Como é trabalhar na 99?

Muitas falhas de gestão.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Muita oportunidade de exposição, a opinião de pessoas de todos os níveis é levada em consideração. Além disso, o business muito dinâmico, é possível ver o resultado das suas ações instantaneamente.

Contras: Muitas pessoas mostram resultado e não recebem reconhecimento, critérios do processo de avaliação de performance são confusos, o que deixa muitas pessoas frustradas.

Paga pouco.

Analista de Atendimento ao Cliente

Prós: Não há dress code e pode ir de bermuda. Em um período de 4 semanas seguidas, trabalha 1 domingo por mês e duas semanas de segunda a sexta e outras duas semanas de segunda a sábado.

Contras: Salário! Paga-se muito pouco pro funcionário dispor do seu final de semana. E ficar o dia todo no telefone. Vale Refeição também não é lá essas coisas, dá pra comer 1 Big Mac. Startup seja ela qual for só é bom pra essa molecada iniciante, se você passou dos 30 , como eu, recomendo empresas com um perfil mais tradicional.

Conselhos para presidência: Dá um upgrade no salário e no VR.

Um inferno!

Analista de Atendimento

Prós: Video game, puffs, bolo e 1 cerveja as sextas-feiras. Inegável que VR, VA, VT e plano de saúde são bons, mas nem isso mais tá valendo a pena.

Contras: Empresa com nenhum processo definido, tudo muda de um dia pro outro e não há uma comunicação transparente e útil. As reuniões que os "chefões" fazem pra mostrar resultados, parece que estamos em outra empresa. Já que no UAU ( onde os peões ficam), parece um inferno na terra. Fora que quando vc é contratado, pintam como a melhor empresa pra se trabalhar, que escala de folga é 5X2, que você iria atender ticket, fazer projetos e afins. Bom, não é nada disso. BALELA! Assim que entra, faz um treinamento puramente institucional, falando maravilhas da empresa e o foco é passar o Uber a qualquer custo. Não há comunicação entre os setores, não há prazos pra nada e somos " Analistas" pra preencher 300 planilhas e 989 forms e não ter solução pra nada. Ouvir xingo de motorista todos os dias é o mais comum é você fica a mercê de humilhações, o que fez com que várias pessoas pedissem demissão. Há pessoas que estão faltando por problemas emocionais de trabalho. Fora a mudança de escala, que pode ser de um dia pro outro e não se importam se você tinha ou não compromisso.

Conselhos para presidência: Parem de fazer reuniões semanais parecendo que tá tudo bem. Não está! Peguem esse tempo, vão lá atender as ligações dos motoristas xingando pra ver qual é a verdadeira realidade da empresa.

Lamentavél

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: bom tudo la engana muito ,as poucas coisas reais são , Salario ótimo que de 1500 vai ser 2200 agora pra carga de 8h , Vale alimentação de 675, o ambiente era legal ,a gora é normal, café da manhã as segundas, cervejadas as sextas. MAS A SAÚDE DE NGM AGUENTA UM BANDO DE MOTORISTAS MAU EDUCADOS ALANDO PALAVRÃO O DIA TODO, logo os beneficios citados acima NÃO SÃO MAIS QUE OBRIGAÇÃO DA 99 e é o que segura os funcionários lá.

Contras: Sem organização nenhuma, vende uma falsa vaga, processos seletivos não funcionam, dizem que um dos valores é ser genuinamente preocupado com as pessoas mas ele não se preocupam com os funcionarios, central perdida app da vários bugs , 99 rouba os motorista colocando taxas absurdas , uma área que bloqueia o motorista e o acusa sem se que ter provas , motoristas insatisfeito ligando e xingando muitoooo as atendentes , não podemos deligar, nos pontuam se somos firmes no posicionamento demitem pessoas por motivos bobo. as pessoas lá tem medo de respirar e serem demitidas . uma falsa imagem falam sobre acabar com a uber o tempo todo , se importam apenas com os motoristas e não com os prestadores de serviço, gestão falha , o tempo todo tem funcionários cometendo fraudes , você entra com a promessa de promoções e oportunidades mas é tudo mentira , lá eles não se importam com a central , você é tratado como minoria, te forçam a bater uma meta de 60 a 70 interações por dia se algum analista não bate no outro dia o supervisou ou coordenador nem olha na sua cara . os próprios lideres falam mal deles mesmos, um read que acha que a 99 vai ser um dia a nubank. a 99 esta muito longe de ser referência de atendimento e muito longe de ser a melhor empresa no ramo , não respeita seus motoristas, não respeitas seus funcionarios e nem respeita suas próprias politicas.

