Você e seu chefe: entenda como pensa e quais são os desafios do seu líder

0

Todo mundo sonha em crescer na carreira. Ter mais poder, ganhar um salário melhor e contar com alguns benefícios exclusivos da chefia são os objetivos de grande parte dos profissionais, mas você já refletiu a respeito das cobranças e obrigações que o seu chefe tem? Assim como você, essa pessoa tem objetivos, prioridades e muitos desafios, além de metas que precisam ser cumpridas, e você é parte do time que o ajudará a alcançar todos esses resultados.

Sabe aquela frase “Com um grande poder vêm grandes responsabilidades” proferida pelo tio do Homem Aranha, personagem de Stan Lee? Um líder tem a função de manter um time unido e forte para bater as metas de seu departamento ou da empresa inteira e, ao mesmo tempo, atingir os seus objetivos profissionais. Seu desafio pode ser muito maior do que você imagina e, por isso, compreendê-lo e ajudá-lo a enfrentar dificuldades é o segredo para que todos cresçam dentro de uma companhia. Que tal, em vez de culpar o seu chefe por algum fracasso, entender os desafios que ele enfrenta todos os dias para manter o seu time funcionando? Lembre-se de que, se houver algum fracasso ou perda, a responsabilidade cairá sobre ele.

Um bom líder precisa entender e aprender com os erros, fazendo toda a equipe crescer e melhorar, mas, ao mesmo tempo, precisa cobrar resultados concretos para mostrar aos seus superiores. Por isso, um chefe precisa abraçar suas responsabilidades, estar sempre disposto a melhorar e enfrentar as mais diversas situações – incluindo as de fracasso. Você já percebeu o malabarismo que seu chefe deve fazer para conseguir atingir as expectativas ao final do mês? E já reparou nas diversas reuniões que ele tem apenas para prestar contas? Tudo isso é responsabilidade dele, mas cabe à equipe como um todo ajudá-lo a conseguir e é nessa parte que você entra.

Ajudar, compreender e trabalhar para que o time todo obtenha frutos positivos. Essa é sua função como parte de uma equipe, que precisa estar motivada e disposta a trabalhar pelo bem comum. Se você ou seus parceiros de equipe falham, seu chefe falha, a empresa tem resultados negativos e o trabalho de todos está ameaçado. Entendeu como funciona essa cadeia? Enxergar o seu chefe como alguém que ganha mais e tem uma posição superior, cheia de benefícios, só piora a situação. Você precisa vê-lo como uma parte do todo, alguém que está lá para orientar a todos e, consequentemente, te ajudar a galgar degraus maiores na sua carreira.

Muitos líderes falham no momento de se comunicar com a sua equipe ou de passar feedbacks. Isso pode realmente te prejudicar, mas, em vez de criticá-lo, que tal entender como ele prefere trabalhar e discutir uma forma que agrade a todos? Há gestores que preferem se comunicar por e-mail em vez de falar sobre novidades de um projeto ao vivo, por exemplo. Adaptar-se a esse estilo do seu líder garantirá que não haja ruídos na comunicação e que todos se sintam confortáveis para fazer objeções, sugestões e até críticas. Lembre-se de que o seu sucesso depende também do sucesso do seu líder e, para que isso aconteça, todos precisam trabalhar juntos.

Entender e solidarizar-se com a posição de um líder e suas consequentes responsabilidades não só te transforma em um profissional melhor – e que provavelmente será muito apreciado pela liderança da empresa – como também te deixa pronto para assumir uma posição de chefia, afinal, quem trabalha para o bem de todos entende os desafios e pontos críticos dos outros, estimulando a equipe a crescer, tem grandes chances de se transformar em um excelente gestor no futuro.

Compartilhe.