Como é trabalhar na 99?

Empresa que está crescendo e agora só se importa com dinheiro. Esqueceu os funcionários e usuários

Desenvolvedor Android

Prós: A maioria dos engenheiros são pessoas muito legais. Tem café da manhã na segunda-feira, bolo na sexta, máquina de café e chocolate. Tem festas legais também, para quem curte.

Contras: Não reconhecem o profissional que está dentro da empresa. Só fazem promessas, ficam te enrolando num processo muito mal organizado de carreira. Para atrair novos engenheiros, colocam eles com salários e cargos certos, mas depois de dentro, não se importam mais com você

Conselhos para presidência: Não adianta só atrair gente boa, tem que ter condições para manter o pessoal que entrou motivado, ou logo todos sairão

Pense 2x e tenha certeza de que é a estratégia certa para sua carreira

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A 99 é um lugar incrivelmente dinâmico, a cada momento somos expostos a situações diferentes, desafios e oportunidades. Assim, o potencial de aprendizagem é muito grande. A depender da área e posição que entrar, há também grandes chances de alavancar sua carreira em pouco tempo.

Contras: A 99 é uma empresa nova que colocou seu foco nas metas em detrimento dos funcionários. Houve uma transição recente da cultura e atualmente pontos cruciais do desenvolvimento dos funcionários na empresa estão prejudicados. Desde método de recompensa/promoção até preocupação com a saúde física dos funcionários, a 99 tem demonstrado descaso preocupante com parte de sua equipe. Apesar da carga excessiva de trabalho que a maior parte dos funcionários se propõe a cumprir, por exemplo, é bastante comum os gestores não incentivarem a promoção ou recompensa dessas pessoas. Acredito que essa forma de agir tenha certa base no alto escalão da empresa, não sendo um problema especificamente da equipe de RH. Sendo assim, minhas perspectivas de melhora são baixas.

Conselhos para presidência: Não acredito que minhas dicas estejam alinhadas com os próprios objetivos da empresa. Sendo assim, não acho valer a pena realmente discriminá-las aqui. Ainda assim, acredito ser um dever moral e humano que o board, founders, CEO e líderes repensem a forma com a qual as coisas estão sendo conduzidas na empresa. É triste ver o caminho que foi tomado desde a época da Abaçaí.

Muito a se fazer e pouco sendo feito.

Prós: Empresa com espirito de modernidade, ambiente gostoso de se trabalhar, beneficios otimos, processo seletivo agil. facilidade da localização

Contras: Desvalorização de colaboradores que atuam com mais experiência e conhecimento por contratação de novos com salário difrente, salário calculado de forma errada, como horas extras, adicional noturno por exemplo, valores que infelizmente não são colocados em prática em todas as areas,

Conselhos para presidência: Olhar mais de perto a linha de frente que tem muito mais idéias e respostas para oque acontece, por mais que dinheiro seja uma urgência, criar novos processos e novas frentes nem sempre é o mais urgente , sendo que se já funciona de uma maneira não muito eficiente, criar uma nova do zero só desestabiliza oque já existe.

Potencial

Analista CorporativoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa tem um espaço legal, mesa de ping pong, vídeo games e gente jovem com vontade de crescer. Disposta a fazer a diferença.

Contras: Um dos pontos mais negativos na minha experiência, além do que escutei do meus colegas lá, é que infelizmente para subir tem que puxar saco do gestor, amigo de bar. Fora isso uma mania chata que mesmo depois do funcionário sair, mesmo cumprindo suas obrigações e batendo suas metas, infelizmente eles tem uma política de não recomendar o funcionário quando ele procura uma recolocação.

Conselhos para presidência: Os valores que almejam, não significa que é praticado diariamente, persistam em alcançalos. Verifiquem se o problemas de recomendação de ex-funcionário é realmente um problema com eles ou um problema interno. Assim "se preocupar genuinamente com as pessoas"pode se torna um valor de real.

É boa quando se vê de fora, mas....

Analista de Comunicação

Prós: Lá você vai encontrar muitos desafios, irá adquirir bastante conhecimento e vai aprender a "se virar". Além disso, como em qualquer outro lugar, irá fazer muitas amizades com pessoas bacanas. Para os funcionários da área de atendimento, o salário é um diferencial se comparado com outras empresas.

