Como é trabalhar na 3M?

3M na visão de um estagiário

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Sumaré, SP

Prós: Empresa incrível, dinâmica e desafiadora. Estrutura incrível para os funcionários e clientes. Profissionais qualificados e boas oportunidades para desenvolvimento de relacionamentos interpessoais.

Contras: Em alguns momentos engessada no que diz respeito a oportunidades de desenvolvimento de carreira. Estrutura organizacional por alguns momentos quadrada, quando necessário que fosse mais flexível.

Conselhos para presidência: Valorização dos ótimos talentos que são perdidos pela empresa e que rapidamente se realocam em outras grandes empresas, mesmo preferindo continuar.

Excelente empresa

Gerente de Contas

Sumaré, SP

Prós: Extremamente ética e sólida! Confiam em seus funcionários na verdadeira filosofia “Contrate bons funcionários e deixe-os trabalhar em paz” .

Contras: Falta uma maior visão, gerenciamento e controle por parte do funcionário sobre as métricas e atingimentos das cotas de remuneração. O sistema não nos permite muito controle. Muitas vezes é preciso “confiar que está tudo certo”.

Além da inovação!!

Especialista

Sumaré, SP

Prós: A empresa proporciona ótimo equilibro entre vida pessoal e profissional, com diversos benefícios e programas focados em qualidade de vida, bem como desafios constantes que quando superados são muito valorizados. O funcionário é protagonista e pode fazer sua carreira adquirindo uma bagagem profissional de alto valor pela diversidade da empresa. A cultura da empresa de colaboração e ética é o que faz a empresa ser tão sólida por tanto tempo, as pessoas e o clima organizacional são algumas de suas fortalezas.

Contras: Por ser uma empresa americana global, a independência para alguns processos ainda é baixa, o que limita um pouco a regionalização e tropicalização de temas relevantes para o país que proporcionariam maior destaque dentro do contexto nacional.

Conselhos para presidência: Para continuar sólida e com alto crescimento o investimento precisa ir além do R&D, atrair e reter tem papel fundamental na construção de uma companhia sempre atualizada que sai na frente em relação a práticas de mercado. Investimento em mídias sociais e na divulgação da cultura interna bem como alguns ajustes salariais é de fundamental importância para ganhar relevância no mercado.

Boa pra funcionário, péssima pra estagiário.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Sumaré, SP

Prós: Ambiente e estrutura da empresa são ótimos. Oferece Clube com alguns benefícios, salão de beleza, lojinha, entre outros que podem ser utilizados por qualquer colaborador.

Contras: A empresa não valoriza o estagiário, tenha certeza de uma coisa, você irá entrar e sair sem ser notado ou sem as pessoas se importarem com o seu futuro. Abrirem vagas júnior nas áreas e nem cogitarem o estagiário para a posição é super comum. Estagiário nem é considerado funcionário da empresa, então há muita política sobre sigilo e não podemos participar de quase nenhuma reunião/palestra entre outros.

Conselhos para presidência: Valorizar o programa de estágio.

Empresa excelente, mas você deve criar sua oportunidade.

Sumaré, SP

Prós: Ética estabelecida dentro da empresa, junto com todos os membros e a qualidade passada para todos os produtos 3M, referência no mercado de seus segmentos.

Contras: A empresa possui na minha opinião dois pontos negativos, a morosidade dentro do sistema, por ser uma empresa de bens de consumo o processo deveria ser mais rápido e as oportunidades de crescimento.

Um excelente lugar para ser realizado trabalhando!

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2017

Sumaré, SP

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, estrutura, refeitório, benefícios excelentes. Muita troca de conhecimento, colaboração. Líderes extremamente competentes e preparados para ensinar sempre que necessário. Empresa que valoriza muito o funcionário, sempre inovando para que ele se sinta feliz no ambiente de trabalho.

Contras: Processos burocráticos e lentos, muitas vezes. Dificilmente contratam estagiários, apesar de todo o investimento feito através de treinamentos.

Conselhos para presidência: Tornar os processos mais rápidos e menos burocráticos, além de dar oportunidades aos estagiários para continuarem na empresa.

Uma empresa com grande potencial

Prós: Ambiente de trabalho confortável, uma liderança que confia nos subordinados. e permite que eles se desenvolvam de acordo com o grau de interesse.

Contras: Poucas pessoas para executar várias atividades o que permite extrair o máximo das pessoas mas ao mesmo tempo exige muita energia que vai acabando ao longo do tempo.

Uma boa empresa

Sumaré, SP

Prós: benefícios atraentes, facilidades dentro da empresa (ex. banco e lojinha com produtos da empresa com descontos, padaria), flexibilidade com horários a depender do cargo, produtos inovadores de alta qualidade

Contras: por ser uma empresa muito bem estruturada e estável no mercado, muitas das pessoas dentro da empresa não se preocupam em procurar novas maneiras de lidar com as situações diárias, de forma a se tornarem um pouco acomodadas - o que diminui o desempenho das funções.

Empresarial

Gerente

Prós: Empresa dinâmica e com grande atuação no mercado

Contras: Pensamentos retrógrados e autoritarismo

Conselhos para presidência: Atuar mais nas áreas comuns da empresa

Neutro

Engenheiro Júnior

Sumaré, SP

Prós: A empresa permite flexibilidade de horário, bom ambiente de trabalho, bons benefícios, possui algumas facilidades dentro das instalações da empresa como lava-rápido, cabeleireiro etc.

Contras: As responsabilidade de cada nível de cargo não são bem definidas, crescimento na carreira muito lento, programas de reconhecimento poderiam ser melhores.

3M

Descrição:Na 3M, inspiração acontece diariamente. Nossos funcionários e nossas tecnologias fazem o impossível se tornar possível. Aqui, a ciência faz a mágica acontecer. Exceto que não é mágica, é a ciência certa aplicada do jeito certo pelas pessoas da 3M. Aqui, suas ideias ajudam a moldar vidas ao redor do mundo. Aqui, você importa.
Você inspira. Desafia. Prospera. Aqui, você pode. Está é a ciência 3M. Aplicada a vida.