Como é trabalhar na 3M?

Gerente de Marketing

Sumaré, SP

Prós: Empresa sólida, ética, e extremamente profissional nos negócios. Boa estabilidade de emprego para aqueles que trabalham direito. Salário compatível com a região. Ambiente amigável, há um ambiente de respeito na área de negócios. Capacidade alta de investir no desenvolvimento dos funcionários.
    Boa oportunidade para movimentação interna. Apesar de ser uma única empresa, são 42 duas empresas (Divisões) em uma, o que te dá a oportunidade de mudar de divisão e ter a sensação de novos ares.

Contras: Empresa se gaba de ter um processo de RH sólido e eficaz, porém a influência de alguns Diretores de Grupos de Negócio no processo faz com que o RH às vezes inexistisse, pois alguns deles tem grande poder de influenciar a sua carreira. Em alguns Grupos, não basta trabalhar e arregaçar as mangas, se o Diretor não for com a sua cara você terá dificuldades de se desenvolver.
    Processo de avaliação de desempenho, internamente chamado de EPR, é bom porém se torna um processo fraco frente as pessoas que vão avaliar o funcionário e principalmente durante a calibração com os diretores. Durante a calibração o que é revisto são os interesses de custo da área (o impacto de promover o funcionário ou de dar um "i"-pronto para ser promovido), os pontos de vista dos diretores pesam, portanto se ele não vai com a sua cara, melhor se movimentar e rezar para nunca mais cruzar com ele profissionalmente dentro da empresa.
    Muito lerda para promover os funcionários. As divisões jogam com os funcionários quanto a promoção e reajuste de salário, pensando que os funcionários não se conversam.
    Viagens internacionais de negócios pela empresa para visitar outras subsidiárias ou para matriz em St. Paul são bem restritas e tratadas como se fosse uma "promoção" ou um grande "benefício/mérito" para o funcionário.

3M

Descrição:Na 3M, inspiração acontece diariamente. Nossos funcionários e nossas tecnologias fazem o impossível se tornar possível. Aqui, a ciência faz a mágica acontecer. Exceto que não é mágica, é a ciência certa aplicada do jeito certo pelas pessoas da 3M. Aqui, suas ideias ajudam a moldar vidas ao redor do mundo. Aqui, você importa.
Você inspira. Desafia. Prospera. Aqui, você pode. Está é a ciência 3M. Aplicada a vida.