Contras: A empresa ainda é muito desestruturada, não tem profissionais tão competentes quanto acha que tem (aqui falo de gestores), além disso precisa se ter muito QI (quem indica) para galgar uma posição mais elevada e ser reconhecido pelo bom trabalho. Na minha área, por exemplo, existe uma gestão muito falha, que se preocupa muito com resultado e pouco com funcionário, além de coordenadores incapacitados para o desenvolvimento e gestão de pessoas. Fazem o funcionário trabalhar aos domingos e feriados (mesmo após uma mudança contratual com escala de 5x2), sem qualquer suporte, enquanto gestão (ou staff, como gostam de ser chamados) está a passeio ou gozando de sua merecida folga. A área de desenvolvimento ainda é muito mal formada, o que gera uma falha gritante do produto, impactando diretamente o usuário e os canais de atendimento ficam hiper lotados, sofrendo por alta demanda e pouca mão de obra (já que a empresa cortou mais de 50% da área).

Conselhos para presidência: Olhem um pouco a situação de cima para baixo, não deixe que o desespero ou a arrogância tome lugar na tomada de decisões importantes. Foque no usuário, mas sem tentar ADIVINHAR o que ele quer e sim estude, pesquise e conheça para instituir mudanças. Não esqueça dos funcionários subordinados, que estão carentes de maior atenção e respeito, a cultura da empresa é maravilhosa, só precisa ser colocada em prática (DICA: genuinamente preocupado com pessoas).

Bom ambiente, mas ninguém trabalha por amor.

Analista de Marketing Pleno

Prós: Ótimo ambiente de trabalho e colegas muito qualificados. O clima é super informal e é possível ter contato próximo e frequente com sócios e diretores.

Contras: A empresa é bem desorganizada, o que implica na queda de produtividade dos funcionários. Um dos valores é "Cuidar das pessoas", mas isso não acontece na prática. Se trabalha muito e ganha pouco.

Pessoas incríveis e ambiente desafiador

Prós: A 99 tem um ambiente super descontraído, tem profissionais incríveis, permite uma autonomia muito grande para todos os funcionários, tem muitas oportunidades de desenvolvimento e muitos desafios.

Contras: As prioridades mudam muito o tempo todo o que, muitas vezes, deixa o ambiente confuso. Alta carga de trabalho e dificuldade de comunicação entre as áreas. A localização do escritório é de difícil acesso.

Otima empresa mas os heads estão acabando com os valores dela

Prós: Poder trabalhar em Uma empresa de tecnologia referencia nacional. Reunioes com todos, aprendizado e poder opinar e perguntar coisas diretamento aos sócios

Contras: Rh péssimo e inexperiente. Heads despreparados e negligentes com as equipes. A avaliaçao 360 nao serve para nada, ao inves de melhorarem com os feedbacks recebidos, a falta de maturidade das pessoas levam a demitir ao inves de guiar os funcionarios

Conselhos para presidência: Prestem atençao nos heads e coordenadores despreparados e imaturos, eles estão desmotivando os funcionarios abaixo deles e acabando com a cultura da empresa

Motorista

Prós: Serviço e comodidade do trabalhador. Embora a vida no dia é surreal com várias eventualidades, conhecemdo pessoas novas, lugares novos e bairros.

Contras: Segurança é horrível, tratamento muito ruim, sem contar no esgotamento do dia a dia, assaltos, trânsitos, Wi-Fi, preço da gasolina que está alto e chefes ruins.

Conselhos para presidência: Mudar logística

É uma boa empresa

Analista de ComunicaçãoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa aposta em diversidade, cultura. Procuram engajar os funcionários à alguma causa. Pagamentos sempre em dia e se há algum problema, corrigem bem rápido. Os fundadores da 99 são gente boníssimas.

Contras: Precisa de mais transparência em determinados setores, como por exemplo o atendimento. A empresa não fala a mesma língua, falta humildade em alguns setores, acredito que deveriam aprender mais com quem fundou a empresa. Precisa de mais organização e identidade própria.

Descrição:A 99 é o maior aplicativo brasileiro de mobilidade e está presente nos grandes centros urbanos São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte. Além de trabalhar para atender da melhor maneira seus parceiros motoristas e os passageiros, a 99 tem como missão causar mudanças que impactem positivamente a população: tornar o transporte mais barato, mais rápido e mais seguro usando a tecnologia.
A diversidade de categorias dos seus serviços - modalidades de táxi e carro particular - possibilita uma estrutura de transporte capaz de garantir o direito de escolha do usuário no seu ir e vir diário. Hoje a 99 conecta 10 milhões de passageiros a 140 mil taxistas e motoristas no Brasil, sendo: 99POP, com motoristas particulares na cidade de São Paulo; o 99TÁXI, que está presente em 550 cidades do país; o Modo Desconto que oferece a comodidade do táxi com valores até 30% mais baixos; e o 99TOP, serviço premium com táxis de luxo.