Você sabe trabalhar em equipe? Veja dicas para melhorar seu relacionamento com os outros

0

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”. Essa frase, proferida pelo astro do basquete Michael Jordan, resume bem a importância da colaboração e do trabalho integrado de um time para alcançar um objetivo em comum. Embora esse conceito pareça óbvio, nem sempre é fácil integrar um determinado número de pessoas e fazer com que eles trabalhem de forma harmônica para o bem da empresa.

O Love Mondays quer que seu trabalho te faça feliz e, para que isso aconteça, saber trabalhar em equipe e colocar em prática alguns conceitos de colaboração é fundamental. Confira, a seguir, as dicas que listamos para que você se integre a um time e desenvolva muito melhor suas tarefas:

1. Seja respeitoso com todos

Todos os eventos, reuniões e trabalhos em equipe começam nesse ponto: respeito. Se você for líder de uma equipe ou se tiver que se reportar a alguém, agir com respeito é sempre a melhor alternativa. E sabe por quê? Quando você trata alguém com educação você é mais querido por essa pessoa. E, se ela gosta mais de você, vai querer te ajudar a atingir suas metas. Uma equipe que se respeita, trabalha mais integrada, alegre, será mais produtiva e terá menos chances de deixar o barco caso as coisas não saiam como o esperado. Como líder do time, ser respeitoso aumentará suas chances de reter bons talentos.

2. Incentive as discordâncias

Isso mesmo que você leu. Incentive as outras pessoas do seu grupo de trabalho a discordarem de você quando não concordarem com seu ponto de vista. Se você quer crescer é necessário explorar outros pontos de vista e saber considerar as opiniões de outros membros do time quando você não estiver correto. Pessoas que “pensam fora da caixa” são muito bem-vindas em trabalhos em grupo. Encoraje as pessoas a “brigarem” por suas ideias, a serem apaixonados e a trabalharem pelo bem da empresa.

3. Sempre explique o porquê das coisas

Quando você pedir algo a outro membro do time ou estiver liderando uma equipe, sempre explique por que você precisa de determinada atitude ou trabalho. Os chefes de antigamente costumavam dizer o tradicional “porque sim”. Porém, no atual universo de trabalho, é fundamental que toda a equipe se sinta parte de algo maior e, por isso, saber exatamente por que estão fazendo determinado trabalho é fundamental para manter sua motivação em alta.

4. Mantenha uma linguagem direta

Você precisa ser claro e direto para que todos entendam o que você quer e como devem executar cada tarefa. Se você liderar um time deve formular antes o que precisa e só depois comunicar a todos. Caso você faça parte de um grupo, comunique suas necessidades e explique no que está trabalhando para evitar confusões ou falhas de interpretação. Nessas horas, clareza é fundamental.

5. Livre-se de colaboradores tóxicos

Nem sempre você está na posição de tirar alguém da equipe, mas, mesmo que não esteja, seja profissional e evite qualquer contato mais próximo dessa pessoa que estabelece o caos no time. Pessoas que tenham atitudes desrespeitosas, desleais e que não contribuam para a produtividade da equipe não ajudam o time a crescer. Se você não tiver autoridade para retirar essa pessoa da empresa, fale com alguém que possa fazer isso e explique a situação. Certamente será melhor para todos se essa pessoa sair o quanto antes.

6. Deixe as coisas divertidas

Reter talentos e manter uma equipe coesa é difícil, porém você pode usar o ambiente de trabalho e a integração do time muito mais atraentes para todos. Em um ambiente gostoso, leve e divertido será menos provável que os colaboradores deixem a equipe. Tenha propostas, missões, desafios, comemore conquistas e seja uma pessoa agradável com todos. Certamente o resultado valerá a pena!

Compartilhe.