Conselhos para presidência: Por favor OUÇA os que vem de baixo , abra os olhos para seus subordinados, processos soltos, equipe desorganizada e perdida , demitem pessoas por serem sinceras , as pessoas tem medo de tudo lá só não falam , muitos com raiva da empresa um grupo de pessoas abrindo processo. Pessoas mentirosas , lideres fissurados por resultados que não respeitam seus analistas, a qualidade serve pra que ? NÃO FUNCIONA , chega dessa DROGA DE FORMS pra que essa merda ? Se você que uma empresa referência comece olhando para dentro de você e realmente vendo de VOCÊ é uma referencia. NINGUÉM respeita o UAU, todo mundo acha que somos APENAS atendentes , SOMOS o coração da 99. Um dos valores é ser GENUINAMENTE PREOCUPADO COM AS PESSOAS, então comece sendo com seus funcionarios que droga. Sai da 99 com panico, estress, raiva sentimentos que eu nuca tive de lugar NEHUM a 99 por trs de Peter, Ariel e Paulo VERAS é um inferno , gente querendo arrancar a cabeça de todo mundo , você tem noção que a99 descumpre mais de 25 temos da constituição trabalhista ? PELO AMOR DE DEUS OLHE MELHOR ESSA DROGA DE EMPRESA.

Não se iluda com o universo que é vendido lá, não existe plano de carreira

Analista ComercialEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Startup, cheia de Vigo e oportunidades de crescimento tanto em nível nacional e internacional, tem um grande aporte de investimento, um ótimo clima para se trabalhar

Contras: Gestores com ego muito grande, totalmente desestruturado os processo, não tem plano de carreira, em algumas áreas de não for amigo de bar do gestor não tem privilégios

Conselhos para presidência: Falta expertise no time de RH, as contratações nos cargos de gerência vai acabar fazendo a empresa declinar

Bom pra quem ta começando, péssimo pra quem quer construir carreira.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Um lugar cheio de conhecimento a ser explorado. Considere a empresa como uma escola, se você quiser aprender e desenvolver, é o lugar certo.

Contras: Não possuí nenhum tipo de plano de carreira. Você nunca como e o que fazer para dar os próximos passos e crescer. Existe muita falta de organização e falta de processos, comprometendo o desempenho do profissional nesse quesito. Diz ser uma empresa preocupada com os funcionários, mas não oferece nenhum benefício que seja de fato relevante. O salário é muito abaixo do mercado, se porta como startup quando convém (salários e benefícios), ao mesmo tempo que se porta como empresa grande também quando convém (carga de trabalho excessiva, pressão, agilidade...). Não possuí uma boa gestão de pessoas, grande parte dos gestores tem o mesmo conhecimento dos seus coordenadores ou analistas.

Conselhos para presidência: Um funcionário devidamente reconhecido (seja pelo trabalho ou financeiramente) releva problemas como falta de gestão, planejamento e organização.

Quebra de expectativas

Analista de RelacionamentoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ambiente dinâmico e descontraído, bonito visualmente, com pessoas incríveis que fazem o seu tempo lá dentro valer a pena (pelo menos nos momentos de descanso). Os benefícios e remuneração oferecidos são bons para o trabalho desempenhado.

Contras: Ambiente nada saudável, sem suporte psicológico e sem visão de crescimento algum para o funcionário, não possuindo um plano de carreira. É uma empresa jovem que cresceu muito em pouco tempo e não foge a regra ao não possuir processos eficazes (ou processo algum), cenário esse que mantém problemas sérios e antigos sem perspectiva de solução e o "analista UAU" em situações de atendimentos constrangedores e estressantes no qual não tem autonomia para resolver o que quer que esteja acontecendo.

