Como é trabalhar na 4all?

Empresa é o conceito de Titanic: Vende a ideia de ser bonita, sólida. O resultado todos conhecem.

Porto Alegre, RS

Prós: A ideia é interessante, mas muito mal conduzida e executada. No início ainda tinha um clima legal, agora é terrorismo. Pelo menos sobrou a cantina ainda, apesar de que nem isso é como antes...

Contras: Incharam o quadro funcional, agora demitem 20 pessoas em um dia. Empresa irresponsável, tirando pessoas do mercado. Arrependido. Se quer vender o rótulo de informal, seja informal, e não dê espaço para que falem coisas como 'caímos no conto da 4all'. A maioria dos gerentes sente necessidade de microgerenciar tudo. A empresa está sem rumo e o produto não teve a aceitação imaginada pelo CEO. Provavelmente veremos mais gente atualizando o Linkedin durante o dia de hoje e durante o resto da semana. Estou por aqui ainda, com aquela sensação que posso ser o próximo, ou então que serei um dos que vai apagar a luz.

Conselhos para presidência: Dica para a presidência? Sejam transparentes, e não fiquem vibrando com mais um pedido de pizza no chat. Expliquem para os funcionários o que está acontecendo.

Desenvolvedor Java EEEx-funcionário, saiu em 2017

Porto Alegre, RS

Prós: Benefícios, engajamento dos funcionários (quase no fim), proposta, clima de trabalho (em fase de mudanças), compromisso com soluções inovadoras e de alta tecnologia (também vem mudando aos poucos e ficando para trás das inovações do mercado)

Contras: Gestão ineficiente, lideranças escolhidas por semelhança de interesse ou por questões políticas dentro da empresa e não por competência ou experiência na função/cargo exercidos, falta de planejamento, falta de foco e objetivo nas soluções, falta de compromisso com os funcionários em questões salariais e de enquadramento com o mercado, falta de feedback e de acompanhamento dos funcionários

Conselhos para presidência: Planejamento, receber feedback dos funcionários e não somente da gestão, escolher os gestores por experiência, valorizar os funcionários que realmente se empenham e querem exercer cargos de maior responsabilidade com excelência, deixar de lado as politicagens e assumir um compromisso com os funcionários, escolhendo gestores eficientes e que tenham a confiança dos funcionários

A proposta é interessante, mas falta organização.

Programador

Porto Alegre, RS

Prós: A proposta geral da empresa é interessante, o ambiente é descontraído, geralmente com bons colegas e há a possibilidade de horário mais flexível.

Contras: Empresa muito desorganizada, não possuem produto bem definido, não aguardam entrega de MVP, para já realizar diversas alterações. Programadores, acabam se tornando peões, pois geralmente não tem o poder de definição de escopo de projeto, porém respondem como se tivessem. Por fim a empresa se diz ser "disruptiva", mas pensa menos na satisfação do funcionário e mais em eventos que não levam a nada. Não possui um plano de carreira bem definido e o salário está abaixo do mercado.

Conselhos para presidência: Ter melhor organização, não trocar os pés pelas mãos fazendo entregas adiantadas e prometendo o que ainda não está pronto. Também lembrar de incentivar os funcionários de maneira real, no dia a dia e não com happy hours.

Precisa de algumas mudanças, mas no geral é uma boa empresa para se trabalhar.

Desenvolvedor

Porto Alegre, RS

Prós: Pessoas bacanas, tem buscado implementar agile e outras boas práticas de desenvolvimento, atingindo um certo sucesso, e tende a seguir crescendo.

Contras: Precisa abrir os olhos para tecnologias mais novas e que atenderiam melhor certas aplicações, além de valorizar mais os profissionais que tem. Evitar profissionais dogmáticos é um começo.

