Como é trabalhar na Accenture?

Desmascarando à High Performance Delivery

Prós: A empresa oferece uma ótima estrutura de aprendizado principalmente para jovens.
    O Networking que é feito nos projetos.
    A possibilidade de interagir com pessoas, sejam elas no Brasil e fora do país.
    A empresa oferece cursos, workshops dependendo do funcionário.

Contras: Para mim, não foi surpresa alguma, acessar a internet e constatar um grau excessivo de insatisfações de todos os tipos, relatadas aqui por ex-funcionários e funcionários da Accenture.
    Existe uma grande disparidade da imagem que é vendida, das promessas nas entrevistas, o marketing que é feito nas revistas em relação ao dia-a-dia da empresa.
    O grau de arrogância impera na empresa,desde o cargo mais alto até o mais baixo, transformando o clima organizacional ruim, muitas das vezes tenso de se trabalhar. As pessoas trabalham com a sensação de estarem participando do Big Brother Brasil, policiando-se do tal "ser ou não ser compliance" com a empresa.
    Os líderes/gerentes "gerenciam" na maior parte das vezes impondo medo, já que não conseguem coordenar e estimular sua equipe de outra forma.
    O processo de avaliação é uma piada, existe muita política que acaba privilegiando aqueles que são "protegidos/panelas" pelos gerentes que muitas das vezes fazem parte das mesmas equipes e dos mesmos projetos, comprometendo assim, o plano de carreira daqueles que não fazem parte desse mesmo "grupo".
    A empresa tem um conceito arcaico olhando com de uma forma merecedora os profissionais com perfil de carreira X, desmerecendo aqueles com perfis de carreira Y, muitas das vezes prejudicados nas avaliações.
    É impossível conciliar qualidade de vida x trabalho. Diga-se de passagem, se você quiser sair no horário e sair 19hs, escutará muito: Vai cedo hoje, hein? Está desmotivado?
    Os casos de estress e depressão ocorrem com certa frequência na empresa (vi alguns casos).
    Os salários em comparação ao mercado deixam a desejar, por isso, existe um fluxo grande de entra e saí na empresa.

Conselhos para presidência: Os Executivos, SM, deixarem o ego de lado, e perceberem que o maior ativo/legado da empresa são os funcionários.
    Líderes darem bons exemplos, existe muita cobrança e pouquíssimo estimulo.
    Rever as avaliações, geralmente são tendenciosas.
    Rever o plano de carreira para profissionais com perfil de carreira Y.
    Já que a empresa tem perfil exclusivamente para jovens por demandar muito esforço e tempo, o plano de carreira dos NÃO jovens deve ser revisto.
    Fomentar o intercambio nos projetos, sempre as mesmas equipes, os mesmos grupos.

Accenture

Descrição:A Accenture é uma empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, atendendo a clientes em mais de 120 países. Combinando experiência ímpar, conhecimento profundo sobre todos os setores econômicos e funções de negócio, e extensa pesquisa junto às mais bem-sucedidas organizações no mundo, a Accenture colabora com seus clientes para ajudá-los a alcançar altos níveis de performance. Atuando no Brasil desde 1983, a empresa mantém escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Vitória, e um centro de soluções tecnológicas em Alphaville, capacitado para o desenvolvimento de soluções customizadas a custos competitivos. Além disso, a Accenture conta também com um Centro de Serviços Compartilhados, localizado em Curitiba, onde são criadas funções de back-office compartilháveis.