Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na ABB?

248 postagens (57 avaliações nos últimos 12 meses)


Satisfação geral dos funcionários

3.63
  • Remuneração e benefícios
    3.43
  • Oportunidade de carreira
    3.16
  • Cultura da empresa
    3.45
  • Qualidade de vida
    3.18

Recomendam a empresa a um amigo



  • Há mais de 3 anos

    Grande empresa mas um tanto desorganizada e burocrática

    Ex-funcionário, saiu em 2013

    Guarulhos, SP


    Prós: Excelente empresa para começar uma carreira, principalmente para quem opta por uma carreira relacionada a engenharia elétrica. Por conta do seu imenso know-how em sistemas e equipamentos elétricos, robótica e transformadores. Além de possuir um bom clima no local de trabalho, a equipe de R.H preocupa-se em desenvolver seus profissionais. Possui boa remuneração em todas as áreas, e também bons benefícios. O horário flexível é uma das grandes vantagens de trabalhar na ABB.

    Contras: Por ser dividida em 6 unidades de negócio, os processos em grande parte das áreas são "engessados", perdendo muito tempo e produtividade em tarefas simples, principalmente aquelas que precisam da ajuda de outras áreas, inclusive o SAS.
    Outro grande problema é a falta de oportunidade para os profissionais em trabalhar em outras unidades da ABB pelo mundo. Não há um programa claro quanto à isso na ABB para brasileiros, uma vez que existem diversos estrangeiros trabalhando nas unidades daqui.
    Burocracia também para alcançar vagas internas em outras áreas de negócio. Muitas delas ficam restritas apenas à posições de diretoria.

    Conselhos para presidência: Trabalhar mais no sentido do "One ABB", tirando a concorrência interna entre as áreas de negócio, usando isso para que a empresa seja forte em todas as áreas e não somente em duas das seis unidades de negócios, o que diminuiria também a burocracia nos processos.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 3 anos

    ABB uma empresa transparente e com excelente clima organizacional

    Analista

    Sorocaba, SP


    Prós: O melhor de tudo em trabalhar na ABB é o clima entre os funcionários. É impressionante como colaboradores dos níveis gerenciais para cima tratam com a mesma cordialidade e respeito as pessoas que trabalham no nível operacional.
    Benefícios como ajuda de custo para medicamentos, motivações através de confraternizações entre funcionários e também familiares. Cooperativa de crédito, convênio com diversos tipos de estabelecimentos diferentes.

    Contras: Penso que a utilização de mão de obra temporária tem sido um ponto bastante complexo para a ascendência nas operações da ABB, uma vez que esses recursos necessitam de um tempo para atingir a curva de aprendizagem, e quando isso acontece já esta quase no tempo de serem trocados por novos funcionários, uma vez que o tempo de contrato temporário é de 3 meses com prorrogação por mais 3 meses. Após esse tempo o recurso tem que ser Efetivado ou Demitido de acordo com a CLT.
    Outro ponto que penso ser bastante complexo para ABB é referente ao processo para aquisição de ativos e contratação de prestadores de serviço. O sistema é bastante engessado e toma muito tempo para que as coisas aconteçam.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há quase 3 anos

    Uma catástrofe de empresa, sofrerá muito nos próximos 3-5 anos

    Funcionário

    Osasco, SP


    Prós: Ambiente de trabalho e trato com os colegas.

    Contras: Qualidade dos funcionários baixíssima, prezam o custo à qualidade e por conta disso a ABB tem uma equipe inchada e de baixa performance.
    Sistema ERP-SAP foi implementado há mais de 2 anos e ainda não está estável, motivo: muita gente ruim das áreas de negócio querendo fazer customizações desnecessárias ao sistema, ao invés de melhorarem os processos, preferem customizar o sistema.
    Baixa excelência/eficiência em processos, o que acarreta erros e perdas ao longo da cadeia.
    Logística precária, a ABB perde clientes por falta de uma logística eficiente, não conseguem entregar produtos simples de maneira completa, muitas entregas são parciais, elevando o custo de frete.
    Management fraco e sem foco, simplesmente não há estratégia, as metas são baseadas em KPIs financeiros, não há orientação para mercado.
    Falta de benchmarking com o mercado, não olham para fora e possuem processos e política de RH extremamente ineficientes e desatualizados.
    Restaurante precário com uma comida horrorosa, muito gordurosa e você tem a comida contada, não te permitem pegar a comida à vontade.

    Conselhos para presidência: Sugiro uma reestruturação completa na ABB, focando mais em estratégia e olhando para o mercado.
    Também é aconselhável ter menos expatriados tao caros que só inflam o SG&A da empresa, e criar mais talentos locais, não há pessoas preparadas para assumirem cargos de direção na empresa.
    RH antiguado e inoperante, as pessoas são o fator de sucesso de uma organização, RH na ABB serve para contratar e demitir, somente isso.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há quase 4 anos

    Experiência Negativa

    Engenheiro de ProjetosEx-funcionário, saiu em 2010

    Osasco, SP


    Prós: A ABB é uma empresa grande, oferece uma estrutura de mobiliário, refeitório e ambulatório.

