Como é trabalhar na 4all?

Mais foco!!!!!!!!!!

Porto Alegre, RS

Prós: O material humano da empresa é excelente. Conheci pessoas muito boas no que fazem. Boa parte delas queriam fazer algo diferente, mas geralmente eram barradas por algum motivo.

Contras: Venderam uma imagem de "startup", empresa disruptiva, inovadora e vários outros termos, que por sinal, é o que mais gostam de fazer na 4all, as famosas "Buzzwords". A empresa contratou muita gente e não conseguiu gerir demandas com as novas contratações. Sem contar que a empresa não tem foco, a cada mês surgem novas prioridades e os produtos acabam se perdendo e virando um monte de "puxadinhos". Gestores com uma mentalidade velha e que não sabem lidar com pessoas.

Empresa conservadora e sem foco de negócio

Porto Alegre, RS

Prós: As pessoas. Existem pessoas incríveis e competentíssimas lá dentro. Pessoas engajadas e dispostas a ajudar. Porém, ao mesmo tempo, existen pessos indo na contramão.

Contras: Grande parte da gerência é composta por pessoas extremamente conservadoras, o que torna a empresa apenas mais uma fazendo mais do mesmo no mercado. Na mídia se coloca como uma startup, distuptiva e inovadora; mas na pratica, é uma empresa verticalizada, com uma estrutura hierárquica onde os gestores estão completamente perdidos e sem foco para direcionar suas equipes. A cada 2 ou 3 meses o foco da empresa muda, assim como suas prioridades, seus produtos, as metas e as cobranças. A empresa não fatura dinheiro e a culpa disso sempre sobrecai nos funcionários (que não entregam produtos dentro do prazo estipulado pela gerência). Os funcionários falam mas nunca são ouvidos. As demandas, situações e direcionamentos são sempre impostos, nunca construídos com o time. A empresa orgulha-se dos funcionários que viram a noite trabalhando, ou que trabalham nos finais de semana. Não existe um plano de carreira para os funcionários, além da contratação acelerada e inflação do quadro de funcionarios sem nenhuma estrutura para manutenção e tratamento (então é mais fácil contratar e demitir conforme as mudanças de gestão acontecem teimestralmente).

Conselhos para presidência: Resolvam um problema real das pessoas. Foquem nisso e parem de mudar o foco toda hora. Ah, menos mídia e mais entrega de produto!

Uma mentira!

Porto Alegre, RS

Prós: A única coisa boa da 4all e ao mesmo tempo triste são as pessoas incríveis que trabalham lá. O capital humano da empresa é muito bom. Sub-utilizado e desvalorizado. Uma pena!

Contras: A empresa quer criar um produto jovem, digital, disruptivo, mas em toda a sua gestão (inclusive no fundador) estão mentes quadradas, jurássicas e sem nenhuma experiência no mundo que estão tentando entrar. A empresa se diz uma startup com conceito horizontal e flexibilidade, mas na realidade você tem hora para chegar, controle de ponto, controle rígido de idas ao café, conversas, uma cultura de "hora-bunda", muitos chefes, estrutura vertical e muuuuito distante de uma startup. Não há tempo para criar, inovar, propor... a empresa não ganha dinheiro e qualquer solução é para ontem. Não se consulta o mercado, não se resolve problemas reais e não se entrega valor. Vi gente e mais gente entrando até atingir a marca de 175 pessoas, e seus funcionários não saberem o que devem fazer e quais as prioridades. No meio de tudo isso, a liderança sempre reunida, mudando tudo o tempo todo. Perdidos e culpando os times pelo fracasso de seus números.

Conselhos para presidência: Menos mídia, estrelismo, festa, contratações, parcerias caríssimas e mentiras. Mais pé no chão, produto bom, times enxutos, ENTREGA!

Empresa que infelizmente não atendeu as expectativas que fizeram dela mesma.

FuncionárioEx-funcionário, saiu em 2017

Porto Alegre, RS

Prós: O conceito do produto era muito lindo, e a idéia de startup com horários flexíveis. Metodologia ágil, o conceito de tudo era muito bom pra ser verdade.

Contras: A empresa fez demissões em massa, demitindo cargos e quebrando toda a premissa que fazia a todos gostarem da empresa. Demissões por causa do horário sendo que antes o horário era flexível, onde foi mudado isso é não foi avisado para ninguém. Empresa irresponsável por tirar pessoas do mercado de trabalho para logo depois demitirem, fiquei arrependido é mais um que caiu no "conto da 4all". Continuar trabalhando com o sentimento de "eu posso ser o próximo" é terrível.

Conselhos para presidência: Se, vocês estão percebendo que está dando errado, não infla mais a empresa, pois se não o estouro é ainda maior.. defina bem o produto, o que você quer que o produto faça. E ao conseguir que o produto seja BOM. E esteja sem problemas, então disponibilize para o produto final, não pensem só em entregas, mas sim em qualidade.

Empresa é o conceito de Titanic: Vende a ideia de ser bonita, sólida. O resultado todos conhecem.

Porto Alegre, RS

Prós: A ideia é interessante, mas muito mal conduzida e executada. No início ainda tinha um clima legal, agora é terrorismo. Pelo menos sobrou a cantina ainda, apesar de que nem isso é como antes...

