Pesquisa revela o que homens e mulheres mais valorizam na vida profissional

Levantamento do Love Mondays também apresenta quais são os maiores desafios que cada um enfrenta no trabalho

Autodesenvolvimento é o que move os profissionais brasileiros, segundo uma pesquisa online realizada entre 1 e 9 de março de 2019 pelo Love Mondays, plataforma em que profissionais avaliam as empresas onde trabalham.

A pesquisa ouviu mais de 17 mil pessoas, sendo cerca de 10 mil mulheres e 7 mil homens. As respostas foram bem semelhantes entre os dois grupos. Quando perguntados sobre o que mais valorizam na vida profissional, a maior parte (45,6% das mulheres e 40,3% dos homens) respondeu “superar desafios e me desenvolver”.

Em segundo lugar para ambos aparece “trabalhar com um propósito maior”, seguido por “estabilidade no emprego”. Mas homens e mulheres diferem quanto ao quarto e quinto lugares: para elas, ter um bom relacionamento com os colegas vem antes de ter um bom salário; para eles, a ordem se inverte.

Veja abaixo os dados completos:

O que você mais valoriza na sua vida profissional?

Mulheres (10.631 respondentes)
Superar desafios e me desenvolver 45.6%
Trabalhar com um propósito maior 17.1%
Estabilidade no emprego 15.1%
Bom relacionamento com colegas 9.5%
Um bom salário 9.3%
Outro 2.3%
Ter influência e/ou autoridade 1.1%

Homens (7.671 respondentes)

Superar desafios e me desenvolver 40.3%
Trabalhar com um propósito maior 17.7%
Estabilidade no emprego 14.1%
Um bom salário             13%
Bom relacionamento com colegas 10.8%
Outro 2.4%
Ter influência e/ou autoridade 1.7%

Desafios profissionais

A pesquisa também perguntou aos respondentes qual seu maior desafio ao pensar na vida profissional como um todo. Os resultados foram bastante semelhantes entre homens e mulheres.

O desafio mais citado por ambos os grupos foi “alcançar estabilidade financeira”, seguido por “achar um trabalho com o qual eu me identifique”. “Manter-me motivado” aparece em terceiro lugar, à frente de “conseguir reconhecimento”, “conciliar vida pessoal e trabalho” e “manter-me atualizado”.

“Esses resultados sugerem que os profissionais brasileiros querem se desenvolver e trabalhar com propósito, mas têm dificuldade de aliar isso à estabilidade financeira”, afirma Luciana Caletti, cofundadora e CEO do Love Mondays.

Qual o seu maior desafio na vida profissional?

Mulheres (10.064 respondentes)
Alcançar estabilidade financeira 23.1%
Achar um trabalho com o qual eu me identifique 20.5%
Manter-me motivada 13.5%
Conseguir reconhecimento 13.4%
Conciliar vida pessoal e trabalho 12.4%
Manter-me atualizada 9.1%
Outro 8%

Homens (7.189 respondentes)

Alcançar estabilidade financeira 21.2%
Achar um trabalho com o qual eu me identifique 19.2%
Manter-me motivado 14.8%
Conseguir reconhecimento 14.4%
Conciliar vida pessoal e trabalho 12.9%
Manter-me atualizado 10.7%
Outro 6.8%

Love Mondays (www.lovemondays.com.br), marca do Glassdoor na América Latina, é uma plataforma em que profissionais avaliam as empresas onde trabalham. Líder no Brasil, o site ajuda profissionais a tomarem melhores decisões de carreira e empresas a recrutarem e manterem seus talentos. São mais de 1,9 milhão de avaliações de ambientes de trabalho, processos seletivos e benefícios para 170 mil empresas. Todas as informações são postadas de forma confidencial por nossa comunidade de usuários e acessadas por mais de 4 milhões de pessoas ao mês. Love Mondays foi fundada no Brasil em 2014 e lançada no México e na Argentina no início de 2017. Desde 2016 a plataforma faz parte do Glassdoor, o site de empregos e recrutamento mais transparente do mundo.