    Contras: A empresa parece uma repartição pública. Ninguém sabe de nada, ninguém resolve nada e além disso o pagamento vem errado.

    Conselhos para presidência: Por favor, seja honesto nos vídeos que passam na empresa.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 2 anos

    ABB, não é uma boa empresa para se trabalhar.

    Ex-funcionário, saiu em 2014


    Prós: Boa para o Curriculum. Empresa conhecida no mercado industrial.

    Contras: Empresa mal gerida, alta rotatividade de profissionais, alta pressão e grau de insatisfação elevado generalizadamente.

    Conselhos para presidência: Abandonar a política atual de gestão, acabando com os grupos atualmente no comando e apostar em bons profissionais.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 1 ano

    ABB uma excelente empresa

    Gerente

    São Paulo, SP


    Prós: Empresa ética com excelente preocupação ao desenvolvimento de pessoas. Plano de carreira claro e sistema de avaliação global. Boa reputação no mercado em relação aos produtos e desenvolvimento de pessoas

    Contras: Pelo tamanho global a empresa deveria ter um plano de comunicação mais claro e homogeneo entre as Divisões . Politicas salarias e de crescimento também deveriam ser mais homogenizadas entre as divisões.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há quase 2 anos

    Bom para ganhar experiência.

    AdministradorEx-funcionário, saiu em 2015

    Osasco, SP


    Prós: Plano de saúde bom , previdência privada com ótimo rendimento, facilidade em conseguir treinamentos.

    Contras: Não fornece vale refeição, refeitório próprio é péssimo, Fretados em condições ruins, Falta de plano de carreira real.

    Conselhos para presidência: Melhorar alimentação, fretado e benefícios para os funcionários.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há quase 2 anos

    Boas oportunidades mas gestão de pessoas muito ruim

    Assistente Técnico JúniorEx-funcionário, saiu em 2014

    Sorocaba, SP


    Prós: Oportunidade de crescimento Interação com unidades externas Ambiente Agradavel Excelente nome para o CV Remuneração levemente acima do padrão

    Contras: Qualidade de vida definitivamente não é um diferencial, os funcionários que mudaram de unidade passaram por diversas dificuldades, além da adaptação as políticas de mudança não eram cumpridas de forma integral. Beneficios muito ruins e que passaram a piorar, principalmente plano de saúde Previdência Social com baixo retorno Restaurante da empresa em niveis calamitosos

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 2 anos

    Um elefante branco, com turbinas de última geração.

    Engenheiro de AplicaçãoEx-funcionário, saiu em 2015

    Guarulhos, SP


    Prós: Empresa busca trabalhar com idoneidade. Tenta ser clara em seus objetivos com o mercado e com seus funcionários.

    Contras: A empresa é muito grande a ponto de ser perder. São tantas as regras e procedimentos que você não sai do lugar. E por vezes você acaba sendo o culpado tanto de ter seguido um procedimento quanto põe não segui-lo, tudo depende do resultado.

    Conselhos para presidência: Se você não tirar os dinossauros que comandam os feudos, você nunca saberá o que acontece de verdade, mas se você tentar tira-los você cairá, sim como o presidente anterior.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há aproximadamente 2 anos

    Excelente empresa com gestores ruins

    Coordenador de Qualidade

    Guarulhos, SP


    Prós: Presença mundial, podemos ter contato com unidades de oitros países, desenvolver projetos e conhecer processos, forte R&D, muito investimento e tecnologia.

    Contras: Estrutura complexa, pesada e antiga, empresa muito descentralizada, compartimentada, divisões não interagem entre si!

    Conselhos para presidência: integrar as pessoas, áreas, Negócios e divisões, tornar a empresa Única!

    Recomenda a empresa: Sim


Informações da empresa

ABB

Descrição:A ABB é líder mundial em tecnologias de energia e automação. Localizada em Zurique, na Suíça, a empresa emprega 150.000 funcionários e opera em aproximadamente 100 países. Suas ações estão listadas nas bolsas de valores de Zurique, Estocolmo e Nova Iorque. A história da ABB no Brasil começou a ser escrita em 1912, quando a empresa forneceu os equipamentos elétricos para um dos cartões postais do país, o Bondinho do Pão de Açúcar. Em 1954, foi inaugurada a primeira fábrica na cidade de Guarulhos, São Paulo, destinada a produzir dispositivos e sistemas de energia para concessionárias e indústrias. Três anos depois, foi instalada na cidade de Osasco a segunda planta fabril para a produção de robôs, sistemas e soluções de automação. Desde então, a empresa participou dos principais projetos de infraestrutura e industrialização locais e em 2012 completou 100 anos de história no país.

Site

RH: quer atrair bons talentos?