Você ainda odeia as segundas? Ainda dá tempo de mudar esse sentimento

Sabe aquele desânimo que aparece no fim de domingo e que te acompanha por toda segunda-feira? Esse sentimento está muitas vezes ligado à infelicidade no trabalho.

Para muita gente, só imaginar em voltar ao trabalho no começo da semana é o bastante para iniciar um ciclo quase sem fim de indisposição, tristeza e melancolia. E todo esse esgotamento não deveria ser uma sensação normal e recorrente.

Por que meu trabalho não me satisfaz?

Vida pessoal e profissional já se confundem há tempos. Cada vez, é possível notar como a satisfação com o trabalho é importante para uma vida feliz e saudável e como a busca por ambientes que fornecem esse conforto ditam decisões de carreira atualmente.

É comum que uma jornada profissional traga situações desafiantes, dificuldades e eventos que prometem derrubar o ânimo para continuar. Mas, se mesmo com o lado positivo, a noite de domingo ainda é depressiva, é bom ter atenção. A boa notícia é que existem pontos que podem ser identificados e solucionados para que sua vida seja mais leve.

Eu me encaixo na cultura da empresa?

Trabalhar em um ambiente que não faça sentido para seu estilo de trabalho e personalidade pode ser extremamente desgastante e um esforço muitas vezes em vão. Antes de aceitar um nova proposta ou até mesmo uma promoção na empresa, vale a pena entender quais são seus valores e como a cultura da empresa te afeta.

A dica é buscar por um emprego que se encaixe na sua vida e não o contrário, como a maioria das pessoas pensam.

Como o ambiente me afeta?

Tem gente que não se sente feliz trabalhando em locais com muita gente, barulho constante e alta adrenalina. Outras pessoas detestam um escritório silencioso, onde cada um trabalha em sua baia e não existe a menor interação entre as pessoas.

Se esse é um ponto que faz diferença na sua vida, considere isso em suas próximas decisões de carreira. Saber como é o ambiente de trabalho, cultura e outras aspectos de uma empresa antes de trabalhar lá não é tão difícil quanto parece.

No Love Mondays, você descobre o que outros profissionais contam sobre ambientes de trabalho, entrevistas de emprego, salários e benefícios em mais de 120 mil empresas.

Sou feliz com o que faço hoje?

A empresa que você trabalha pode ser incrível e sua remuneração igualmente satisfatória, mas tudo isso não adianta em nada se, no fim das contas, você não gosta do que faz.

Reflita sobre o que você faz e o que gostaria de fazer e tente buscar aquilo que pode te fazer mais feliz. Por exemplo, busque oportunidades dentro da sua própria empresa de se desenvolver em pontos que te interessam, tentando participar de projetos ou mesmo acompanhando o dia a dia de colegas.

Leia também Como encontrar qualidade de vida no trabalho

Curtiu? No nosso blog, você encontra dicas para construir sua carreira, criar boas relações profissionais e encontrar a felicidade no trabalho. Acesse!

Compartilhe.