Propósito é fator mais valorizado por brasileiros para trocar de emprego

Levantamento feito pela plataforma Love Mondays revelou que 70% dos usuários empregados atualmente desejam mudar de trabalho

Conexão com propósito de vida, oportunidades de crescimento e remuneração são os fatores mais levados em conta pelos brasileiros na hora de trocar de emprego. Um levantamento com 4.492 pessoas feito pela plataforma Love Mondays revelou que 70% dos usuários empregados atualmente desejam mudar de trabalho. Outros 6% desejam sair de seu emprego atual para trabalhar como autônomo ou freelancer e 24% preferem permanecer onde estão.

Entre os que desejam buscar um novo emprego, o principal motivo para 29,6% é a vontade de encontrar um trabalho mais conectado com seu propósito de vida. O segundo motivo mais citado (28,9%) são as poucas oportunidades de crescimento na empresa atual, seguido por uma remuneração abaixo do desejado (24,6%). Atrás dessas razões vêm uma liderança insatisfatória (6%), baixa qualidade de vida no trabalho (5,8%) e um ambiente de trabalho ruim (5%).

“Já vínhamos percebendo que as pessoas estavam de fato buscando um propósito maior no trabalho, que estivesse conectado com seus valores pessoais. Mas foi muito interessante verificar que esse fator se sobrepõe a oportunidades de crescimento e remuneração”, comenta Luciana Caletti, CEO e cofundadora da Love Mondays.

Por que as pessoas querem permanecer no emprego

Para aqueles que preferem ficar onde estão, o principal motivo (25,1%) é a chance de crescimento na empresa. Em segundo lugar (18,5%) aparece a conexão do trabalho atual com seus próprios valores e propósito de vida, seguido de perto por remuneração e benefícios (18,4%) e um bom ambiente de trabalho (15,9%).

No entanto, 12,2% das pessoas preferem ficar no emprego atual porque acreditam estar difícil encontrar outro. Por fim, 9,9% apontou a flexibilidade no dia a dia de trabalho como razão para querer ficar.

Você pretende buscar um novo emprego em 2019?*
Sim, busco um novo trabalho fixo. 70%
Não, quero ficar onde estou. 24%
Sim, mas pretendo trabalhar somente como autônomo/freelancer. 6%

Que principal motivo leva você a querer mudar de emprego?
Quero um trabalho mais conectado com meu propósito de vida 29.6%
Pouca oportunidade de crescimento 28.9%
Remuneração abaixo do desejado 24.6%
Liderança insatisfatória 6%
Baixa qualidade de vida 5.8%
O ambiente de trabalho é ruim 5%

Que principal motivo leva você a querer continuar no emprego atual?
Boas oportunidades de crescimento 25.1%
Está conectado com meus valores e propósito de vida 18.5%
Boa remuneração e/ou benefícios 18.4%
Bom ambiente de trabalho 15.9%
Acho difícil achar outro emprego 12.2%
Flexibilidade no dia a dia de trabalho 9.9%

*Levantamento feito entre 14 e 21 de novembro de 2018 com usuários da plataforma Love Mondays.

Love Mondays (www.lovemondays.com.br), marca do Glassdoor na América Latina, é uma plataforma em que profissionais avaliam as empresas onde trabalham. Líder no Brasil, o site ajuda profissionais a tomarem melhores decisões de carreira e empresas a recrutarem e manterem seus talentos. São mais de 1,9 milhão de avaliações de ambientes de trabalho, processos seletivos e benefícios para 170 mil empresas. Todas as informações são postadas de forma confidencial por nossa comunidade de usuários e acessadas por mais de 4 milhões de pessoas ao mês. Love Mondays foi fundada no Brasil em 2013 e lançada no México e na Argentina no início de 2017. Desde 2016 a plataforma faz parte do Glassdoor, o site de empregos e recrutamento mais transparente do mundo.