Contras: Incharam o quadro funcional, agora demitem 20 pessoas em um dia. Empresa irresponsável, tirando pessoas do mercado. Arrependido. Se quer vender o rótulo de informal, seja informal, e não dê espaço para que falem coisas como 'caímos no conto da 4all'. A maioria dos gerentes sente necessidade de microgerenciar tudo. A empresa está sem rumo e o produto não teve a aceitação imaginada pelo CEO. Provavelmente veremos mais gente atualizando o Linkedin durante o dia de hoje e durante o resto da semana. Estou por aqui ainda, com aquela sensação que posso ser o próximo, ou então que serei um dos que vai apagar a luz.

Conselhos para presidência: Dica para a presidência? Sejam transparentes, e não fiquem vibrando com mais um pedido de pizza no chat. Expliquem para os funcionários o que está acontecendo.

Poderia ser uma ótima empresa, mas trocou os pés pelas mãos...

Desenvolvedor Front EndEx-funcionário, saiu em 2017

Porto Alegre, RS

Prós: Empresa possui muitos profissionais bons, Cantina, pagamento em dia e uma boa estrutura. Há a possibilidade de aprendizado de novas tecnologias, assi mcomo o aprendizado no geral.

Contras: Falta de foco, gerencia retrógrada e verticalizada. Há puxadas de tapete, de outros funcionários e favoristismo para pessoas não qualificadas...

Conselhos para presidência: Criar um plano factível de negócio, não fechar parcerias sem ter o produto pronto, não prometer o que não pode cumprir e não contratar pessoas se não pode manter.

Cilada Bino

Porto Alegre, RS

Prós: Os funcionários são o ponto mais forte da empresa, pessoas maravilhosas que você vai levar para a vida inteira. Pessoas dispostas a inovar e a ensinar.

Contras: Não entendo como a empresa está contratando tanto se a 3 meses atras demitiu grande parte dos funcionários alegando uma "mudança de estratégia" e "ter mais foco" parece que perderam de novo o foco. E quem entra por ultimo sai mais rápido, fica a dica. Apesar dos funcionários estarem super afim de fazer do jeito certo a gerência não consegue pensar assim. Se atola em promessas com parceiros e nunca as cumpre. Os produtos saem sem qualidade decepcionando os funcionários por nunca terem tempo suficiente pra fazer um produto bom e os usuários do produto por terem mais do mesmo. Diz que é agile mas a diretoria é totalmente waterfall não importa quantos indicadores tu tem, quantas evidencias têm, se o dono quer você vai fazer.

Conselhos para presidência: Se diz startup então faça como uma, com poucos funcionários e cultura startup não corporativa.

Medíocre

Analista de TIEx-funcionário, saiu em 2017

Porto Alegre, RS

Prós: Empresa com pensamento em integração de tudo em um só lugar. Uso de novas tecnologias para desenvolvimento e infraestrutura é um aspecto positivo para essa empresa.

Contras: Gestão não qualificada para com as pessoas, a empresa peca em trazer bons técnicos para gerir equipes, assim, faz com que os mesmos falhem devido seu despreparo para gerir pessoas.

Conselhos para presidência: Preparar melhor seus gestores para lidar com pessoas.

As pessoas sao o ponto forte e ao mesmo tempo o que vai afundar a empresa.

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2017

Porto Alegre, RS

Prós: O ponto forte da empresa sempre foi as pessoas, conheci pessoas incríveis que levarei pro resto da minha vida. Clima no inicio da empresa era ótimo e aprendi muito lá dentro.

Contras: Infelizmente, em algum momento, muitos cargos de gerência da empresa foram tomados por pessoas que, ou tem a cabeça muito antiga para o ambiente de startup e nao conseguem se renovar, ou querem ganhar poder/dinheiro/relevância a qualquer custo, passando por cima dos valores e pessoas que eram os únicos pontos positivos que ainda restavam. Falta foco na estratégia de mercado, querem tudo e acabam nao fazendo nada direito. O crescimento desenfreado do numero de funcionários no inicio trouxe muitos problemas e, recentemente, a demissão em massa de quase 40 pessoas no mesmo dia deixou evidente a falta de organização e transparência com o funcionário. Depois desse dia ficou um clima fúnebre na empresa, os funcionários que ficaram, ou fecham com a panelinha e estao tranquilos ou estão temendo pelos seus empregos. A politicagem é a chave para o sucesso dentro da empresa, nao importa o seu conhecimento ou experiência profissional, se vc puxar o saco certo, terá sucesso lá dentro. As pessoas boas sao o que fazem a empresa ainda ter esperança, mas as ruins que afundam diariamente o titanic. Fora todos esses problemas, o salário é abaixo da média do mercado.

Conselhos para presidência: Foco, transparência e organização.

Falta ainda...

TesterEx-funcionário, saiu em 2017

Porto Alegre, RS

Prós: É positivo trabalhar em em uma empresa que possui horário flexível e com clima ameno e com pessoas Tá o parceiras. Foram os meus pontos positivos.

Contras: Falta de organização, planejamento, plano de carreira, salário é baixo em relação ao que se pede do profissional. Não temos especificação nem escopo de produto muitas vezes tenso que fazer um absurdo de horas extras sob o risco de não ser enxergado como um bom profissional.

4all