Você conhece a cultura da empresa a fundo? Saiba a importância disso

0
Conhecer a cultura de uma empresa de forma completa pode parecer desnecessário, mas é mais importante do que se imagina. Você sabia, por exemplo, que empresas “dos sonhos”, tais como Facebook e Google, já foram apontadas por ex-funcionários como ruins para se trabalhar? Com uma cultura bastante firme e métodos de trabalho específicos, elas desagradam diversos profissionais, que não avaliaram anteriormente os princípios das companhias e aceitaram uma vaga apenas pelo nome da companhia.


O primeiro ponto a se pensar é o seguinte: não se iluda com nomes ou status da empresa. Pesquisa antes como é o ambiente de trabalho lá. Uma dica é, inclusive, acessar o Love Mondays, onde profissionais avaliam, de forma anônima, as empresas onde trabalham. Lá você pode ver como são as pessoas, como são medidos os resultados, que tipo de pessoa é promovida, como são os chefes, etc.


Se você for uma pessoa muito diferente do clima e da cultura organizacional da empresa pode sofrer uma grande pressão e não render o esperado. Se você se sente parte da cultura, concorda, defende e valoriza a empresa sem ninguém pedir. Por exemplo: se você for um profissional calmo e organizado, não se sentirá bem em uma empresa sem rotinas definidas e comandada por pessoas agressivas. Isso, com certeza, vai te desmotivar. Se você for mais extrovertido, por outro lado, e entrar em uma empresa muito rígida e formal, o resultado será o mesmo.


Se você conhecer e estiver alinhado à cultura da empresa certamente vai ficar por muito mais tempo no emprego e seguirá motivado. Lembre-se: mesmo que você ganhe menos nessa empresa, mas goste da companhia, você produzirá mais e ganhará mais a longo prazo, tendo a oportunidade de despertar a atenção de outras empresas com o mesmo estilo.

Compartilhe.