Conselhos para presidência: Falta oferecer salários melhores para atrair melhores profissionais (programadores/infra). As pessoas são legais, mas de modo geral o conhecimento técnico deixa a desejar. A paixão por estudar e se manter atualizado deve ser um pre-requisito na hora das contratações. É necessário se focar em um ou outro produto. O fato da empresa querer "cruzar, chutar e defender" acaba refletindo na baixa qualidade dos produtos, e por consequência na desmotivação dos profissionais que os desenvolvem. Muitos produtos não possuem o básico, e mesmo assim são disponibilizados para serem usados. Além disso, nas fazes iniciais dos produtos, que tal disponibiliza-los apenas para clientes pequenos, com pouca demanda? Assim os desenvolvedores conseguem se focar no produto sem ter que correr para "apagar incêndios" quando dá algum problema em produção. Ao submeter os funcionários ao limite de horas permitidos na CLT, a empresa acaba se colocando em uma posição retrograda, o que contradiz o discurso de startup inovadora. Funcionários motivados vão trabalhar mais horas e/ou render mais. Que tal saber o que os motiva e então correr atrás disso?

Tudo ok

Programador Pleno

Porto Alegre, RS

Prós: Ambiente muito bom para se trabalhar, e elementos motivacionais interessantes em relação aos demais players do mercado. Muitas possibilidades para desenvolvimento pessoal e coletivo

Contras: Aplica metodologias ágeis, mas com lideranças com pouca experiência na gestão de crises e na leitura correta das reais necessidades de recursos humanos

Startup

Programador Sênior

Porto Alegre, RS

Prós: Muitas oportunidades de crescimento, ambiente descontraído e colegas engajados em melhorar a cada momento. A pegada de startup faz com que seja possível todos contribuir para o crescimento da empresa.

Contras: Por todos terem oportunidade de contribuir no caminho de crescimento da empresa, algumas vezes pessoas que não tem experiência em gestão acabam definindo caminhos tortuosos... Acho que faz parte de ser startup.. errar.. arrumar o rumo e navegar novamente, porém repetir muito esse processo pode tornar a vida da empresa muito difícil.

Desafios razoáveis.

Desenvolvedor Pleno

Porto Alegre, RS

Prós: Grades oportunidades para o desenvolvimento pessoal. Desafios diários. Pouca hierarquia. Colegas engajados em boas práticas de programação. Projetos inovadores.

Contras: Os desafios diários podem ser bons para o desenvolvimento do profissional, porém os prazos de entrega podem ser pouco razoáveis as vezes, levando a uma baixa na qualidade do produto final.

Uma ótima empresa, com ótimos profissionais, mas falta mais organização

Desenvolvedor Front End

Porto Alegre, RS

Prós: Ótimo ambiente, horários flexíveis, happy hour quase todo mês, pessoas incríveis, ótimas chances de evoluir profissionalmente.

Contras: falta de organização, falta de alinhamento em alguns pontos importantes(o que está sendo trabalhado para melhorar), carga horária de 8:48 que eu acredito que não precisaria ser tanto, já que tendo uma carga horária menor, o profissional produz mais e gasta menos para a empresa.

Grande potencial de crescimento

Porto Alegre, RS

Prós: Grande potencial de crescimento da empresa e também profissional. Alta visibilidade de mercado. Ambiente de trabalho muito bom, pessoas dispostas.

Contras: Empresa conta com algumas pessoa da gerência com mindset mais antigo, O que reduz o tempo da tomada de decisões, e por consequência reduz o tempo de entrega do produto.

Conselhos para presidência: Contratar os colaboradores pela paixão em fazer parte de um projeto inovador e transformador, não apenas pelo conhecimento técnico.

Bom lugar para trabalhar, mas com ressalvas

Desenvolvedor Front-end Pleno

Porto Alegre, RS

Prós: Horário flexível, ótima oportunidade de crescimento e aprendizado seja na sua área específica ou não. Equipes compostas por profissionais excelentes.

Contras: Prazos curtos para projetos grandes, combinada com a remuneração no máximo razoável acaba desmotivando um pouco. A carga horária de 44h semanais também é um exagero mas infelizmente está na cultura da empresa.

Conselhos para presidência: Procurar ouvir feedback dos funcionários com mais frequência. Nenhum ser humano é capaz de produzir 8h diárias, quem dirá quase 9h.

4all