouco desorganizados, talvez uma padronização ou maior comprometimento com certas atividades básicas dessa função resolveriam muitos problemas que chegam quando as atividades passam aos procuradores.

Conselhos para presidência: Bolsas de estágio defasada

Excelente oportunidade

Estagiário de DireitoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: A dinâmica do trabalho é ótima. A equipe de procuradores e servidores é muito boa. São pessoas inteligente e dedicadas ao trabalho, que procuram sempre as melhores soluções para os problemas cotidianos.

Contras: O concurso público para ingresso na carreira é difícil e existem poucas vagas. São muitas matérias a serem estudadas que requerem conhecimentos teóricos profundos em cada uma delas, não sendo, muitas vezes, usados na prática da advocacia pública.

Se eu pudesse, teria ficado por mais 2 anos.

Campina Grande, PB

Prós: Bom ambiente; relacionamento interpessoal do setor excelente; liberdade de escolher seu horário; sem excesso de trabalho; bom café; organização; ética; e respeito.

Contras: maioria dos procuradores desleixados e arrogantes; poucos procuradores que realmente gostam do que fazem e fazem corretamente e com ética; algumas pessoas não tem respeito com os recursos públicos e acabam gastando muito papel com impressão de processos sem necessidade.

Conselhos para presidência: Atentar para os procuradores que não realizam suas tarefas; atentar para pessoas que gastam os recursos públicos (utilização de muitas folhas de papel desnecessariamente; sumiço de canetas constante).

Boa remuneração e Responsabilidade

Advogado

Fortaleza, CE

Prós: Trabalho dinâmico. Boa flexibilidade. Representação judicial da União. Fazer o bem pela sociedade brasileira e ajudar a construir uma nação melhor.

Contras: Excesso de carga de trabalho. Pouca estrutura administrativa. Muitos cargos em comissão. Alguns servidores públicos sem compromisso com o trabalho.

Agu melhor orgão público para trabalhar

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Excelente corpo jurídico, pessoas de notório saber jurídico, com as quais pude aprender muito. Ambiente agradável de labor. Ótima estrutura, com o melhor da área para se trabalhar.

Contras: Como todo serviço público, é burocrático. Não é culpa dos empregados em si, mas da cultura organizacional exigida do funcionalismo publico. Muito serviço administrativo.

Advocacia-Geral da União (AGU)

Descrição:A Advocacia-Geral da União presta consultoria e assessoramento jurídicos aos órgãos do Poder Executivo, e exerce a representação judicial e extrajudicial da União (Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e órgãos públicos que exercem Função Essencial à Justiça).