Satisfeito, visto a camisa da empresa

Prós: 1. investe no potencial do funcionário, danto muito autonomia para a implementação de novas ideias 2. lideranças são acessíveis para a troca de ideias, inputs etc 3. instalações incriveis

Contras: 1. a 99 passa pelas dores de um crescimento rápido. Ainda falta mais processos e organização 2. por conta da volatilidade do mercado em que está a inserida, a empresa cria e destroi projetos com uma velocidade fora do comum. Esta agilidade em minha opinião faz parte da rptina de uma empresa de tecnologia mas sem duvida passa a sensação de instabilidade para seus colaboradores

Vai ser melhor que sua faculdade

Gerente

Prós: É uma escola - tudo aqui é contado em "dog years" e em poucos meses de trabalho você vai sentir um crescimento exponencial. Além disso, o clima da empresa é ótimo, com pessoas jovens e desafios gigantescos. Além disso, outros pontos positivos são o acesso a toda a liderança da empresa (incluindo fundadores), exposição extrema, clima descontratído, horários flexíveis (apesar da alta carga de trabalho), liberdade de tocar os próprios projetos e, principalmente, o nosso produto: esperamos transformar a vida das pessoas por meio da mobilidade urbana. A 99 é para os que sonham grande!

Contras: A 99 paga mal e tem poucos benefícios. Frente à quantidade de responsabilidades colocadas sobre os funcionários isso é em muitos momentos desproporcional. Os salários estão abaixo do mercado (e abaixo das responsabilidades dos cargos!), não há política de bônus, os benefícios são mínimos (VR extremamente baixo e ajuda de custo com academia/Gympass). Os outros problemas geralmente apontados, como falta de organização, falta de processos, plano de carreira, etc. são, em minha opinião, questões muito pessoais. Quando dizemos que a 99 é pra quem tem "estômago" é justamente isso que queremos dizer: quando vc entra aqui, vc está comprando a mesma briga que nós e apostando completamente na empresa. Se a 99 não tem processos definidos, ajude a contruir! Falta plano de carreira? Proponha um na sua área ou cola no RH pra falar com o pessoal a respeito. Seu gestor tem dificuldades? Seja mais duro com ele nos feedbacks - o conceito de hierarquia aqui é um pouco diferente das outras empresas e todo feedback é não só bem-vindo como esperando de todos os funcionários. Apesar disso, a 99 entende que nem todos querem comprar essa mesma briga e sabemos que isso é meramente uma questão de perfil - quem entra aqui não quer lutar contra a bagunça que é uma startup que cresceu extremamente rápido, quer ajudar a arrumar a casa :)

Conselhos para presidência: As pessoas aqui são novas, têm muita garra e estão cheias de vontade de aprender. Apesar disso, ninguém trabalha de graça e reter talentos envolve sim pagar bem. Entendemos que não cabe no budget da empresa salários mais competitivos, mas um programa de bônus atrelado a desempenho é muito mais do que esperado. O aprendizado por si só, por maior que seja, não paga as contas.

Perda de competitividade e turnover alto

Coordenador de OperaçõesEx-funcionário, saiu em 2016

Recife, PE

Prós: Ambiente de trabalho jovem e descontraído. Funcionários têm autonomia para fazer as coisas, e a empresa está aberta a ouvir as opiniões e propostas de todos. É fácil acessar outros funcionários de outras cidades. Por se tratar de um mercado relativamente recente, a 99 é um grande ambiente de aprendizado.

Contras: Salários bem abaixo do mercado. A partir da segunda metade de 2015, a empresa passou a adotar uma postura arrogante e complacente por conta de seu grande crescimento, o que fez com que ela perdesse agilidade e competitividade em 2016. Atualmente está colhendo os frutos de sua má gestão financeira e de recursos humanos e teve que reestruturar boa parte do negócio. O turnover está muito alto e está criando um ambiente de trabalho inseguro. Novas lideranças estão tomando decisões arbitrárias, ineficazes e pouco aderentes à cultura da empresa. Divulgam frequentemente que têm muitas vagas em aberto, mas também estão demitindo muito.

Descrição:A 99 é o maior aplicativo brasileiro de mobilidade e está presente nos grandes centros urbanos São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte. Além de trabalhar para atender da melhor maneira seus parceiros motoristas e os passageiros, a 99 tem como missão causar mudanças que impactem positivamente a população: tornar o transporte mais barato, mais rápido e mais seguro usando a tecnologia.
A diversidade de categorias dos seus serviços - modalidades de táxi e carro particular - possibilita uma estrutura de transporte capaz de garantir o direito de escolha do usuário no seu ir e vir diário. Hoje a 99 conecta 10 milhões de passageiros a 140 mil taxistas e motoristas no Brasil, sendo: 99POP, com motoristas particulares na cidade de São Paulo; o 99TÁXI, que está presente em 550 cidades do país; o Modo Desconto que oferece a comodidade do táxi com valores até 30% mais baixos; e o 99TOP, serviço premium com táxis de luxo.